sábado, 20 de janeiro de 2018

Caráter Cristão: Abel, exemplo de caráter que agrada a Deus - part. 2 de 3.

A Injustiça contra Abel
1. Abel era um homem justo. “Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrificio do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo” Hb 11:4; Mt 23:35. Em toda a sua vida, demonstrou ser homem de bem, que andava em retidão, de carater ilibado e reconhecido por Deus. Abel representa a parte da humanidade que se volta para Deus, e é formada de homens justos. Caim representa a parte má da humanidade, que dá as costas para Deus e busca os seus próprios interesses. Abel era justo, e morreu injustamente por permissão de Deus.
2. Abel, o primeiro martir. Abel foi o primeiro pastor de ovelhas; o primeiro a oferecer sacrifício de animais no culto a Deus; foi o primeiro homem justo e tambem o primeiro mártir. Sua morte foi a primeira em consequencia do pecado dos seus pais. O primeiro homem a ser morto por seu próprio irmão. Ele foi o primeiro a entrar para a galeria dos martires por causa de sua fé e também o primeiro a ter seu nome registrado na galeria dos heróis da fé (Hb 11:4); Jesus foi morto por inveja: “Porque ele bem sabia que, por inveja, os principais dos sacerdotes o tinham entregado” (Mc 15:10). Da mesma forma que Jesus, Abel foi morto por inveja. Seu irmão ficou irado pelo fato de Deus, ter aceitado a oferta de Abel. Tomado de odio, assassinou friamente o seu irmao, sem lhe dar chance de defesa. Hoje, seu crime seria considerado homícidio qualificado, com dolo, por motivo torpe.
3. O sangue de Abel. Quando Caim matou Abel, o enterrou para não ter seu crime descoberto. Mas, para Deus que tudo vê (Gn 16:13), nada pode ficar em oculto. Jesus disse: “Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto” (Mc 4:22). Ao longo da história crimes foram cometidos em oculto. Mas, no Juízo Final, os “Cains” de todos os tempos serao confrontados pelo Supremo Juiz do Universo. “E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, seu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?” (Gn 4:9). Caim teve a audácia de mentir diante de Deus e ainda de O afrontar sobre a guarda do irmao. Mas o Criador o inquiriu gravemente e declarou a sentença de juizo e maldição contra o criminoso: “E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra” (Gn 4:10). Onde houve um crime de morte, um assassinato, o sangue clama. Clama por justiça. O sangue de Abel clamava por justiça e por vingança, diferente do sangue de Cristo, que clamava por perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário