quarta-feira, 7 de junho de 2017

Salmos 97: Salmo Real

SALMOS 97:1-12
1 O Senhor reina! Exulte a terra e alegrem-se as regiões costeiras distantes.
2 Nuvens escuras e espessas o cercam; retidão e justiça são a base do seu trono.
3 Fogo vai adiante dele e devora os adversários ao redor.
4 Seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra os vê e estremece.
5 Os montes se derretem como cera diante do Senhor, diante do Soberano de toda a terra.
6 Os céus proclamam a sua justiça, e todos os povos contemplam a sua glória.
7 Ficam decepcionados todos os que adoram imagens e se vangloriam de ídolos. Prostram-se diante dele todos os deuses!
8 Sião ouve e se alegra, e as cidades de Judá exultam, por causa das tuas sentenças, Senhor.
9 Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra! És exaltado muito acima de todos os deuses!
10 Odeiem o mal, vocês que amam o Senhor, pois ele protege a vida dos seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios.
11 A luz nasce sobre o justo e a alegria sobre os retos de coração.
12 Alegrem-se no Senhor, justos, e louvem o seu santo nome.
Comentário:
O Salmo 97, pertencente à série de salmos reais (93—99), possui um tom particularmente apocalíptico em sua descrição do juízo final sobre os ímpios antes que Deus estabeleça em definitivo Seu glorioso reino. A sequência do poema é: (1) convocação para louvar ao Senhor Deus (v. 1); (2) visão do juízo que recairá sobre os ímpios (v. 2-6); (3) declaração profética sobre o fim da idolatria (v. 7-9); (4) promessa de grande alegria para os justos (v. 10,11); (5) nova convocação para louvar ao Senhor (v. 12).
97.1 — O Senhor reina. Mais uma vez, início com a expressão principal dos salmos reais (Sl 93.1). A terra inteira, bem como suas menores frações — as ilhas — , regozija-se pela possibilidade de estabelecimento do reinado de Deus sobre a terra.
97.2 — Nuvens e obscuridade pode ser reformulado para nuvens impenetráveis. E uma indicação do tremendo juízo final que se aproxima e do incrível poder de Deus (J1 2.2; S f 1.15). Justiça e juízo pode ser reformulado para retidão absoluta. Os fundamentos do juízo vindouro de Deus serão Sua integridade; absolutamente corretas serão Suas sentenças.
97.3-6 — Fogo. O salmista emprega certas imagens do falso deus da tempestade, Baal, para descrever o juízo do verdadeiro Deus. Esta linguagem poética procura prever um juízo final na terra antes de Deus estabelecer em definitivo o Seu reino.
97.7,8 — A prática contínua da idolatria pelos séculos é grave ofensa ao Senhor. Esta conduta há de se encerrar, no final dos tempos, com todos confundidos e aterrorizados (Sl 14.5). Prostrai-vos. Tudo o que serve como objeto de idolatria há de, um dia, render louvores ao verdadeiro Deus (Sl 115.4-10).
97.9-11 — Aborrecei significa rejeitai; amai significa escolhei. A Bíblia dá estas ordens tanto para amar como para aborrecer, sendo ambas as atitudes expressões da vontade pessoal, não simples emoção. A luz semeia-se. Imagem de um semeador cuja semente é luz e alegria. E uma referência à restauração da terra (Sl 110).
97.12 — Alegrai-vos. O salmo começa e termina com uma nota de júbilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário