quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Curiosidades Bíblicas: O Azeite da Unção

A PRIMEIRA VEZ EM QUE É CITADO NA BÍBLIA:
A primeira vez em que a Bíblia menciona o azeite da unção, encontra-se em Gn 28.18.
Jacó foi o primeiro a deitar azeite sobre um objeto consagrado ao Senhor.
Isto aconteceu quando Jacó estava fugindo de Canaã para a Mesopotâmia, por causa das ameaças do seu irmão Esaú, em razão de ter-lhe tomado a primogenitura.
Entretanto, a promessa que Deus dera a Abraão e Isaque, se cumpririam em Canaã. Fora Canaã o lugar escolhido por Deus, para ali fazer habitar a Sua glória, no meio de Israel.
E por isto, quando Jacó iniciou sua fuga, antes que saísse do território cananeu, encontrando-se num lugar chamado Luz, Deus se revelou a ele em sonho, mostrando-lhe uma imensa escada que fazia ligação entre a terra e o céu (Gn 28.10-17).
E tão tremenda foi a revelação que Jacó entendeu que aquele lugar era a casa de Deus. E assim compreendendo, pegou a pedra que lhe servira de travesseiro, firmou-a como coluna, e deitou azeite sobre ela, santificando-a para consagrá-la como fundamento do altar de Deus, que ele ergueria naquele lugar se Deus o abençoasse na sua viagem (Gn 28.18-22). E chamou aquele lugar de Betel, que quer dizer "casa de Deus".
AS INSTRUÇÕES DE DEUS SOBRE O AZEITE DA UNÇÃO:
Cerca de 430 anos depois, iniciava-se o Êxodo.
E no Monte Sinai, o Senhor mandou que Moisés lhe construísse um Tabernáculo para que Ele habitasse no meio de Israel (Ex 25.8).
E na relação do material que os israelitas deveriam dar voluntariamente para a construção do Tabernáculo, estava incluído o azeite. É a segunda vez em que é mencionado na Bíblia (Ex 25.1-9).
A inclusão do azeite na relação do material necessário para a construção do Tabernáculo, tinha a finalidade de santificar o Santuário pela unção, para consagrá-lo ao Senhor . Era necessário que cada móvel fosse ungido com azeite para se tornar santificado para servir ao Senhor (Ex 40.9-11; Lv 8.10,11).
Também o Sumo Sacerdote e os sacerdotes (Arão e seus filhos), para serem consagrados a Deus, precisavam ser santificados através da unção com azeite (Ex 40.12-16).
Haviam três cargos específicos em Israel, em cuja consagração era obrigatória a unção com azeite: Profeta (1 Rs 19.16); Sacerdote (Ex 40.12-16); e Rei (1 Sm 10.1).
Mas o que observamos nos relatos do Antigo Testamento, é que a unção com azeite era sempre seguida de manifestações do Espírito Santo:
· Depois que Moisés ungiu o Tabernáculo e os sacerdotes, a Bíblia diz que a glória de Deus encheu o Santuário, de maneira que Moisés não podia entrar na tenda (Ex 40.34).
· Deus mandou Elias ungir a Eliseu profeta em seu lugar (1 Rs 19.15,16). E no momento em que Elias foi arrebatado, a sua capa desceu sobre Eliseu (devia ser nela que Elias colocava o frasco de azeite - ver 1 Rs 19.19), e ele recebeu porção dobrada do Espírito que estava em Elias (2 Rs 2.9-13).
· Também Saul quando foi ungido por Samuel, rei sobre Israel, profetizou diante de todos. (1 Sm 10.1-10). Entretanto, depois que Deus rejeitou a Saul, e mandou que Samuel ungisse rei a Davi, a Bíblia diz que desde o dia em que Davi foi ungido, o Espírito Santo se apoderou dele, e se retirou de Saul (1 Sm 16.12,13,14). A partir de então, Davi tornou-se um poderoso guerreiro: ainda adolescente, matou um urso, um leão, e o gigante Golias. Todos viam que Deus era com ele, até o próprio Saul via isto e passou a desejar ardentemente a morte de Davi (1 Sm 18.7-12; 28,29). Entretanto, Davi era o ungido de Deus. Ninguém podia tocar-lhe. E assim foi Saul quem morreu para que Davi sentasse no trono de Israel, pois para isto fora ungido.
E é porque a unção com azeite, era sempre seguida das manifestações do Espírito Santo, que o Azeite é considerado um dos símbolos do Espírito Santo.
A FÓRMULA DO AZEITE DA UNÇÃO:
De acordo com a fórmula que o Senhor deu a Moisés, o Azeite da unção era extraído da Oliveira, e perfumado com mirra, canela aromática, cálamo e cássia (Ex 30.22-25)
Depois de preparado, ele era santo, e homem nenhum podia usar a sua fórmula para fazer perfume para si, porque morreria (Ex 30.31-33).
Fonte: http://joellemesfrederico.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário