terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Estudos: Autoridade Espiritual

Autoridade Espiritual é o revestimento que Deus concede a uma pessoa para que ela cumpra o propósito divino. Portanto, podemos dizer que a autoridade espiritual é uma DELEGAÇÃO DE DEUS, ou seja, ninguém é autoridade espiritual por si mesmo, mas é Deus quem levanta a autoridade espiritual. (Ef 4:11; Hb 5:4;I Co 12:18). Ninguém pode se tornar autoridade espiritual se não reconhecer a Autoridade maior, que é Deus. Só Deus pode tornar alguém uma autoridade espiritual.
ACEITAREM E RESPEITAREM AS AUTORIDADES:
“A unção que você respeita você atrai.” – quando respeitamos a unção (capacidade dada por Deus para fazer algo) de alguém, podemos atrair essa unção sobre as nossas vidas. O contrário também é verdade: se desprezamos a unção que alguém possui, nunca seremos capazes de fazer aquilo que essa pessoa faz. Romanos 13:1. Uma das grandes dificuldades das pessoas hoje é aceitarem e respeitarem as autoridades; isto se dá também no meio cristão, de as pessoas aceitarem a autoridade espiritual delegada por Deus na Sua igreja. Se honrarmos a autoridade do Senhor sobre as pessoas, os outros respeitarão a autoridade do Senhor em nós. Muitos cristãos nos dia de hoje dizem que esse tema não está na Bíblia, por isso não aceitam e nem respeitam. Mas justamente é o contrário, a bíblia mostra através das histórias dos homens de Deus, esse tema de forma abrangente. Deus respeita os princípios que Ele estabeleceu na Sua Palavra. Tenho aprendido que se você quiser ser uma autoridade espiritual terá que se submeter a uma autoridade espiritual. Para ter uma ideia como este tema é importante para as nossas vidas. Estamos vivendo num mundo repleto de autoridades. Nascemos debaixo de autoridade, crescemos sob autoridades diversificadas. A existência de Deus já propõe o principio da Autoridade. Deus é a fonte de toda a Autoridade no universo. O próprio Deus estabeleceu este sistema de autoridade a fim de se manifestar. Onde quer que as pessoas encontrem autoridade encontram Deus.
MANTER A AUTORIDADE DE DEUS
Devemos submeter-nos a ela de todo o coração. É absolutamente necessário que reconheçamos a autoridade de Deus e que tenhamos uma noção básica do que ela significa. Paulo, antes de reconhecer a autoridade do Senhor, tentou acabar com a igreja. Depois de se encontrar com o Senhor na estrada de Damasco, entendeu que era difícil resistir (poder humano) aos aguilhões (autoridade divina). Imediatamente, caiu ao chão e reconheceu Jesus como Senhor. Depois disso, foi capaz de se submeter à orientação de Ananias na cidade de Damasco, pois tomará conhecimento da Autoridade de Deus. No momento em que foi salvo, reconheceu a autoridade e a salvação de Deus. Como Paulo, que era inteligente e capacitado, teria dado ouvidos às palavras de Ananias – um humilde e desconhecido irmão, mencionado uma única vez na bíblia – se não reconhecesse a Autoridade de Deus? Se não tivesse tido um encontro com a Autoridade na estrada de Damasco, jamais teria se sujeitado aquele obscuro discípulo. Isso nos faz ver que quem conhece a autoridade lida puramente com a autoridade, e não com o homem. Não, consideramos o homem, mas unicamente a autoridade conferida a ele.  Não obedecemos ao homem, mas à autoridade de Deus que está nesse homem. A pior coisa é levantar-se contra a autoridade de Deus. Precisamos, pelo menos uma vez na vida, ter um encontro com a autoridade de Deus, para sermos quebrantados até a submissão e, desse modo, começar a aprender a OBEDECER a essa autoridade. Antes que alguém se sujeite a autoridade delegada por Deus, é preciso que reconheça a autoridade inerente a Deus. A maior exigência que Deus faz ao homem não é a de carregar a Cruz, servir, ofertar ou negar a si mesmo. É a obediência!
Só a obediência Honra a Deus de maneira absoluta, pois só ela coloca a vontade de Deus no centro. Para que a autoridade se expresse, é preciso que haja submissão. Para haver submissão, o ego precisa ficar excluído. Mas, se a vida estiver centrada no ego, a submissão torna-se impossível. Ela só é possível quando alguém vive no Espírito. Essa é a mais alta expressão da Vontade de Deus.
NÃO HÁ UNIDADE NO CORPO SEM A AUTORIDADE DA CABEÇA
Deus está operando na recuperação da unidade do corpo. Mas para que isso se realize é preciso que o corpo primeiro receba a vida da cabeça e, a seguir, autoridade. Sem a vida da cabeça, não pode haver corpo. Sem a autoridade da cabeça não pode haver a unidade do corpo. Para manter a unidade do corpo devemos permitir que a vida da cabeça governe. Deus quer que obedeçamos às autoridades delegadas por Ele, assim como a Ele também. Todos os membros do corpo devem estar sujeitos uns aos outros. Quando isso acontece, o corpo é unido em si mesmo e com a cabeça. Quando a autoridade da cabeça prevalece, a vontade de Deus se realiza. Assim, a igreja torna-se o Reino de Deus.
Alguns acham que é muito difícil saber como obedecer à autoridade, mas, se conhecemos Deus, a dificuldade se dissipa. Não existe ninguém que possa obedecer à autoridade divina sem que a misericórdia de Deus esteja sobre ele. Devemos, portanto, aprender algumas lições:
Tenha um espírito de obediência;
Pratique a obediência;
Aprenda a exercer a autoridade concedida.
Aquele que trabalha para Deus não só precisa aprender a obedecer à autoridade, mas também deve aprender a exercer a autoridade, que lhe foi concedida por Deus, na igreja e no lar. Quem aprende a ficar sob a autoridade de Deus não se considera mais nada, mesmo que Deus lhe confie muito. É preciso aprender a ficar sob a autoridade e também em posição de autoridade. A igreja sofre porque muitos não sabem obedecer, mas ela também é igualmente prejudicada por alguns que não aprenderam a exercer autoridade.
APRENDENDO COM JOSUÉ
Josué, o sucessor de Moisés, é um dos grandes exemplos bíblicos sobre autoridade espiritual. Uma grande característica observada em Josué é que ele foi um homem que aprendeu, percebeu, entendeu e se submeteu à autoridade espiritual. Êx 17:9-10.
Vejamos 4 atitudes práticas de Josué que fizeram com que ele recebesse a unção de liderar que estava sobre Moisés:
1. OBEDIÊNCIA – A Bíblia diz: “E fez Josué conforme o que Moisés lhe dissera” êx 17:10
2. SERVIR A AUTORIDADE – Josué é chamado em duas ocasiões de “servo de Moisés” (Js 1:1; Êx 24:13). Alguém que deseja ser servido, precisa em primeiro lugar aprender a servir.
3. QUER ESTAR SEMPRE JUNTO – Josué estava sempre junto de Moisés. Quem almeja ser uma autoridade espiritual deve estar sempre junto da autoridade constituída.
4. NÃO PARTICIPA DE REBELIÃO – Josué nunca se rebelou contra Moisés. Ele nunca falou contra Moisés.
Vamos entender o que é Rebelião?
“Rebelião é a manifestação do caráter de Satanás” – Satanás foi rebelde desde o princípio. No céu, antes de o mundo existir, ele se rebelou contra Deus e roubou 1/3 (um terço) do que Deus tinha. (Ap 12:4-9) Ele é considerado o inimigo de Deus e não pode ser perdoado, pois Deus, sempre que olha para ele, lembra-se do prejuízo que ele lhe causou.
BENEFÍCIOS DE SE SUBMETER ÁS AUTORIDADES:
Quando nos submetemos às autoridades recebemos a colheita do que plantamos em forma de:
Grandes vitórias (êx 17:13);
Ver a Glória de Deus (Êx 24:14,17);
Receber algo especial (Dt 34:9);
Ser reconhecido como autoridade (Dt 34:9b);
Receber algum nível de autoridade (autoridade menor, autoridade igual ou autoridade maior) Dt 34:10.
“Deus perdoa pecados contra a Sua Santidade, mas não há relato bíblico de Deus ter perdoado pecados contra a Sua Autoridade.”
ALGUMAS QUESTÕES IMPORTANTES SOBRE AUTORIDADE ESPIRITUAL
Ninguém pode se tornar uma autoridade espiritual se não se submeter por algum tempo a outra autoridade; Jesus se submeteu a João Batista para ser batizado por ele (Mt 3:13-17), Moisés se submeteu ao seu sogro Jetro (Êx 3:1), Abraão se submeteu a Melquisedeque (Hb 7:1-3);
O erro de uma autoridade espiritual não lhe dá o direito de se rebelar contra ela. Saul perseguiu Davi para matá-lo durante 10 anos. Quando Davi teve oportunidade de matar Saul não o fez por respeito à sua autoridade. (I Sm 24:1-22);
A desobediência será sujeita a punição (Dt 3:23-29);
Só uma pessoa ignorante repreende uma autoridade espiritual. Pedro repreendeu Jesus quando Jesus disse que iria para a cruz e foi chamado de “satanás” (Mt 16:21-23);
Até o Diabo reconhece autoridade espiritual (quando uns exorcistas judeus estavam tentando expulsar demônios, em At 19:13-17), veja o que os demônios disseram;~
Quem aprende a se submeter às autoridades na terra não terá dificuldade de se submeter a Deus. (Josué 24:15).

Fonte: EBD da ICCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário