segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: “A Mensagem para a Igreja em Tiatira”

“A Mensagem para a Igreja em Tiatira”
Texto Bíblico: Apocalipse 2:18-29
Satanás estava presente e ativo na Ásia quando Jesus enviou estas cartas às igrejas. Ele tinha sinagogas em Esmirna (Ap 2:9) e Filadélfia (Ap 3:9), e um Trono em Pérgamo (Ap 2:13). Em Tiatira, ele tinha uma profetisa que incentivava as pessoas a conhecerem as “coisas profundas de Satanás”. Para servir a Deus num ambiente cheio da influência do diabo, os discípulos de Cristo teriam que lutar e confiar em Deus, confiante da recompensa para os Vencedores!
A cidade de Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc. Eles produziam muitos elementos religiosos de influência pagã. Tinha templos e santuários religiosos, incluindo templo aos falsos deuses. Devido a importância de figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira, isto provavelmente facilitou o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição. A cidade de Tiatira estava situada no caminho entre Pérgamo e Sardes. Vamos refletir sobre está mensagem:
VERSO 18:
“O Filho de Deus” esta expressão aparece somente aqui no Apocalipse. É comum no Novo Testamento especialmente nos livros de João, como descrição de Jesus Cristo. Os servos fiéis são descritos, também, como filhos de Deus (jo 21:7; 1Jo3:1,2,10). Aqui, a expressão obviamente se refere a Cristo.
“Olhos como chama de fogo” Jesus tem olhos poderosos e penetrantes (Ap 1:14; Dn 10:6).
“Pés semelhantes ao Bronze polido” Ele tem força para castigar e até esmagar os seus inimigos (Ap 1:15; Dn 10:6).
VERSO 19: Jesus conhecia e elogiava as qualidades boas da Igreja em Tiatira:
Obras/serviço/últimas obras mais numerosas do que as primeiras – A igreja em Tiatira era uma congregação ativa. Ao invés de esfriar, ela se tornou cada vez mais ativa no serviço a Deus. A Fé que agrada a Deus é a Fé ativa que se mostra pelas suas obras (Tg 2:14-17). Os servos do Senhor devem ser “sempre abundantes na Obra do Senhor” 1 Co 15:58.
Amor – O princípio fundamental na vida do cristão (Mt 22:37-40). Faltava amor em Éfeso, mas Jesus viu esta qualidade em Tiatira.
Fé – Junto com as suas obras, os discípulos em Tiatira mostraram a sua fé. Há crentes e há incrédulos, e não pode existir comunhão entre os dois (2 Co 6:14-15).
Perseverança – O bom solo produz fruto com perseverança (Lc 8:15). Está é uma das qualidades que definem o Servo de Deus (Cl 1:11; 2 Tm 3:10; 2 Pe 1:6). A tribulação produz perseverança (Rm 5:3-4; Tg 1:3-4,12).
VERSO 20: Jesus viu, também, problemas na Igreja em Tiatira. Ele fez uma crítica severa:
“Tenho, porém, contra ti...” O problema principal da Igreja em Tiatira foi uma atitude tolerante em relação a uma falsa profetisa. É possível que a mulher realmente chamava-se Jezabel, mas é mais provável que Jesus tenha escolhido este nome por representar toda a maldade da mulher do Rei Acabe. Ela teve uma influência terrível em Israel, conduzindo o povo à idolatria. A Jezabel de Tiatira agiu de maneira semelhante, seduzindo os cristãos às práticas de idolatria, prostituição e imoralidade sexual. Ela incentivou os servos de Deus a comerem coisas sacrificadas a ídolos, uma prática condenada que representa comunhão com os demônios (At 15:20,29; 1 Co 10:20-22). O povo de Deus deve repreender e rejeitar Falsos Mestres (Ef 5:11; Rm 16:17-18; Gl 1:6-9; Tt 3:10-11).
VERSO 21:
“Dei-lhe tempo para que se arrependesse” Jesus é longânimo e paciente (Rm 2:4). Ele deu tempo suficiente para Jezabel se arrepender, mas ela não quis.
VERSO 22:
“Eis que a prostro de cama” Esta não é a cama da prostituição (ela já se deitava naquela cama de livre vontade), mas a cama de doença e sofrimento. Jesus forçaria esta mulher e seus cúmplices a se deitarem na cama de Tribulação (Mt 8:14; 9:2).
VERSO 23:
“Matarei os seus filhos” Pode ser que Ele se refere literalmente aos filhos da profetisa, mas a palavra (filho), frequentemente, se refere às pessoas que seguem o ensinamento ou o exemplo de alguém.
“Todas as igrejas conhecerão...” O castigo Divino tem vários propósitos. Um destes, obviamente, é o castigo dos culpados. Neste caso, Jesus prometeu matar as pessoas que praticaram a idolatria e a prostituição, caso não se arrependessem. Mas há um segundo motivo atrás deste castigo. A morte de alguns serviria de alerta para outros. As igrejas entenderiam que Jesus realmente sabe de tudo o que acontece, e que Ele julga retamente segundo as obras de cada um.
- Na última parte desta Carta, Jesus oferece encorajamento aos cristãos em Tiatira:
VERSO 24:
“O encorajamento aos demais de Tiatira” Ele já falou sobre os filhos de Jezabel. Agora Ele encoraja os outros, os discípulos fiéis que não aceitam a doutrina dela e não participam do conhecimento das “coisas profundas de Satanás”. Precisamos buscar a Revelação da Palavra de Deus.
VERSO 24-25:
“Outra carga não jogarei...” Manter a pureza no meio da influência negativa em Tiatira e sob pressão de Falsos Ensinamentos como o de Jezabel já seria difícil. Jesus não exigiria mais do que isto. Ele não permite que seus servos sejam tentados além de suas forças (1 Co 10:13).
VERSO 26:
“Ao Vencedor...” O vencedor é aquele que guarda as Obras de Cristo até o fim. Novamente, Ele destaca a necessidade da perseverança, mesmo quando enfrentamos tribulações.
VERSO 26-27:
“Autoridade sobre as Nações” Os cristãos perseguidos foram vitimas da maldade dos homens poderosos deste mundo, até do poder do governo. Mas os vencedores dominariam sobre as Nações com o poder do Ungido de Deus (Sl 2:8-9). Jesus daria aos fiéis o privilégio de participarem deste Vitorioso Reino Messiânico.
VERSO 28:
“A Estrela da manhã” Jesus é a Estrela da Manhã (AP 22:16; 2 Pe 1:19). Qual maior recompensa para o Vencedor do que chegar ao Eterno dia iluminado para sempre pela Luz de Jesus?
VERSO 29:
“Quem tem ouvidos, ouça” Como nas outras cartas, Jesus encerra está com um apelo aos ouvintes. Prestem Atenção!
CONCLUSÃO:
Jesus vê tudo e faz uma distinção absoluta entre os servos de Satanás e os Servos Fiéis do Senhor.
Para os que insistem em servir ao Diabo, Ele promete tribulação e morte... “O Salário do pecado é a morte”
Para os Discípulos Dele, Ele promete o Dia de Sua Presença e o Privilégio de Reinar com Ele sobre os inimigos.
O que você escolhe hoje servir ao Diabo ou Servir a Deus?
A Escolha é sua! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário