segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Como Explicar a Trindade?

Trindade: um só Deus em três pessoas distintas - Pai, Filho e Espírito Santo são três pessoas distintas, separadas, mas que em poder e glória são iguais, são infinitas, eternas e trabalham com um mesmo objetivo, salvar o homem das mãos de Satanás. O relacionamento de Deus com Seu Filho ficou notório desde o batismo de Jesus e a pessoa do Espírito Santo que também se fez presente no momento (Mat. 3:16-17 / Luc. 3:21-22): “E aconteceu que como todo povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando Ele, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Ele e ouviu-se uma vós do céu que dizia: Tu és meu Filho amado, em ti tenho prazer”. A Bíblia é clara. Nesse texto aparece o Espírito santo descendo sobre Jesus em forma corpórea de uma pomba (ai estão as duas pessoas distintas), então Deus fala do céu: tu és meu Filho amado (logo, aparecem as três pessoas: uma nas águas do Rio Jordão, outra descendo e pousando sobre os ombros de Jesus em forma de uma pomba e outra falando do céu). Filipe pede a Jesus que lhe mostre o Pai, ao que Jesus responde: “Estou a tanto tempo convosco e não me tendes conhecido, Felipe? Quem me vê a mim, vê o Pai, como dizes tu: mostra-nos o Pai?” (João 14:8-9). Para entender melhor, basta observar a oração de Jesus quando Ele falava com o Pai: “Eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para Ti, Pai Santo, guarda em teu nome aqueles que me deste para que sejam um, assim como nós” (João 17:11). No v. 21 Jesus continua: “Para que todos sejam um, assim como Tu, ó Pai, o és em mim, e eu em Ti. Que também eles sejam um em nós”. Jesus pediu ao Pai que ajudasse seus seguidores serem um na fé, na esperança, no conhecimento, na santidade e na obediência a Deus, do mesmo modo que Deus e Jesus são um em glória e me poder. Jamais Jesus pediria a Deus que fizesse com que toda a Sua igreja se transformasse em um só corpo como dizem ser Deus, Jesus e o Espírito Santo, ate porque a Bíblia não dá espaço para esse tipo de doutrina.
1- O que acontece com aqueles que negam a Jesus?
R: Mat. 10:33
R: Será negado por Jesus diante de Seu Pai. Jesus separa a Sua pessoa da pessoa do Pai: Quem me negar diante dos homens, eu o negarei diante de Meu Pai. Em Mateus 24:36 Jesus diz: “Daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, unicamente o Pai”.
2- Na angústia da morte, o que Jesus pediu a Deus (Seu Pai)?
R: Mat. 27:46
Jesus não recorreria a Ele mesmo, mas como Filho rogou a Seu Pai que não o desamparasse naquela hora, até porque desde a hora sexta, ou seja, meio-dia, houve trevas sobre a terra até a hora nona (quinze horas). Foi aí que Jesus disse: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Dizer que Jesus é o mesmo Pai é torcer toda a Bíblia Sagrada.
3- Como Paulo usava o nome de Deus para ensinar a Palavra de Deus?
R: Rom. 8:31-34
Paulo usava o nome de Deus e de Jesus como duas pessoas distintas. Paulo falava que Deus não poupou nem o Seu próprio Filho, antes o entregou por todos nós. No final do v. 34 Paulo vai mais além: Ele (Cristo) esta à direita de Deus e também intercede por nós.
4- Quem mais afirma que Jesus está à direita de Deus?
R: Atos 7:55-56
O Espírito Santo abriu os olhos de Estevão e Ele viu o céu aberto e viu a glória de Deus e Jesus que estava à direita de Deus. Então Estevão não se segurou e gritou em alta voz: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem que esta em pé a mão direita de Deus. Essa mensagem pareceu pesada aos ouvidos dos incrédulos a ponto de fecharem os ouvidos e gritarem. Expulsaram Estevão da cidade, o apedrejaram e o mataram (v. 57-60). E até hoje muitos não suportam, não querem ouvir dizer que Jesus está à direita de Deus, até porque a frase aponta os dois como pessoas distintas, e não querem ouvir a pessoa do Espírito Santo. Ser unicista é negar a Deus, ou a Cristo, porém corre o risco de ser negado por Cristo diante de Deus (Mat. 10:33). O correto é concordar com o apóstolo João, quando diz em II João v.3: Graça, misericórdia, paz da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo. Aí ele acrescenta: O Filho do pai seja convosco, na verdade e caridade ou amor.
5- Onde Jesus deixa evidente o Espírito Santo como uma pessoa distinta?
R: João 16:13-15 / I João 2:27
Jesus deixou claro na colocação de Suas palavras quando falava daquele que seria enviado depois dEle. A saber: “Ele vos guiará em toda a verdade” (trata-se de outra pessoa); “Ele não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos ensinará o que há de vir”. Jesus foi taxativo: trata-se de outra pessoa, pois ‘ele falará’, também ouve e depois anuncia. No v. 15 Jesus inclui o Pai quando diz: “Tudo o que o Pai tem é meu (o que é lógico entre as famílias), por isso eu vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo a de anunciar”. Nesse caso Jesus apenas confirma, o Espírito Santo recebe e anuncia, logo é também uma pessoa como Jesus Cristo. Ainda em João 16:14 o Espírito Santo também glorifica.
6- Que proposta fez Jesus para as pessoas que recebem o espírito Santo como consolador?
R: João 14:15-17
“Se me amardes, guardareis os meus (Jesus) mandamentos. E eu rogarei ao Pai (Jeová) e Ele vos dará outro consolador (Espírito Santo) para que fique convosco para sempre”. Esse texto esclarece qualquer dúvida, pois mostra as três pessoas distintamente, que trabalham em favor da humanidade. O v. 17 diz: O Espírito de verdade que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece (pessoas incrédulas, que são do mundo), mas vós (servos de Deus) conheceis.
7- Quais as funções do Espírito Santo como pessoa na igreja de Deus?
R: Rom. 8:26-27
Uma das funções do Espírito Santo é a de ajudar. Às vezes as pessoas não sabem pedir o que realmente precisam da maneira correta, então o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. É Ele que alem de nos examinar, intercede pelos santos, segundo Deus. Nesse texto aparece o Espírito Santo, parte de suas funções e Deus testemunhando seu trabalho. Rejeitar e desprezar a ajuda do Espírito Santo é rejeitar a promessa da graça de Deus e rejeitar a salvação por Jesus Cristo, pois é Ele quem nos ensina e nos guia.
8- No batismo de Jesus os dois se apresentaram: o Espírito Santo em forma de uma pomba e Deus através de Sua fala penetrante desde os céus (Mar. 1:10-11). Qual a recomendação de Jesus para todos os outros batismos?
R: Mat. 28:19
Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai (Jeová), e do Filho (Jesus) e do Espírito Santo. Jesus considerou necessário o nome dos três no ato batismal, porque os dois se fizeram presentes em seu batismo e em outros batismos Jesus também se incluiu (Pai, Filho e Espírito Santo).
9- O que mais o Espírito Santo faz na igreja de Deus?
R: I Cor. 2:13
Paulo diz que não falava com sabedoria humana, mas com palavras que o Espírito Santo ensinava. Logo, o Espírito Santo também ensina.
10- Quem falou a Pedro para ir à casa de Cornélio e de nada duvidando?
R: Atos 10:19 / 11:12
O Espírito Santo sabia que uma grande multidão esperava a palavra de Pedro na casa de Cornélio (10:27) e nos v. 44-48 o próprio Espírito Santo mostrou a Pedro o resultado de sua ida a Cesaréia, com o número de pessoas que receberam o Espírito Santo e a verdade e foram batizados.
11- Um anjo disse a Filipe: Levanta-te e vai para a banda do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza (Atos 8:26). E quem disse para ele se aproximar do carro que passava (v. 29)?
E disse o Espírito Santo a Filipe: Chega-te e ajunta-te a este carro. No começo do estudo foi citado que o trabalho do Pai, do Filho e do Espírito Santo era e é em prol da salvação do homem e nesse texto o Espírito Santo aparece trabalhando na vida de um homem chamado eunuco, o qual posteriormente foi batizado por Filipe (v. 36-39).
12- O Espírito Santo também ajuda na administração da igreja?
R: Atos 13:2-4
O Espírito Santo viu que Saulo e Barnabé serviam ao Senhor, então disse: “Aparta estes dois para a obra que eu tenho chamado” e depois enviou. O Espírito Santo separou, chamou e enviou homens para a obra do Senhor. Lemos no capítulo 15:28 que pareceu bem ao Espírito Santo não pôr mais encargo algum e pediu para a igreja se abster das coisas sacrificadas aos ídolos. Em Atos 16:6 entendemos que, em alguns casos, o Espírito Santo determina onde deve ser anunciado o evangelho. Esse trabalho do Espírito Santo como pessoa divina até hoje tem contribuído e continuará contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do número de pessoas que conhecem a verdade. Em I Ped. 1:12, Pedro diz que eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, pregaram o evangelho. Nesse texto se cumprem as palavras de Jesus: mas aquele consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito (João 14:26). Quem despreza o Espírito Santo despreza a Deus, porque assim como Deus nos deu Jesus (João 12:44) também nos deu o Espírito Santo (I Tess. 4:8). Mas segundo o profeta Isaias (63:10) esse povo incrédulo entristeceu o Espírito Santo não crendo nas promessas e nas maravilhas que Deus tem operado no meio do Seu povo. Eu particularmente acredito na pessoa do Espírito Santo e dou graças a Deus por  ser seu servo e servo de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, pelo conhecimento que a mim foi dado. Não posso mentir, porque não agradaria a homem nenhum e nem ao Espírito Santo (Atos 5:3-5). Espero que a graça do Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos (II Cor. 13:13), principalmente com os que crêem e obedecem a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário