quinta-feira, 2 de março de 2017

Olhar Feminino das Escrituras: As filhas de Zelofeade

AS FILHAS DE ZELOFEADE
O treinamento de lei e ordem estabelecido por Deus para seu povo anteriormente escravizado, incluía orientações cuidadosas sobre a transmissão de direitos de propriedade de uma geração para a seguinte. So o sistema patriarcal de Israel, a terra e as responsabilidades a ela relacionadas eram distribuídas para cada tribo descendente dos filhos de Jacó. Mas o que fazer com a herança quando não havia nenhum filho homem?
Gileade era bisneto de José através de Manassés (Gn 48:14-20). Algumas gerações mais tarde, um dos netos de Gileade teve cinco filhas, e a herança da terra não condizia com os padrões legais prescritos. Neste caso, a liderança de Moisés revela o interesse cuidadoso de Deus pelas mulheres. Primeiro elas receberam o direito de escolher seus próprios maridos. Embora as famílias dessem (ou retivessem) o consentimento, a noiva tomava a decisão final. A escolha dos maridos deveria ser feita dentro da tribo, o que permitiria manter a herança dentro da família expandida. O texto mostra que as filhas de Zelofeade obedeceram. Cada filha é apresentada pelo nome: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza (Nm 26:33;27:1;36:11), enfatizando o fato de que Deus nos vê como uma pessoa individual e considera cada um responsável pelos privilégios de viver e contribuir para a comunidade. Além do mais, as mulheres iniciaram a requisição da herança através dos canais competentes fazendo uma revisão de seu histórico familiar (Nm 27:1-8). Elas não estavam apenas requerendo uma propriedade que anteriormente pertencera a seu pai, mas solicitando aquilo que havia sido prometido. Neste caso, sua solicitação foi um ato de Fé. Moisés, seu líder divinamente designado, aprovou o pedido (Nm 27:5-7) e elevou-as a uma posição de igualdade para com seus primos homens em termos da herança familiar. A regulamentação da economia de Deus é sempre baseada num raciocínio saudável e íntegro. O espaço dedicado a estas herdeiras demonstra que Deus não confere uma posição secundária às mulheres, mas também não as eleva sobre os homens. Seu equilíbrio de poder é perfeito e suas expectativas têm um propósito. Filhas devem casar-se e gerar filhos; proprietários devem zelar por suas propriedades com atenta mordomia de forma que todos se beneficiem (Nm 36:3-4,8). A partir daquilo que poderia parecer uma questão legal trivial, as filhas de Zelofeade nos falam das prioridades de Deus para o bem da comunidade e da segurança pessoal (Nm 27:7; 36:2-11; lc 15; Pv 13).

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