sexta-feira, 3 de março de 2017

Salmos 93: Um salmo real

SALMOS 93:1-5
1 O Senhor reina! Vestiu-se de majestade; de majestade vestiu-se o Senhor e armou-se de poder!
O mundo está firme e não se abalará.
2 O teu trono está firme desde a antiguidade; tu existes desde a eternidade.
3 As águas se levantaram, Senhor, as águas levantaram a voz; as águas levantaram seu bramido.
4 Mais poderoso do que o estrondo das águas impetuosas, mais poderoso do que as ondas do mar
é o Senhor nas alturas.
5 Os teus mandamentos permanecem firmes e fiéis; a santidade, SENHOR, é o ornamento perpétuo da tua casa.

O Salmo 93, um salmo real, trata do reino de Deus na terra empregando uma perspectiva claramente cananeia. O salmista nega Baal e eleva, empolgado, louvores ao Senhor. Deus é o Rei do universo. O que são os seres humanos comparados a Ele? Deus é o Senhor dos céus. Que são os deuses comparados a Ele? Deus é o Rei de tudo o que há. A quem pode ser comparado (Is 40.25) ? Este enfoque é uma das ideias mais marcantes da Bíblia. A estrutura do Salmo 93 é a seguinte: (1) estabelecimento do reino de Deus como Rei da criação (v. 1,2); (2) celebração da estabilidade de Deus como Rei da criação (v. 3,4); (3) reconhecimento da excelsa natureza de Deus (v. 5).
93.1,2 — O Senhor reina. Esta é a chave de todos os salmos reais (Sl 96.10; 97.1; 99.1). A frase se revestiu e cingiu de fortaleza fala da vitória em combate. Deus está vestido de trajes triunfais. Celebra-se Deus como Criador. Não poderá vacilar. Não há poder na terra, no universo, que possa interferir no controle de Deus sobre todos os seres e coisas. Desde então. Diferentemente de Baal, que naquela época era um mito de Canaã na moda, o reinado de Deus vem desde a Antiguidade. O Deus vivo é eterno.
93.3,4 — Os rios. Baal supostamente havia vencido as águas; esta parte do poema é, assim, uma refutação contínua da adoração a Baal e, ao mesmo tempo, jubilosa celebração do poder de Deus. O Senhor [...] é mais poderoso. O Rei e Criador tem poder infinito; nenhuma força do universo pode competir com Ele.
93.5 — Ao mesmo tempo que este salmo emprega uma linguagem próxima à da adoração a Baal para ressaltar a grandeza de Deus (SI 29), glorifica a Deus também com louvores jamais atribuídos a Baal. Nenhum louvor a Baal falava de seus testemunhos. Mas Deus é superior a Baal, porque é fiel à Sua palavra. Ele é o Deus amoroso que fala a Seu povo; é o santo Deus das Escrituras, que pode ser abordado pelo Seu povo; e é o Deus eterno a quem adoramos, tal como o fazia povo do antigo Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário