terça-feira, 24 de abril de 2018

Significado dos Símbolos: Símbolos do Judaísmo e do Cristianismo

SÍMBOLO DO JUDAÍSMO
1. O CANDELABRO: O  Candelabro, Castiçal, é um objeto desenhado por Deus, e foi entregue à Moisés para que representasse a Glória de Deus no tabernáculo. Até hoje, os judeus usam em suas sinagogas.

2.A ESTRELA DE DAVI: A Estrela de Davi, é um símbolo usado, desde a época do próprio Rei Davi, nas comunidades judaicas. Mas, ao passar dos séculos, muitas religiões adotaram a estrela com diversos significados em suas práticas ritualísticas, inclusive seitas pagãs.


3.SHOFAR: ShofarO Shofar, ou trombeta, era um instrumento musical, servia tanto para adorar ao Senhor, como para ajuntamento do povo. O Shofar era feito com chifres de carneiro. Este símbolo, ainda é utilizado pelos judeus.

4.TORAH: A Torah, o livro sagrado dos judeus também é um dos símbolos de forte representatividade nas comunidades judaicas. Para representá-la, eles (judeus) desenhavam as tábuas dos Dez Mandamentos em paredes e utensílios domésticos.

5. KIPAR: kipar é um objeto (chapéu) de cobertura pra cabeça, muito utilizado pelos judeus em cerimônias e rituais judaicos, são símbolos que marcam a nação desde muitos séculos. Apesar de fazer parte dos acessórios de vestimentas,  é um símbolo muito respeitado entre eles. (Não vou entrar em muito detalhes, pois nosso objetivo é dá uma rápida explicação).

SÍMBOLOS DO CRISTIANISMO 

A CRUZ: A Cruz vazia,  é o símbolo universal do cristianismo, quase todas as religiões cristãs tem esse símbolo como autenticidade do cristianismo e sua representatividade. Algumas igrejas (avivalisticas) não o adotaram como seu símbolo, mas é inegável a necessidade de tê-lo. Não é nosso costume usarmos a cruz, mas toda igreja americana (E.U.A) usa o símbolo da cruz (vazia). A questão de não utilizarmos este símbolo, foi um cuidado da igreja evangélica não fazê-la objeto de adoração.

2. O PEIXE: O Peixe, é também um forte símbolo do cristianismo. No século I foi um importante símbolo de identificação entre os judeus convertidos ao cristianismo, dado a matança dos cristãos, muitos se utilizaram desse desenho para se identificarem uns com os outros, pois a palavra “peixe” no grego, com as iniciais se escrevia: Jesus Cristo de Deus Filho Salvador. Veja o exemplo em grego:

3. A ÂNCORA: A Âncora, também era um forte símbolo nos primeiros séculos do cristianismo, representava nossa segurança em Cristo e nossa ressurreição. Até hoje, muitos túmulos cristãos são identificados com este símbolo. Aos poucos, a Âncora foi ficando em desuso dado a presença de outros símbolos mais evidentes.

4. A POMBA: A Pomba tinha duas representatividades, tanto para os judeus como pra os cristãos. Ela já era usada como um símbolo representativo de Deus na época de Noé. E, posteriormente veio ser uma figura representativa do Espírito Santo. Até hoje, muitos adotam esse símbolo como representante do Espírito Santo. Não que o Espírito Santo seja de fato uma pomba, mas dado a seu caráter de simplicidade, pureza e obediência. Apesar de haver uma ordenança proibitiva de Deus com relação para não fazer imagens de espécie nenhuma (Dt 5.8) algumas igrejas adotaram o símbolo.

5. QUI RÔ: Estas duas letras gregas foram muito utilizadas como  símbolo do cristianismo no século I, Este símbolo ficou mais evidente, depois da batalha que Constantino travou no ano de 312, na noite anterior a Batalha da Ponte Mílvio contra as forças de Maxêncio, Constantino teve um sonho no qual aparecia uma cruz, e nesta estava grafado a seguinte frase: In hoc signo vinces (sob este signo vencerás), e com este simbolo, estampado em seus escudos de guerra, ele venceu a batalha e se “converteu” ao cristianismo, mas, este símbolo já era muito utilizado antes de Constantino. Ele ja era comentado pelos Pais da Igreja no século I.  Muitos o chamam de (PX) mas, é incorreto, o certo é Qui (X) e Rô (P). É como se abreviássemos a palavra “Senhor” que seria Sr. O Qui e o Rô é as primeiras letras da palavra “Cristo” como se fosse uma abreviação “Cr”. Vale lembrar que o Alfa e o Ômega é bastante utilizado também como símbolo do cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário