segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: "Necessário vós é Nascer de Novo!"

“Necessário Vos É Nascer De Novo!”
Texto Bíblico: João 3:1-8
Introdução: Aprendemos neste texto a necessidade de nascermos de novo, isto é, deixar Deus tirar a nossa natureza perversa e dar-nos da Sua natureza divina. "Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." Ef 4:22-24. É por causa dessa natureza pecaminosa, má e perversa que existe em toda pessoa, que o mundo está tão cheio de dores, misérias, guerras, sofrimentos, fome, corrupção, mentira, adultérios, divórcios etc.  Querido ouvinte a nossa necessidade mais profunda é o NOVO NASCIMENTO! Jesus neste texto não está falando com alguém sem conhecimento das Escrituras. Na verdade Ele está falando com um mestre, um teólogo, um conhecedor da Palavra de Deus. Mesmo assim Jesus diz: “VOCÊ PRECISA NASCER DE NOVO”. Nicodemos se você não nascer de novo você não pode ver o Reino dos céus. Nicodemos foi a Jesus, preste atenção nisto! Ele resolveu ir ao encontro de Jesus, ele foi encontrar-se com Jesus a noite. Certamente ele foi atraído por Jesus, certamente havia uma sede de Salvação na alma de Nicodemos. Certamente havia um vazio no coração de Nicodemos. Ele vai até Jesus e reconhece que Jesus é o Mestre, não basta saber que Jesus é o mestre! Não basta saber que Jesus tem poder para realizar milagres. Nicodemos sabia disto, pois Jesus disse para ele. “VOCÊ PRECISA NASCER DE NOVO”, porque se você não nascer de novo, você não pode ver o Reino de Deus. Meus irmãos NOVO NASCIMENTO: não é ser religioso – Nicodemos era religioso. As pessoas dizem que toda religião é boa! Que toda religião conduz a Deus. Isto não é verdade! Isto é um grande equívoco! Isto é um grande engano! Nicodemos era religioso, mas ele não estava salvo. Ele ainda não tinha nascido de novo. Muitas pessoas pensam que é o Batismo que torna a pessoa cristã. Jesus diz: “É preciso nascer de novo. É preciso nascer do Espírito. É preciso Nascer do Alto. É preciso nascer de Deus.” Portanto o NOVO NASCIMENTO não é o Batismo, não é ser membro de igreja. O NOVO NASCIMENTO É ALGO MILAGROSO! É ALGO SOBRENATURAL. É ALGO QUE VEM DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS. Só o Espírito Santo pode realizar o Novo Nascimento. Nicodemos não compreendeu e perguntou para Jesus: v.4 “Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” Jesus disse: “Não Nicodemos o que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é Espírito.” Importa Nascer de Novo! Jesus estava dizendo para Nicodemos o seguinte, se você não nascer da água e do Espírito, você não pode entrar no Reino dos céus. A bíblia diz o que é nascido do Espírito é algo sobrenatural. É algo que só o Espírito Santo pode produzir. Nicodemos não entendeu isto, então Jesus aplica um princípio que vemos no versículo 8. “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” PRESTE ATENÇÃO! O vento é livre, assopra onde ele quer. Eu quero dizer com isto que o Novo Nascimento é algo sobrenatural. Este vento pode assoprar num leito de Hospital; ele pode assoprar lá na prisão; ele pode assoprar no âmbito do pecado; naqueles que estão vivendo na lama no lamaçal; na situação mais complicada de vida. O Espírito Santo pode assoprar quando a pessoa esta enfrentando o vicio das drogas. O Espírito Santo pode assoprar no seu coração, na sua vida e produzir o milagre do NOVO NASCIMENTO. O Espírito Santo é como o vento. Ele é SOBERANO. Quando Ele assoprar ninguém pode impedi-lo de assoprar. Quando Deus age ninguém pode impedir a Mão de Deus de agir. amém... Mas pastor ainda não entendi o que é Nascer de novo? Nascer de Novo significa permitir que Deus tire o nosso coração duro e nos dê um coração novo: "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis." (Ez36:26,27). Todo ser humano precisa dessa operação divina! Saiba que ninguém por si mesmo pode nascer de novo, pois é obra exclusiva de Deus. "Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem vontade do homem, mas de Deus. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas." (Jo 1:13; Tg 1:18)
Como Deus nos faz nascer de novo? 
Deus em Seu grande amor nos incluiu, nos colocou em Cristo, quando Ele foi pregado e levantado na cruz: disse Jesus: "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim." (Jo 12:32). Nossa natureza pecaminosa foi colocada e crucificada em Cristo.
Colocados em Cristo, Deus nos fez morrer nEle. "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram." (2 Co 5:14). A nossa natureza pecaminosa, também chamada de nosso "velho homem" morreu com Jesus. As escrituras declaram: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com Ele crucificado..., Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor". (Rm 6:6,11).
Mortos em Cristo, Deus nos colocou, nos incluiu também na ressurreição de Cristo e assim como Jesus recebeu vida nova na ressurreição, nós recebemos também. Deus nos deu a nova vida pelo seu poder na ressurreição com Ele. "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos). E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;" (Ef 2:5,6). A vida de Cristo em nós é o novo nascimento. Deus, para nos salvar de nossa natureza perversa, nos incluiu na morte e ressurreição de Jesus para nos dar vida nova!
A maior evidência de que você nasceu de novo é que passará a sentir, pensar e agir como Jesus, porque agora a natureza de Cristo está em você. A Bíblia afirma: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Co 5.17)
*******************************************************************************
E se você deseja nascer de novo, ore assim, confessando:
Deus, eu realmente tenho uma natureza perversa que me faz escravo do pecado e condenado ao inferno. Mas a Tua Palavra me traz esta notícia tão maravilhosa: que meu velho homem já foi crucificado com Cristo e que já ressuscitei com Ele. Eu creio neste fato e por isso eu confesso e declaro que quando Cristo morreu, eu morri e, quando Ele ressuscitou, eu ressuscitei também. Aceito, recebo e tomo posse da vida nova que Tu preparaste para mim, que é a natureza de Cristo em mim. Em nome de Jesus, Amém"

Nenhum comentário:

Postar um comentário