domingo, 21 de fevereiro de 2016

BlogIEP entrevistas: Missionária Angela Pereira

A Paz do Senhor
Hoje veremos a entrevista da missionária Angela Pereira que mora com seu esposo, Evisvan, e dois filhos em Porto Real do Colégio próximo aos indígenas Kariri-Xocó no sertão alagoano.
Confins da Terra: Pode nos contar um pouco de sua história, como aceitou a Cristo e o que a motivou a ser missionária entre os povos indígenas?
Angela Pereira: Quando eu tinha uns sete anos, chegaram alguns missionários da MNTB para trabalhar com a etnia Kiriri, na Bahia. Enquanto não tinham permissão para  entrar na aldeia, eles fizeram o trabalho no povoado onde eu morava. Todos nós tínhamos curiosidade e tentávamos descobrir o que de PRECIOSO escondia um lugar como aquele: deserto, sem água e sem luz!
Foi através do ensino da Palavra que eu descobri a PRECIOSIDADE que se escondia naquele fim de mundo. Deus estava à minha procura, ele queria que eu soubesse que Cristo havia morrido para me salvar. Na ânsia de conhecer mais da Palavra, sempre estava na casa dos missionários. Lembro-me de um dia à tarde quando o missionário Hudson Taylor estava lendo uma carta para sua esposa Resa, vinda dos missionários entre os Zoé. Deus me mostrou que, assim como eu, havia muitas PRECIOSIDADES indo para o inferno, simplesmente por não conhecerem a Palavra. Foi aí que eu disse para o Hudson que também queria ser uma missionária; queria fazer Cristo conhecido.
Confins da Terra: O povo Kariri-Xocó é um grupo que fala português. Como se dá a comunicação verbal em termos de expressões regionais e cultura do grupo?
Angela Pereira: Os indígenas falam um português simples, cheio expressões regionais e se usarmos a nossa maneira de falar, literalmente, não comunicamos a mensagem, pois eles não entendem o seu significado. Um exemplo: Na última praga Deus mandou que o povo de Israel passasse o sangue na “forra” (ou caixão ou marco) da porta ao invés de verga e umbreiras. Quando Lúcifer pecou Deus o “sacudiu” do céu, ao invés de o expulsou.
Quanto à cultura procuramos conhecê-la apesar de fazermos disso um segredo! Mas vemos de extrema necessidade, pois assim entendemos melhor sua forma de pensar e na hora das lições bíblicas podemos dar mais ênfase: “O que Deus diz sobre este assunto?”
Confins da Terra: Olhando do ponto de vista social, qual é a maior necessidade que você vê, hoje, entre o povo Kariri-Xocó?
Angela Pereira: Educação alimentar, analfabetismo geral e baixo poder aquisitivo;
Confins da Terra: Como equipe, quais as estratégias vocês estão traçando para ajudar o povo social e espiritualmente?
Angela Pereira: Na área social: Educação alimentar para uma alimentação mais balanceada – Temos o projeto de incentivo à plantação de árvores frutíferas e hortas em seus quintais.
Analfabetismo geral – Fizemos um curso de capacitação para alfabetizá-los: o curso AEI Alfabetização e Evangelização Internacional o qual temos aplicado principalmente aos adultos com desejo que eles possam ler a Bíblia por eles mesmos e descubram o quanto são PRECIOSOS para Deus.
Melhorar o poder aquisitivo – Já temos ensinado algumas mulheres a fazer alguns pratos como: bolo, pizza, sonho, pão, etc, para vender. Também apresentamos o projeto de ensiná-los fazer fogão a lenha (aprendemos no nosso treinamento) para economizar gás.
Espiritual: Ensinar a Palavra de Deus para homens (difícil abertura) e mulheres; brincadeiras e lazer para alcançar crianças e adolescentes.
Já damos estudos da Palavra de Deus para alguns adultos, jovens e crianças.
Confins da Terra: Você contraiu Insuficiência Renal ainda muito jovem e está transplantada há 16 anos. Durante esse tempo Deus lhe deu, além do esposo, o presente de filhos gêmeos. Como é fazer o trabalho e administrar a família, cuidado com a saúde e ministério?
Angela Pereira: Sempre orei que Deus me levasse a um lugar onde eu pudesse servi-Lo melhor. Ele me trouxe para um trabalho que fica a apenas 100 km de um Nefrologista e, como presente de Deus não desmerecendo os outros, nunca tive um médico que se importasse tanto comigo.
Ser mãe, esposa, dona de casa e missionária é privilégio de poucos! Confesso que é puxado, mas o fato de você estar no lugar certo dentro do centro da vontade de Deus é tão prazeroso, que o cansaço misturado com prazer e alegria... Pode acreditar... O resultado é SATISFAÇÃO!
Confins da Terra: Com certeza você aprendeu muitas lições no decorrer do seu ministério e tratamento de saúde.  Pode nos contar uma das que você considera mais importante na sua vida?
Angela Pereira: Ministério – Nas escolas por onde passei sempre tirei notas baixas. Hoje ensinando a Palavra e ouvindo os indígenas dizerem: “desde que comecei ouvir a Palavra de Deus, minha vida não é a mesma; tudo tem mudado inclusive no meu lar e sei que não vai ficar só nisso.” Aquele que chama é o mesmo que capacita.
Saúde – Não negligencio minha parte e deixo o restante com Deus. Aquilo que os médicos podem fazer Deus deixa que eles façam, e o impossível Ele faz.
Confins da Terra: Hoje você passa bem de saúde quanto ao seu transplante, mas ainda precisa de cuidados como: fazer as consultas e exames a cada três meses e manter cuidado criterioso com a pressão arterial, pois devido às oscilações você corre o risco da perda do rim transplantado. Pensando em limites de saúde física versos servir a Deus, qual o desafio que você tem para os leitores?
Angela Pereira: Eu tinha um professor, Elias de Paula, que sempre dizia: “Quem quer dá um jeito e quem não quer arruma uma desculpa”. Não precisa ser um intelectual nem ter saúde de atleta para fazer o que Deus quer que você faça, basta deixar ser usado por Ele.
Mt. 6:21...”Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.
O que você considera como precioso? Tenho certeza que você está correndo atrás. Mas, é isto que é precioso para Deus?
Fonte: Missão Novas Tribos do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário