segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: "Contemplando uma Grande Colheita"

Contemplando uma Grande Colheita!
Texto Bíblico: João 4:35-38
Introdução: Jesus chama os apóstolos e fala: O que vocês estão enxergando? – Os discípulos enxergam apenas aquilo que os olhos veem! Eles sabiam que faltava 4 dias para começar a Colheita e em Israel se fazia sempre Uma Grande Festa quando se iniciava a colheita, então eles estavam esperando chegar este Tempo da Colheita. Mas, o Senhor Jesus disse a eles: Olha, erga os olhos e o que vocês estão enxergando? E a pergunta do Espírito Santo de Deus a nós é: O que nós estamos enxergando? Nós vivemos tempos difíceis, nós estamos vivendo dias em que o homem tem endurecido o seu coração. Jesus certa vez perguntou: “Haverá Fé na Terra, quando voltar o Filho do homem? Por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriará.” Lc 18:8.  A iniquidade se multiplica de que maneira? Através da prática do pecado. E a prática do pecado muitas vezes acontece mais na igreja do que no mundo, porque as pessoas se envolvem com as obrigações religiosas, elas pensam que por cumprirem uma obrigação estarão espiritualmente bem. Só que Jesus queria coloca-los em uma Dimensão Superior, queria mostrar a eles o descortinar do Mundo Espiritual. Meus amados hoje o Senhor nos convida para enxergarmos o sobrenatural de Deus: “Levantai os vossos olhos e vede os campos brancos para a ceifa”. (João 4:35).
Para Colhermos abundantemente precisamos enxergar com olhos espirituais e para Contemplarmos uma Grande Colheita precisamos ter o Desejo de querer ver a Igreja crescer! Querer ver vidas sendo salvas! Querer ver o povo prosperando na Presença de Deus! Querer ver vidas sendo tocadas, libertas e transformadas pelo Espírito Santo de Deus! Vamos entender o significado de entrarmos no Tempo da Colheita:
1. Certamente o tempo da colheita é o mais esperado e o mais feliz para quem semeou. É o tempo de ver o fruto que tanto se desejou e trabalhou.  “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” Salmos 126:6.
2. Tempo de colheita é tempo de trabalho. É preciso trabalho para colher o fruto. “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” Mt 9:38 Muitas vezes queremos colher com facilidade e descanso. Talvez este pensamento já tenha nos atrapalhado a colher muitos frutos que Deus nos têm preparado. É preciso trabalhar para semear, é preciso trabalhar para colher. É preciso esforço e cuidado também para que o fruto não se estrague e tudo seja perdido. “...vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo conceda.” Jo 15:16b.
3. No momento que recebermos de Deus o fruto daquilo que temos semeado, veremos grandes coisas acontecendo. Joel:2:23-27 “Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite. Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o meu grande exército que enviei contra vós. Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca será envergonhado. Vós, pois, sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.”
4. Ao alcançar a Colheita, teremos conhecimento dos Propósitos de Deus.
5. Quando estamos no deserto a bênção vem contada. No deserto não se pode semear e muito menos colher. Porém quando estamos em Terra prometida poderemos aguardar o tempo da Colheita e ela chegará abundantemente.  Lv 26:3-5 “Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos e os cumprires, eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo, e a terra dará o seu produto, e as árvores do campo darão os seus frutos; a debulha vos continuará até a vindima, e a vindima até a semeadura; comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra”.
6. Quando entramos em Tempo de Colheita devemos estar dispostos a abrir mão do velho para recebermos o Novo de Deus.  Lv 26:9-13 “Outrossim, olharei para vós, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei o meu pacto convosco. E comereis da colheita velha por longo tempo guardada, até afinal a removerdes para dar lugar à nova. Também porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma não vos abominará. Andarei no meio de vós, e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os canzis do vosso jugo, e vos fiz andar erguidos”.
Muitos ainda não colheram o novo porque os seus celeiros ainda estão cheios do velho (religiosidade, saudosismo) e se fecham para as coisas novas que Deus está fazendo. Abra-se para o Novo, retire o velho e entre em Tempo de Colheita. Tenho certeza que este será um tempo marcante em nossas vidas pois teremos:  Alegria, Trabalho, Conquista, Conhecimento, Fartura e o Novo de Deus em nossas vidas. Entremos em Tempo de Colheita e alcancemos tudo aquilo que o Senhor tem preparado para nós! amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário