sábado, 19 de março de 2016

Curiosidades Bíblicas: A sedução dos ídolos

A SEDUÇÃO DOS ÍDOLOS
Exteriormente, a vida dos reis não faz sentido. Como puderam se precipitar tão rapidamente a idolatria quando tinham a Palavra de Deus (pelo menos parte dela), os profetas e o exemplo de Deus? Aqui estão algumas das razões para a queda pela atração dos ídolos.
PODER: O povo queria liberdade tanto da autoridade de Deus como da dos sacerdotes. Desejava que sua religião se ajustasse ao seu estilo de vida, não que seu estilo de vida se ajustasse à religião. As pessoas não querem responder a uma autoridade maior. Em vez de ter poder sobre os outros, Deus quer que tenhamos o poder do Espírito Santo para ajudar os outros.
PRAZER: A adoração aos ídolos exaltava a sensualidade sem responsabilidade ou culpa. O povo representava as personalidades malignas e sensualmente corruptas dos deuses que adoravam e recebiam, deste modo, a aprovação para sua vida degradada. As pessoas divinizam o prazer e o buscam à custa de todas as demais coisas. Em vez de desejar o prazer que conduz a um grande desastre a longo prazo, Deus nos chama a procurar o tipo de prazer que a longo prazo conduz a grande recompensas.
PAIXÃO: A humanidade foi reduzida a pouco mais que animais. As pessoas não deveriam ser vistas como indivíduos, mas podiam ser exploradas sexual, politica e economicamente. Como animais, as pessoas deixam que a atração e a paixão física as domine. Em vez de buscar a paixão que explora os outros. Deus nos chama para redirecionar as nossas paixões áreas que edificam os outros.
LOUVOR E POPULARIDADE: A suprema e santa natureza de Deus foi substituída por deuses que eram mais um reflexo da natureza humana, o que era, deste modo, algo culturalmente mais satisfatório para o povo. Estas divindades não exigiam o sacrifício, apenas uma oferta de conciliação. O sacrifício é visto como um castigo auto-infligido e não faz qualquer sentido. O sucesso deve ser buscado a todo custo. Em vez de procurar o louvor para nós mesmos, Deus nos conclama a louvá-lo e a respeitar aqueles que o honram.
A medida que as sociedades se modificam, frequentemente se desfazem de normas e valores que passam a ser considerados desnecessários ou inaceitáveis. Os cristãos devem ser cuidadosos para não seguirem, o exemplo da sociedade, se ela descartar a Palavra de Deus. Quando a sociedade age deste  modo, apenas a impiedade e o mal permanecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário