domingo, 8 de outubro de 2017

Personagens Bíblicos: Ezequiel

Embora as visões e profecias de Ezequiel fossem claras e vividas, muito pouco se sabe sobre sua vida pessoal. Ele estava entre os milhares de jovens deportados de Judá para a Babilônia, após a rendição do rei Joaquim. Antes daqueles dias trágicos. Ezequiel estava treinado para o sacerdócio. Mas durante o exílio na Babilônia, Deus o chamou para pregar em uma das épocas mais difíceis da história de Israel. Ezequiel experimentou o mesmo tipo de encontro surpreendente com Deus que teve Isaías 150 anos antes. Como ele, Ezequiel nunca mais foi o mesmo depois de seu encontro com Deus. Embora as mensagens do Eterno por meio de ambos os profetas tivessem muitos pontos em comum, as condições sob as quais viveram foram muito diferentes. Isaías advertiu sobre a iminente “tempestade”; Ezequiel falou no meio dessa “tempestade”, que devastou o seu povo. Ele anunciou que nem mesmo Jerusalém escaparia da destruição. Além desta situação, Ezequiel teve que suportar a dor da perda de sua esposa. A descrição que Deus fez de Ezequiel, como um atalaia sobre os muros da cidade mostra a natureza de seu ministério profético. O trabalho do atalaia era perigoso. Se falhasse em seu posto, tanto ele como a cidade inteira poderiam ser destruídos. Sua segurança dependia da qualidade de seu trabalho. A responsabilidade de cada pessoa perante Deus é a parte importantíssima da mensagem de Ezequiel. Ele ensinou aos exilados que Deus esperava obediência e adoração pessoal de cada um deles. Como naquela época, hoje é fácil nos esquecemos que Deus tem um interesse pessoal em cada um de nos. Quando olhamos para os acontecimentos mundiais podemos sentir-nos insignificantes ou pensar que existe um grande descontrole. Mas saber que Deus tem o controle total, que Ele se importa e que está disposto a ser conhecido por nós, pode dar um novo senso de proposito à nossa vida. Como você mede o seu valor? Você se avalia por conta de suas realizações e de seu potencial ou pelo fato de o Deus que o projetou e criou declarar que você e valioso?
Pontos fortes e êxitos:

  • foi treinado para ser um sacerdote, e chamado por Deus para ser um profeta
  • recebeu visões vividas e transmitiu mensagens poderosas
  • serviu como mensageiro de Deus durante o exílio de Israel na Babilônia
  • tornou-se um homem firme e corajoso, atingindo com sua mensagem, as pessoas mais rebeldes (Ez 3:8).

Lições de vida:

  • mesmo os repetidos fracassos de seu povo não impedirão que o plano de Deus para o mundo se cumpra
  • a resposta de cada pessoa a Deus determinará o seu destino eterno
  • Deus escolhe pessoas através das quais pode trabalhar mesmo em situações aparentemente desesperadoras

Informações essenciais:

  • Local: Babilônia
  • Ocupação: Profeta para os exilados na Babilônia
  • Familiares: Pai - Buzi; esposa - seu nome não é citado
  • Contemporâneos: Joaquim, Jeremias, Jeoaquim e Nabucodonosor

Versículo chave:
“Disse-me mais Filho do Homem, coloca no coração todas as minhas palavras que te hei de dizer e ouve-as com os teus ouvidos. Eia, pois, vai aos filhos do teu povo, e lhes falaras, e lhes dirás: Assim diz o Senhor JEOVÁ, quer ouçam quer deixem de ouvir” Ez 3:10,11).
Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário