quarta-feira, 2 de maio de 2018

Caráter Cristão: Isaque, um homem abençoado por Deus - part. 2 de 3.

II – UM HOMEM ABENÇOADO POR DEUS
1 – A prosperidade espiritual: depois da morte de seu pai, já casado com Rebeca, e pai de Esaú e Jacó (Gn 25:19-23), Isaque foi buscar abrigo em Gerar, na terra dos filisteus, para escapar da fome que ocorreu onde morava. Ali, Deus lhe falou que não descesse ao Egito. “[...] em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. Assim, habitou Isaque em Gerar” (Gn 26:4-6).
2 – A bênção divina é passada de pai para filho: a bênção de Abraão foi transferida para Isaque, não pela hereditariedade em si, mas pela sua fidelidade a Deus. Seu caráter, demonstrado em sua conduta, agradou a Deus. E ele prosperou espiritualmente.
3 – A prosperidade material: “E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o SENHOR o abençoava” (Gn 26:12). Este é o segredo da vida de Isaque. Ele era abençoado por Deus. Deus dá bênçãos espirituais e também materiais, quando o homem obedece à Sua voz. A produção dos seus campos lhe deu cem por cento de colheita (Gn 26:12). É preciso entender que a prosperidade material não é o objetivo da vida cristã, como propalam os adeptos da falsa “teologia da prosperidade”. Mas Deus promete abrir “as janelas do céu” e derramar grande abundância; repreender “o devorador” e fazer as nações perceberem que seu povo é bem aventurado, para quem é fiel nos dízimos e nas ofertas (Ml 3:10-12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário