sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Os Livros da Bíblia: Filemom

A vida tem muitas paredes e cercas que dividem, separam e criam compartimentos. Não feitas de madeira ou pedra, elas são obstruções pessoais, bloqueando as pessoas umas em relação às outras, em relação a Deus. Mas Cristo veio como o grande destruidor de barreiras, derrubando a divisória de pecado que nos separava de Deus e desfazendo as barreiras que nos afastavam uns dos outros. Sua morte e ressurreição abriram caminho para a vida eterna, a fim de conduzir todo aquele que crê para a família de Deus (Ef 2:14-18).
As culturas romana, grega e judaica eram recheadas de barreiras, nas quais a sociedade determinava classes às pessoas e esperava que estas ficassem em seus lugares – homens e mulheres, escravos e livres, ricos e pobres, judeus e gentios, gregos e bárbaros, religiosos e pagãos. Mas a mensagem de Cristo veio para desfazer as barreiras, e Paulo pôde declarar: “Onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos” (Cl 3:11).
A verdade que transforma vidas forma o cenário para a carta a Filemom. Uma das três cartas pessoais na Bíblia, a carta a Filemom é um pedido pessoal de Paulo a favor de um escravo. Onésimo “pertencia” a Filemom, um  membro da igreja colossense e amigo de Paulo. Este escravo havia roubado seu dono e fugido. Foi para Roma, onde conheceu Paulo, e lá respondeu às Boas Novas e converteu-se à Fé em Cristo (1:10). Então Paulo escreve a Filemom e lhe reapresenta Onésimo, explicando que o está enviando de volta, não apenas como um escravo mas como um irmão (1:11,12,16). Com habilidade, Paulo pede que Filemom aceite e perdoe seu irmão (1:10,14,15,20). As barreiras do passado e as novas barreiras que foram erguidas pela deserção e pelo roubo de Onésimo não deveriam mais dividi-los – pois eles agora fazem parte do Corpo de Cristo.
Este pequeno livro é uma obra-prima de graça e tato e uma profunda demonstração do Poder de Cristo e da verdadeira fraternidade cristã em ação. Que barreiras existem em sua casa, seu bairro ou sua igreja? O que separa você de seus companheiros crentes? Raça? Posição Social? Riqueza? Educação? Personalidade? Placa de Igreja? Como a Filemom, Deus lhe chama para buscar a unidade, derrubando estas paredes e abraçando seus irmãos em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário