terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Botânica de Deus: Criação das Plantas

Criação das plantas
Em Gênesis 1 diz:
    11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
    12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
    29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
    30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
Como podemos ver, a plantas provêem direto do elemento terra, cada uma com as suas propriedades e informações genéticas que seriam passadas de geração em geração. Todas tinham uma função específica, principalmente a alimentação.
Em Gênesis 2:
    9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
    10 E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
Aqui nós vemos o relato da criação da Árvore da Vida e a Árvore da Morte dos cabalistas. E o homem tinha que cultivar e cuidar do jardim. Depois disso temos a queda de Adão e Eva comendo o fruto proibido, sendo expulsos do paraíso e Adão sendo obrigado a lavrar a terra e comendo do seu trabalho. A partir daí vemos o homem aprendendo a arte da agricultura com Caim.
Em Gênesis 9 lemos:
    20 E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
    21 E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
    " E Noé como bom lavrador plantou suas uvas e inventou o vinho", a primeira bebida alcoólica descrita na bíblia. Essa é a única em que é descrita do que ela é feita, as outras só são chamadas de bebidas fortes (Provérbios 31:6).
Em Êxodo 25:6 descreve pela primeira vez o uso das plantas para a fabricação de óleo, temperos e incensos: "Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso". No capítulo 30 é descrito a receita do incenso e dos perfumes utilizados no tabernáculo.
Plantas Medicinais, Comestíveis e Mágicas
O hissopo era utilizado frequentemente para a purificação (Salmos 51:7), foi usada também para impedir que o sangue coagulasse (Êxodo 12: 22). O uso medicinal do hissopo pode ser encontrado em JOÃO (19: 29 – 30). O hissopo bíblico - a planta que é chamada Hyssopus officinalis, é nativa do sul da Europa, mas não no Oriente Médio antigo ou no Egito, conseqüentemente o hissopo que nós conhecemos não é o mesmo da Bíblia.
Mandrágora, Botânica, Plantas, Ervas Medicinais, Bíblia, Gênesis, Magia, Espiritualismo, Ocultismo
Alguns peritos da Bíblia dizem que a menta estava entre “as ervas amargas” mencionadas no Êxodo 12:8, Números 9: 11, junto com as folhas da endivia, da chicória, da alface, do agrião da água, do espinafre, e do dente-de-leão. Todas essas ervas eram comidas como salada. A menta era ingerida após as refeições para ajudar o sistema digestivo.
A mandrágora é mencionada no GÊNESIS 30: 14 – 16, a história diz que Raquel convoca os poderes das mandrágoras de Rueben, mas não diz se acreditava em suas qualidades mágicas, que naquela época era conhecida a como a maçã do amor. O espinho-de-Cristo se originou do espinho de Jerusalém - Paliurus spina-christi. Outras plantas, usadas em perfumes e banhos e as madeiras nobres mencionadas são: bálsamo, incenso, cânfora, canela, cássia e açafrão. Os cereais:  milho, trigo, lentilha, milheto, feijão e cevada.
As plantas mais mencionadas na Bíblia são: salgueiro, lírio da água, violeta, tulipa, sálvia, rosa, ranúnculo, peoni, nigela, narciso, açafrão-da-pradaria, malva, lupina, litrium, lírio, consolida, narciso, hiacinto, galium, açafrão, mostarda, menta, melancia, mandrágora, malva, hissopo, alho, alho porró, cebola, coriandro, anis, cominho, linho, abóbora e cerefólio.
As árvores são: canela, salgueiro, pinho, bálsamo, carvalho, amora, mirto, junipero, elmo, castanha, cipestre e cedro. Frutas mencionadas: pomegranate, palma, castanha, maçã e azeitonas.
Duas ervas estão entre as favoritas, o incenso chamado também olibanum foi usado em rituais religiosos por séculos. Mencionado frequentemente nos primeiros 5 livros. Foi usado para tratar dores internas e externas. É usada uma resina gomosa encontrada nas árvores espinhosas pequenas chamadas Boswellia thurifera, crescendo na África, no Yêmen, e nos países do mar vermelho.
Mirra era usada para fazer lavagem para infecções, foi usada pelos egípcios e pelos hebreus como incenso, em cosméticos, em perfumes e como medicinal, muito usado também naquele tempo para embalsamar os corpos. O incenso era considerado um tesouro raro e foi dado como um grande presente para o bebê Jesus!
As dores e as feridas eram tratadas com cataplasma feitos da culatra do urso, ou mel ou gordura de porco, a resina da hera, o óleo de agrimônia, de sementes de linhaça e a casca do mamão. As torceduras foram envolvidas com uma cataplasma feito das folhas esmagadas da planta consolida. O reumatismo era tratado embebendo o balsamo no óleo verde de oliva e aplicado na parte afetada como linimento. Fazendo massagem com sal seguido por um xampu por todo o corpo, fazia as pessoas sentirem como se estivesse saído de um spa, isto ajudava na circulação do sangue. Os problemas de estômago eram curados com água de alecrim. A raiz do gengibre também era usada mastigada. As dores de cabeça também eram curadas com o chá do alecrim, ou as folhas da hortelã que eram colocadas na testa. O óleo de manjerona era friccionado em cima da região que sofria a dor de cabeça. Os galhos de alecrim eram fervidos em água e usados para lavar o corpo contra as febres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário