sexta-feira, 9 de junho de 2017

Botânica de Deus: Coentro


A Paz do Senhor hoje vamos falar sobre o coentro. Na Bíblia encontramos algumas passagens que falam sobre o Coentro: "E chamou a casa de Israel o seu nome maná; e era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel". (Êxodo 16.31) "E era o maná como semente de coentro, e a sua cor como a cor de bdélio". (Números 11.7)
O Coentro é uma planta tão boa, útil e agradável, que a própria Bíblia a compara ao Maná. Sendo que o Maná foi o principal, senão o único, alimento que desceu do céu, para alimentar o povo de Israel, quando estava no deserto. Não é pra menos, venhamos e convenhamos, o Coentro possui muitas qualidades e é uma planta totalmente útil, em todos os aspectos: raiz, caule, flores, frutos e sementes!
O Coentro, além de ser uma planta com flores muito lindinhas e a apesar de ter um aspecto bem delicado, tem características bem fortes! É uma planta usada mundialmente na culinária, seja ela portuguesa, mexicana, brasileira, oriental, etc. Encontrada nas casas mais simples aos mais finos palácios e restaurantes. Pequenininha e ramificada, suas folhas e sementes possuem um cheiro marcante, suas flores  geralmente são branquinhas ou levemente rosadas, têm as pétalas diferentes umas das outras e suas sementes marrons e secas têm um sabor levemente adocicado, ácido e picante.
Aqui em casa é bem comum o uso do coentro. Aliás, desde sempre, em minha família, os almoços foram e continuam sendo acompanhados por este pequeno grande detalhe! Provavelmente, mesmo sem saber, ou sem gostar, você já comeu algum prato que tenha sido temperado com coentro ou quem sabe, viu suas flores adornando alguma mesa por aí.
O Coentro dá um gostinho especial aos pratos como: carnes, saladas, feijão, pães, linguiças, salsichas, trigo, biscoitos, etc. Cultivado desde a antiguidade, também possui propriedades medicinais, funcionando como antioxidante, calmante, para o trato digestivo. É muito indicado para o tratamento de acnes, dores nas articulações, reumatismo, constipação, insônia, depressão, dores de estômago.
O Coentro é uma planta que se adequa ao sol e que deve ser aguada todos os dias, mas sem exageros, podendo resistir a um curto período de seca. É muito fértil, multiplicando-se facilmente.
Assim como o Maná é comparado ao Coentro, não seria nada mal se fôssemos também! O que o Coentro pode nos ensinar como cristãos? Muita coisa: mesmo sendo pequenos, singelos, leves e discretos, como eles, devemos fazer a diferença. Pois o cristão que é temperado por Cristo tem um tempero especial, na medida certa! Vivendo com equilíbrio, bom senso e sem exageros.
Como o Coentro, podemos e devemos multiplicar facilmente nossas boas sementes e vir a sermos muitos! Trazendo em nossas folhas o bem, a ajuda possível, a paz e saúde às pessoas, humildes ou abastadas. Oferecendo alegria, leveza, bondade e a beleza da diversidade encontrada em nossas flores, em nossas mãos, semelhantes às pétalas do coentro. E deixando que nossas raízes absorvam e se alimentem do melhor que Deus tem pra nós. Totalmente útil, dos pés à cabeça! Ou melhor, da raiz às folhas!
Fonte: Vivi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário