terça-feira, 1 de março de 2016

DEVOCIONAL: MÊS MARÇO/2016

CONFLITOS
Texto Bíblico: 1 Samuel 25:4-25
“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.” Provérbios 15:1
O relato bíblico fala de Nabal, um homem rico, mas de personalidade rude e caráter mau. Sua esposa, Abigail, era inteligente e bonita. Eles estavam tosquiando ovelhas e Davi andava por perto com seus homens, provavelmente com fome. Quando soube da tosquia, Davi mandou dez de seus homens a Nabal para pedir ajuda. Porém, este negou o alimento e despediu os homens sem compaixão. Quando voltaram a Davi e contaram a resposta, ele decidiu acabar com Nabal e com todos os que viviam com ele. Estava criado um grande conflito. Contudo, um dos servos de Nabal relatou o acontecido a Abigail, que imediatamente providenciou um encontro com Davi, levando consigo vários alimentos. Mais cedo ou mais tarde, as pessoas se envolvem ou são envolvidas em conflitos. Se isso vier a acontecer com você, lembre-se da atitude de Abigail.
1. Ela enfrentou com sabedoria o conflito criado por Nabal. Isto significa que ela não tomou uma decisão precipitada, movida por emoções e sentimentos. Ela observou o quadro inteiro, os dois lados da moeda, tendo uma perspectiva espiritual sobre o conflito, e a solução encontrada foi ir ao encontro de Davi com alimentos e palavras calmas;
2. Ela assumiu a culpa de seu marido (v. 24). Isso foi o suficiente para evitar que Davi derramasse sangue e fizesse justiça com as próprias mãos (v. 32-33);
3. Ela não escondeu a perversidade de seu marido (v. 25), mas falou abertamente sobre a causa do conflito, o que foi decisivo para apaziguar Davi.
Portanto, quando você estiver vivendo um conflito, enfrente-o com visão espiritual, ou seja, veja o que Deus quer lhe ensinar e descubra a causa do problema. A solução do conflito por Abigail termina com um final feliz. Quando se tornou viúva, ela se casou com Davi (1 Samuel 25:39-42).
“Em um conflito, busque em Deus a sabedoria para resolvê-lo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário