terça-feira, 31 de maio de 2016

Significado dos Símbolos: Caduceu

O Caduceu é um símbolo astrológico muito antigo, que remonta há 2600 a.C. É uma marca do deus grego Hermes - Mercúrio para os romanos - o qual é o deus do lucro, das vendas e do comércio.
Por esse motivo, o caduceu simboliza a Contabilidade, mas também a Pedagogia, tal como é, ainda, frequentemente associado à Medicina - ainda que originalmente o símbolo dessa ciência seja o bastão de Asclépio. Cada parte do caduceu carrega um importante significado:
Bastão: capacidade dos profissionais;
Asas (duas): a presteza e o zelo;
Serpentes (duas entrelaçadas no bastão): o conhecimento.

Símbolo da Contabilidade


No que respeita ao símbolo da contabilidade, é adicionado ao caduceu um elmo - uma espécie de capacete - o qual simboliza a proteção para as decisões tomadas pelos profissionais das ciências contábeis.

Símbolo da Pedagogia

Quando se refere à pedagogia, ao símbolo do caduceu é acrescentada a flor de lis, à medida que esse emblema representa o espírito nobre e orientação, que são características do profissional dessa ciência. 

Símbolo da Medicina

O caduceu é frequentemente associado à medicina, o que decorre do fato de ele ter sido associado à alquimia no século VII. Assim, até hoje ele permanece como sendo representativo da farmácia e, em decorrência, da medicina. Na verdade, o símbolo da medicina é o Bastão de Asclépio (ou Esculápio), que é representado  também por um bastão com uma cobra entrelaçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário