segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Personagens Bíblicos: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO
As amizades tornam a vida agradáveis e os tempos difíceis suportáveis. Elas são testadas e fortalecidas em meio às dificuldades. Assim era o relacionamento entre três jovens judeus deportados para a Babilônia junto com Daniel. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego nos ajudam a pensar sobre o verdadeiro significado da amizade. Tanto quando significavam uns para os outros, estes amigos nunca permitiram que sua amizade usurpasse o lugar de Deus em suas vidas - nem mesmo diante da morte. Juntos, eles desafiaram silenciosamente a ordem de Nabucodonosor para curvar-se diante de sua estátua de ouro. Compartilharam um ato corajoso, enquanto outros; ávidos por livrar-se deles, informaram o rei de que três judeus estavam sendo desleais. Embora isto não fosse verdade, Nabucodonosor não poderia poupa-lo sem perder o prestigio. Este foi o momento da verdade. A morte estava prestes a pôr um fim à amizade dos jovens. Uma pequena concessão teria permitido que continuassem a viver juntos, servindo a Deus e também a seu povo enquanto estivessem naquela terra estranha. Todavia, eles foram sábios o suficiente para ver que a transigência teria envenenado a convicção genuína que os unia - cada um demonstrou a mais alta fidelidade a Deus. Então, não hesitaram em colocar suas vidas nas mãos de Deus. O restante foi apenas vitória!
Quando deixamos Deus fora de nossos relacionamentos mais importantes, nossa tendencia é esperar que estes satisfaçam necessidades que somente Deus pode satisfazer. Os amigos são uteis, mas não podem atender as nossas necessidades espirituais mais profundas; Excluir Deus de nossos relacionamentos indica a pouca importância que atribuímos a Sua presença em nossa vida. Nosso relacionamento com Deus deve ser importante o suficiente para influenciar outros relacionamentos - especialmente nossas amizades mais próximas.
Pontos fortes e êxitos:

  • posicionaram-se a favor de Daniel, não comendo o alimento da mesa do rei;
  • compartilharam uma amizade que resistiu aos testes de dificuldade, do sucesso, da riqueza e da ameaça de morte
  • recusaram-se a comprometer suas convicções próprias, mesmo em face da morte
  • sobreviveram à fornalha ardente

Lições de Vida:

  • existe uma grande força na amizade verdadeira
  • é importante estar com aqueles que possuem convicções iguais as nossas
  • podemos confiar em Deus mesmo quando não é possível predizer os resultados

Informações essenciais:

  • Local: Babilônia
  • Ocupação: Servos e conselheiros do rei
  • Contemporâneos: Daniel e Nabucodonosor

Versículo-Chave:
“Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e disseram ao rei Nabudonosor; Não necessitamos de te responder sobre este negocio. Eis que o nosso Deus, a quem servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste”. Dn 3:16-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário