quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Significado dos Símbolos: Símbolos de Natal sobre a ótica cristã

Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo queridos irmãos cada Natal deve renovar a nossa Fé em Jesus e nosso empenho de viver n'Ele, na Sua Luz; e assim, ser também com Ele, e como Ele, a Luz do Mundo. Queremos que a mensagem do Nascimento de Jesus para a Libertação dos homens, se espalhe, seja conhecida por todos e que todo lar seja alcançado. Vamos tentar de uma forma simples mostrar o significado de alguns Enfeites de Natal e seus símbolos numa ótica cristã, que e o que nos interessa. Muitos símbolos nem vamos perder tempo em ver, pois estes abaixo servem para nos lembrar do Real Significado do Natal. amém
O presépio: lembra o nascimento do Menino Jesus (Deus) e ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a Jesus que não hesitou em descer do céu e alojar-se numa simples manjedoura. O presépio é uma importante ferramenta de evangelização para quem não sabe ler, pois através dele podemos ensinar a história do Nascimento do Nosso Salvador. Cada figura conta uma parte da história que está na Bíblia: o bebê na manjedoura, o pai e a mãe, os pastores, os magos, os anjos e a estrela. O presépio só se torna um problema se a pessoa o adorar. Isso é idolatria. Se você se sente tentado a adorá-lo, evite o presépio (1 João 5:21).
A árvore de Natal: Simboliza o Reino de Deus: “Eu Sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podeis realizar obra alguma” (Jo 15:5).  Quando iluminado a árvore lembra que Cristo e a Luz do Mundo: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8:12). Normalmente um pinheiro é enfeitado com luzes e pequenos objetos. Alguns dos objetos têm um significado cristão:
A estrela – representa a estrela que levou os magos até Jesus
Os anjos – representam os anjos que anunciaram o nascimento de Jesus
A árvore de Natal pode ser simplesmente decorativa ou servir como lição. Tal como o presépio, alguns dos símbolos da árvore de Natal podem ser usados para ensinar a história do nascimento de Jesus.
Velas: elas simbolizam a presença de Cristo como Luz do mundo. Jesus é a luz do mundo. Ele ilumina nossos corações, afastando a escuridão do pecado (João 8:12). As luzes de Natal podem ajudar a lembrar isso. Hoje em dia, as luzes são usadas só como uma decoração bonita, sem significado religioso. Deus criou a beleza para ser apreciada. O crente pode usar luzes e velas como decoração. Por outro lado, velas e luzes são usadas em algumas tradições para idolatria ou, na tradição católica, para rezar pelos mortos. Isso é errado. Se essa é sua motivação, não use luzes ou velas.
Estrelas: Os magos vindos do Oriente à procura de Jesus, foram guiados por uma Estrela até Belém. A estrela de 4 pontas representa as 4 direções da Terra: Norte, Sul, Leste e Oeste, de onde vêm os homens para adorar a Grande Luz que é o Filho de Deus. Todo cristão deve ser uma estrela de Fé, de Amor, de Esperança para o seu irmão.
Bolas Coloridas: que adornam o pinheirinho significa os frutos daquela árvore viva que é Jesus. Representa os dons maravilhoso que o Nascimento de Jesus nos trouxe. São as boas ações daqueles que vivem em Jesus, com Jesus.
Anjos:  mensageiros de Deus na História da Salvação. São sinal de que “os céus se abriram e Deus visitou o seu povo”. Simbolizam a comunicação de Deus. Um anjo anunciou a Vinda de Jesus aos homens.
Sinos: falam da alegria que devemos ter durante toda a nossa vida porque temos um Salvador que e Jesus Cristo que diariamente nos ajuda a chegar ao céu.
Ceia: é o símbolo do banquete Eterno. É o momento em que a família se reúne. A Ceia significa que a nossa verdadeira vida é Cristo, o Filho de Deus que estamos festejando. Na Ceia costuma se colocar no centro, uma vela (luz) acesa para simbolizar o Cristo que nos une em volta de Si e que é a nossa Luz. “Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. nenhum ramo pode produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vos igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos a Mim”. (Jo 15:4).
Arranjos Secos: o que esta seco é porque não tem vida. Portanto, sempre que estivermos longe de Jesus estaremos secos, pois só Ele é a vida. “Todo ramno que, estando em Mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda”. (Jo 15:2).

Boas Festas com Jesus em seu coração, em sua vida, e em sua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário