sábado, 9 de janeiro de 2016

Personagens Bíblicos: Jezabel

A Bíblia é tão honesta sobre a vida de seus heróis, como o é sobre os que rejeitaram a Deus. Alguns personagens da bíblia descobriram o que o Senhor pode fazer com os fracassos quando se voltam para Ele. Muitos, porém, não admitiram seus erros, nem se voltaram para Deus. Jezabel ocupa o lugar de esposa mais ímpia na bíblia. A Palavra de Deus até usa seu nome como um exemplo das pessoas que rejeitam completamente o Senhor (Ap 20:21). Muitas mulheres pagãs casaram-se em Israel sem reconhecer o Deus que seus maridos adoravam. Estas trouxeram consigo as suas religiões. Mas nenhuma foi tão determinada quanto Jezabel para fazer com que todo o Israel adorasse os seus deuses. Para o profeta Elias, ela parecia ter tido sucesso. Ele sentiu que era o único ainda fiel a Deus até que o Senhor lhe disse que ainda existiam 7 mil que não haviam abandonado a fé. Um “sucesso” notável de Jezabel foi contribuir para a causa da queda final de Israel... a idolatria. Deus castigou as dez tribos do norte por sua idolatria e fez com que fossem levadas para o exilio. Jezabel detinha grande poder. Ela não só controlava seu marido. Acabe, mas tinha também 850 sacerdotes pagãos sob seu controle. Estava comprometida com os seus deuses e a conseguir o que desejava. Acreditava que o rei tinha o direito de possuir qualquer coisa que quisesse. Quando Nabote se recusou a vender a sua vinha a Acabe. Jezabel cruelmente mandou mata-lo e tomou a posse da terra. O plano dela para eliminar a adoração a Deus em Israel levou a dolorosas consequências. Antes de morrer, sofreu a perca de seu marido em combate e seu filho nas mãos de Jeú, que tomou o trono à força. Ela faleceu da mesma maneira hostil e desdenhosa como viveu. Quando vemos Jezabel e Elias, precisamos admirar a força do comprometimento de cada um. A grande diferença era com quem estavam comprometidos. Ela, consigo mesma e com seus falsos deuses, ele, com o único Deus verdadeiro. No final, o Senhor provou que Elias estava certo. Com o que  ou com quem você está mais comprometido? Como Deus avaliaria o seu comprometimento?
Fraquezas e erros:
Eliminou sistematicamente os representantes de Deus em Israel.
Promoveu e patrocinou a adoração a Baal.
Ameaçou matar Elias.
Acreditava que reis e rainhas podiam legalmente fazer ou ter qualquer coisa que desejassem.
Usou suas fortes convicções para fazer a sua própria vontade.
Lições de vida:
Não é suficiente estar comprometido ou ser sincero. A questão sobre onde reside o nosso comprometimento faz uma grande diferença.
Rejeitar a Deus sempre conduz ao desastre.
Informações essenciais:
Locais: Sidom e Samaria
Ocupação: Rainha de Israel
Familiares: marido – Acabe; pai – Etbaal; filhos – Jorão, Acazias, etc.
Contemporâneos: Elias e Jeú
Versículo-chave:
“Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, porque Jezabel, sua mulher, o incitava.” 1 Reis 21:25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário