segunda-feira, 24 de abril de 2017

Estudos: Significado da expressão "o mundo jaz no maligno"

O que significa o mundo jaz do maligno?
Essa expressão “o mundo jaz no maligno” se encontra em “1 João 5. 19: Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.”
Bom, irei te explicar cada palavra em separado e depois juntamos tudo para compreendermos o que esta frase quer nos ensinar:
O mundo inteiro: Temos aqui a menção do sistema mundano. A Bíblia nos diz que o diabo é o deus deste século. “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos…” (2Co 4. 4). João tem em vista aqui a sociedade [sem Deus] dominada pelo diabo e pelo pecado. É uma constatação. Todo o nosso mundo, quando não tem Deus como guia, está entregue nas mãos do diabo e sob o domínio de seu mal.
Jaz: Essa expressão significa estar sob o poder do mal, ser mantido em submissão pelo diabo. Indica “alguém” que aceita o domínio do mal e o aprova.
No Maligno: Aqui temos uma menção clara ao diabo e ao mal. Note que no versículo o termo “Maligno” é grafado com a primeira letra em maiúscula, apontando para o representante de todo mal, o diabo. Ele é mencionado como o “deus” que domina a sociedade mundana.
Juntando toda a expressão, e considerando o contexto, podemos observar que essa expressão significa que o sistema mundano [sem Deus] jaz, ou seja, está sob o poder do diabo, está submisso a Ele e ao seu mal. Sem Deus, o mundo está aberto à ação do Maligno, principalmente, através das tentações que levam as pessoas a optarem pela vida de pecado. Uma vez consumado, o pecado gera a condenação. “Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tg 1. 15)
Somente voltando-se a Deus pode-se quebrar esse domínio do Maligno, como vemos no versículo anterior: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.” (1Jo 5. 18)

Fonte: Irmão André Sanches

Um comentário:

  1. A vida de um cristão não é uma vida cômoda. Acredito ter situações até de martírio. Penso que o cristão ainda que alegre não é conformado com este mundo. Talvez uma das coisas que mais assusta um cristão é a sua percepção dos estragos que o maligno faz independente do perfil do vitimado. Uma menina me contou que sua avó, daquelas que deu toda sua vida para criar os filhos, rezava o terço todos os dias com um detalhe que revela o poder fulminante do maligno. Ela rezava o terço vendo novela da redeglobo. Aí eu disse para esta menina, tomara que sua avó persista neste comportamento. A menina me disse eu não estou te entendendo. E eu disse, é que eu quero apostar que sua avó vai vencer esta batalha. Não sei como, mas Deus sabe...:)

    ResponderExcluir