terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Botânica de Deus: Sicômoro

O sicômoro mencionado na Bíblia é uma árvore muito grande que parece com a figueira. Tem galhos grandes e fortes que crescem muito perto do chão. Estes galhos fortes e baixos facilitam muito quando alguém quer subir na árvore. A fruta do sicômoro parece com figo, porém o sabor não é tão bom. A madeira é forte e muito boa para construção ou para lenha.
Meditando no capítulo 19 de Lucas, a história que mais me chama a atenção foi a da conversão de Zaqueu. Tipo, é uma história bem conhecida, mas tem alguns detalhes que sempre passam despercebidos. Você sabe o que é um Sicômoro? É a árvore que Zaqueu escalou para ver a Jesus.
Era uma árvore tipo daquelas quase rasteiras, o que facilitou a escalada de um baixinho... rs Mas o importante não é isso... O tronco principal dela é pequeno, mas suas ramificações são grandes, e olha só o tamanho que a árvore adulta chega (figura acima)!!! Irmão deve ser muito alto olhar lá de cima! Imagino que Zaqueu deve ter escalado até uma altura considerável, tipo acima da copa, para conseguir ver a Jesus no meio da multidão. Interessante isso, não é? Eu nunca ouvi esse tipo de detalhe numa pregação, mas é edificante, pois acaba enaltecendo ainda mais a atitude de Zaqueu, que não apenas subiu numa árvore baixinha, mas sim subiu até o alto de uma das maiores árvores que tinham no local! Ele foi sábio nessa decisão, pois poderia ter escolhido subir no telhado de uma casa com a ajuda de uma escada ou corda, subir no muro da cidade, que devia ser bem alto e ter escadarias próprias para subir, por onde passavam os sentinelas que vigiavam a cidade. Ou seja, ele foi esperto, e se ele estivesse lá em cima do muro da cidade ou de um telhado, ele teria mais dificuldade em descer para conversar com Jesus na hora em que esse passasse debaixo dele. Ele subiu a um sicômoro, cujos ramos são inclinados e facilitam tanto a subida como descida sobre eles. Ele pensou além. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário