quarta-feira, 2 de março de 2016

Visão Jovem: O Cristão e o entretenimento

O Cristão e o entretenimento
Vamos iniciar este tema com uma pequena reflexão:
"Quando a igreja se torna um centro de entretenimento, a alfabetização bíblica geralmente se torna uma das primeiras vítimas."
Igreja não é local de Entretenimento, isto é fato. O que precisamos entender é que a Bíblia, em lugar algum, condena a alegria e o entretenimento. Muito pelo contrário, ela motiva: “Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração” Ec 11:9. E lembra que há “tempo de rir” e até de “saltar de alegria” Ec 3:4. Todo mundo, inclusive o cristão precisa de momentos de lazer, de pausa no corre-corre da vida. Escolhido e praticado com sabedoria e dentro dos princípios bíblicos, o bom entretenimento pode representar qualidade de vida. “Todas as coisas me são licitas, porém nem tudo me convém”. Veja bem se a atividade recreativa escolhida deixar seu coração mais sadio, em vez de debilitá-lo; sua mente ficar mais ativa, em vez de embotada; a alma ficar revigorada, em vez de enfraquecida; seus pensamentos ficarem nobres, em vez de impuros; e você se sentir mais próximo de Deus, em vez de mais e mais distante dEle, então, essa atividade recreativa poderá ser considerada cristã. Jamais se esqueça de uma das máximas do Apóstolo Paulo: “Quer comais, quer bebeis ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” I Co 10:31.
Sem dúvida, nessa busca pelo lazer adequado, um dos grandes desafios do cristão é o de manter a mente pura num mundo impuro. Por todos os lados há imagens, sons e sugestões que conspiram contra a espiritualidade dos que buscam manter comunhão com o Céu. Um dos versos bíblicos mais contundentes, claros e aparentemente difíceis de se colocar em prática é justamente Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o nosso pensamento.” Mas isso é mesmo possível? Dá para ter pensamentos bons num mundo mau? Tudo o que colocamos, consciente ou inconscientemente, para dentro de nosso cérebro – imagens, sons, textos, etc. – fica gravado lá. E nossos pensamentos e comportamento são afetados por aquilo com que abastecemos a mente. Como protege-la, então? O Apostolo Paulo, numa de suas brilhantes comparações, ilustra essa proteção de Deus com uma armadura. “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no Seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.” Ef 6:11-17.
Vamos comentar sobre esta passagem:
“Cingindo-se com o cinto da verdade.” Jesus afirmou que Ele é a verdade. João 14:6
“Vestindo a couraça da justiça.” Jesus, na bíblia é chamado de “Senhor, justiça nossa” Isaías 23:6
“Evangelho da Paz.” A palavra “evangelho” significa Boas Novas. E a maior boa nova de todos os séculos é justamente Jesus Cristo, o Deus que Se fez homem para morrer pela humanidade pecadora. Jesus, o “Príncipe da Paz”, é o evangelho.
“Escudo da fé.” Fé é apropriadamente entendida como confiança. E só se pode confiar em quem se conhece. Assim, segundo a bíblia, “a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” Rm 10:17. Jesus é, portanto, “o autor e consumador da fé” Hb 12:2.
“Capacete da salvação.” Em Mateus 1:21 estão registradas as palavras do anjo a José, pai adotivo de Jesus: “Ela [Maria] dará à luz um Filho e Lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos pecados deles. Logo, salvação é igual a Jesus.
E a “espada do Espírito.” É comparada à Bíblia, que constitui a Palavra de Deus, como Jesus – o Verbo – também é.
Você percebe o que Paulo está querendo dizer em Efésios 6? 
Exatamente o mesmo que escreveu em Gálatas 3:27 “Porque  todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.” Precisamos nos revestir de Cristo, ou seja, viver de modo tão íntimo com o Salvador que nossos pensamentos serão os pensa
mentos dEle; nossas atitudes, Sua atitudes; nossas palavras, Suas palavras. Sem a armadura de Deus – Jesus – somos menos que nada e ficamos a mercê das más influências deste mundo. Mas, revestidos de Cristo, podemos tudo “naquele que nos fortalece” Filipenses 4:13. Levando Jesus conosco a cada lugar, será possível consulta-Lo quando precisarmos escolher o que ler, ouvir e ver.
Conclusão:
Se sacrificarmos os nossos entretenimentos com má vontade no coração e um fraco desejo de evitar o castigo de Deus no futuro, as nossas boas ações de nada valerão. Mas se primeiro nos conscientizarmos de que uma mudança no nosso estilo de vida nos levará para mais perto de nosso Criador e Rei, e depois pusermos voluntariamente essa mudança de amor em ação, abençoaremos outros e seremos abençoados...
“a fé sem obras é morta” Tg 2:20
“Pois desejo misericórdia, e não sacrifícios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos.” Os 6:6
Deus não condena a alegria e o entretenimento, mas coloca à nossa disposição orientações claras para fazermos escolhas corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário