sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Curiosidades Bíblicas: Como começar a ler a Bíblia?

Como começar a ler Bíblia?
A Bíblia nos diz como conhecer a Deus, como encontrar a vida eterna e como experimentar vida verdadeira em nosso ser interior. Ela dá saúde à nossa alma e nos diz como restaurar relacionamento destruídos. As respostas para as perguntas mais fundamentais da vida se encontram em suas páginas. Mas por onde começar? Eis, a seguir, uma abordagem que tem sido eficaz para muitas pessoas de todo o mundo. Comece lendo dez minutos por dia. A verdade da Bíblia é como alimento para a alma. A Palavra de Deus se tornará, literalmente, parte de você e seu apetite por ela aumentará se começar a lê-la diariamente. Se perceber que dez minutos não são suficientes para saciar o seu apetite espiritual, tente reservar  dez minutos pela manhã e dez minutos à noite para ler a Bíblia. Talvez você preciso de várias dessas “refeições” de dez minutos ao longo do dia. Providencie uma Bíblia pequena, fácil de ler e de carregar. Peça que Deus oriente sua leitura. Se você tiver dificuldade em se concentrar enquanto lê, faça a leitura em voz alta. Leia como se Deus estivesse falando diretamente com você. Procure sempre a aplicação pessoal. Deus sabe quantos fios de cabelo você tem na cabeça e deseja tornar a Palavra dela viva de maneira prática e pessoal. Isso não significa que você é a única fonte de interpretação da Bíblia ou que pode distorcer a mensagem das Escrituras de modo a adequá-la à sua vida e suas próprias ideias. As verdades bíblicas são eternas e absolutas. A Bíblia abrange toda a história e todos os níveis sociais, culturas, ocupações, idades, raças e nacionalidades. No entanto, a maneira como uma passagem específica da Bíblia se aplica à sua situação e às suas experiências, é singular para você a cada dia. Se um versículo em particular lhe chamar a atenção, escreva-o num cartão e carregue-o com você naquele dia. Leia e releia as palavras anotadas. Pense no motivo pelo qual o versículo lhe chama a atenção.
Cinco maneiras de estudar a Bíblia. Além da leitura diária, procure disciplinar-se para estudar as Escrituras mais a fundo. Eis cinco abordagem ao estudo bíblico:
1. Pesquisas de palavras e tema: Esta abordagem começa com a pergunta: “O que a Bíblia diz sobre...?” A palavra ou tema escolhido será o assunto do seu estudo! Use uma concordância para encontrar várias referências de Gênesis a Apocalipse. Com papel e lápis na mão, leia as referências e anote algumas palavras para resumir o que lhe parecer ser o significado prático ou a aplicação da passagem para sua vida. Consulte passagens tanto do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento, num total de doze ou mais versículos ou passagens. Também pode ser interessante procurar sinônimos (palavras semelhantes) e antônimos (opostos). Pesquisas de palavras e temas podem resultar em excelente estudos devocionais para compartilhar com outras pessoas, pois revelam a natureza de Deus e a “opinião” Dele sobre uma ampla gama de problemas e questões.
2. Estudos de jornadas: A Bíblia conta várias histórias de jornadas – tanto de indivíduos quanto do povo de Deus. Um estudo dessas jornadas pode nos ajudar a ver algumas realidades: a vida transcorre em estágios, as situações mudam e nenhuma circunstância dura para sempre. A vida tem momentos bons e momentos difíceis. Talvez você se interesse em estudar as jornadas destes homens e mulheres: Abraão e Sara, José, os filhos de Israel ao saírem do Egito, Davi, Paulo e, a vida física está sempre em movimento e progressão.
3. Estudos de crescimento: Em estudos desse tipo o objetivo é o crescimento de nossa vida espiritual. A vida cristã deve ter um movimento ascendente, de modo a crescermos cada vez mais à semelhança de Cristo, nos aproximarmos mais de Deus e nos elevarmos em espírito. Algumas passagens bastante conhecidas podem ser lidas de uma forma progressiva que revela o crescimento rumo à maturidade espiritual. Alguns exemplos sãos as bem-aventuranças do sermão do monte (Mateus 5:3-12), os salmos 22-24 ( que nos ajudam a entender o papel de Jesus como nosso Pastor), Efésios 3:14-19 (uma progressão espiritual para aqueles que oram com ousadia e confiança) e 1 Tessalonicenses 5:16-18 (para aqueles que estão vivendo à espera do Dia do Senhor). Ao realizar esses estudos, leia a passagem toda antes de analisar as partes. Procure ligações claras entre os versículos, cuidando para não criar ligações inexistentes; avalie seu crescimento usando outras passagens das Escrituras como parâmetro e lembrando-se que os versículos ou passagens do seu estudo devem aproximar você cada vez mais de Jesus.
4. Estudos de tipos e sombras: Uma forma gratificante de estudar o Antigo Testamento é procurar pessoas, objetos e acontecimentos que constituem “tipos” de experiências e realidades espirituais do presente. As narrativas em si falam de pessoas e acontecimentos do Antigo Testamento. No entanto, a sombra dessas narrativas nos revela mais acerca de Deus, mostrando sua natureza e operação espiritual. Assim, essas histórias nos ensinam grandes verdades sobre nosso relacionamento com Deus e nos ajudam a entender nosso propósito espiritual. Os estudos de tipos e sombras revelam a operação do Espírito Santo e de Jesus em nossa vida à medida que percorremos o caminho da Fé.
5. Estudos de símbolos: A Bíblia apresenta números, cores e objetos tangíveis que são usados de forma simbólica em várias passagens das Escrituras. Em muitos casos, a compreensão do símbolo é a chave para entendermos uma história ou lição inteira da Bíblia. Os símbolos indicam valores eternos, significados eternos e motivos eternos. Um objeto é um símbolo verdadeiro quando seu significado é o mesmo ao longo de toda a escritura. Dentre os símbolos que constituem temas interessantes para estudo, temos o ouro e a prata, madeira, coroas, selos, pedra em contraste com pó. Outros estudos proveitosos de objetos e situações simbólicas podem ter como assunto a Arca do Concerto, a Arca de Noé, o muro de Jerusalém no Livro de Neemias e a cova dos leões no Livro de Daniel. Peça ao Espírito Santo para lhe revelar o significado dos símbolos e analise com cuidado a sua interpretação para se certificar de que ela é válida. Um verdadeiro símbolo não tem significado diferentes em passagens diferentes; antes, apresenta o mesmo significado em toda a Bíblia.
Quanto mais você ler e estudar a Bíblia, mais terá vontade de lê-la e estuda-la. Uma vida inteira é pouco tempo para explorar todas as suas riquezas espirituais – um excelente motivo para você começar hoje e continuar lendo e estudando todos os dias para o resto de sua vida! Amém
Fonte: A Bíblia da Mulher - SBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário