segunda-feira, 20 de junho de 2016

Esboço de sermão pastor Euzebio: "Enganoso é o coração"

“Enganoso é o coração”
Texto Bíblico: Jeremias 17:9
A Palavra do Senhor em Provérbios 28:6 diz “Que o que confia no seu próprio coração é insensato. E que há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.”
Meus irmãos os conselhos da auto ajuda é: “siga seu coração” a bíblia, porém adverte: “Não vá na conversa do seu coração” Será que a bíblia tem razão?
Vamos ver algumas das razões pelas quais a bíblia diz que: “Quem confia no seu próprio coração é insensato”
1 – OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DA RAZÃO:
Um sentimento negativo, por exemplo, pode fazer uma pessoa acreditar que não tem valor algum;
Assim como um sentimento positivo, pode por exemplo, neutralizar a nossa capacidade de discernimento. Quantos estão se envolvendo com pessoas e coisas erradas e perigosas e os seus sentimentos não as avisam do perigo.
Muitos “sentem” que estão em Paz com Deus, quando, na realidade, não estão, pois jamais entregaram a sua vida a Jesus, jamais se tornaram “Filhos de Deus”, conforme João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos Filhos de Deus; aos que crêem no Seu Nome.”
LEMBRE-SE ENGANOSO É O CORAÇÃO!
2 – OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DA ÉTICA:
Quando a pessoa coloca os sentimentos à frente, na direção da sua vida, os sentimentos podem facilmente distorcer o senso de certo e errado. Uma pessoa, por exemplo, pode estar fazendo algo terrivelmente ruim, mas “sentindo” que está certa. Saulo de Tarso foi um grande exemplo disto, ao perseguir os cristãos, sentia que estava servindo a Deus (conforme profetizado por Jesus, em João 16:2). Muitas pessoas que vivem afundadas no pecado não “sentem” mais qualquer peso na consciência.
LEMBRE-SE ENGANOSO É O CORAÇÃO!
3 – OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DE DEUS:
Quando uma pessoa coloca seus sentimentos como guia da sua vida, os seus sentimentos podem simular a Voz de Deus, isto é, a pessoa “OUVE” o que gostaria de ouvir e acredita que foi Deus quem falou com ela. Estas pessoas estão sempre a dizer que “Deus falou ao meu coração” e, invariavelmente, sempre entram em situações terríveis.
O profeta que foi atacado por um leão, pois desprezou a voz de Deus para dar ouvidos à uma voz estranha. Leia I Reis capítulo 13 para entender melhor esta passagem.
Muitos demonstram total desequilíbrio emocional, social, econômico e ou espiritual, mas estão sempre alegando que “Deus falou ao seu coração”.
LEMBRE-SE ENGANOSO É O CORAÇÃO!
A única fonte confiável da Vontade de Deus para as nossas vidas é a Palavra dEle.
Salmos 25:3 diz “Jamais serão confundidos os que confiam em Ti.”
Conclusão:
Não confie em seu coração! Os sentimentos podem mudar o senso de realidade, podem distorcer a noção de certo e errado e podem simular a Voz de Deus, colocando a pessoa em situações terríveis.
Confie na Palavra de Deus, que jamais te deixará confundido!
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário