quinta-feira, 3 de maio de 2018

Salmos 108: Louvor a Deus em tempos dificeis!

SALMOS 108:1-13
1 Meu coração está firme, ó Deus! Cantarei e louvarei, ó Glória minha!
2 Acordem, harpa e lira! Despertarei a alvorada.
3 Eu te darei graças, ó Senhor, entre os povos; cantarei louvores entre as nações,
4 porque o teu amor leal se eleva muito acima dos céus; a tua fidelidade alcança as nuvens!
5 Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; estenda-se a tua glória sobre toda a terra!
6 Salva-nos com a tua mão direita e responde-nos, para que sejam libertos aqueles a quem amas.
7 Do seu santuário Deus falou: "No meu triunfo dividirei Siquém e repartirei o vale de Sucote.
8 Gileade me pertence e Manassés também; Efraim é o meu capacete, Judá é o meu cetro.
9 Moabe é a pia em que me lavo, em Edom atiro a minha sandália, sobre a Filístia dou meu brado de vitória!"
10 Quem me levará à cidade fortificada? Quem me guiará a Edom?
11 Não foste tu, ó Deus, que nos rejeitaste e deixaste de sair com os nossos exércitos?
12 Dá-nos ajuda contra os adversários, pois inútil é o socorro do homem.
13 Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisará os nossos adversários.

Comentários

108.1-13 Este salmo pode nos indicar como Davi se preparava para entrar numa guerra (vs. 10-13, nota). Os inimigos mencionados são as nações vizinhas de Israel: Moabe, Edom e os filisteus (v. 9). Davi sabia muito bem que é Deus quem decide o resultado final. Por isso, ele inicia pelo mais importante: seu relacionamento com Deus, lembrando sua própria alma do amor, da fidelidade e da grandeza do Senhor, e louvando a Deus por isso. Só depois virá o pedido pela salvação do seu povo (v. 6) e a resposta de Deus, talvez trazida por um profeta ou sacerdote no Templo (vs. 7-9). Seguem-se um novo pedido, provavelmente para a batalha mais difícil (vs. 10-12), e a certeza da vitória pela ajuda de Deus (v. 13). Veja os quadros “Meditando nos Salmos” (Sl 3), e “Quem são os nossos inimigos” (Sl 17).
108.1-6 meu coração está firme. Bom ânimo e humor estável são condições que muito nos favorecem. Elas nos induzem a expressões de alegria, a comemorações festivas, em reconhecimento ao autor da vida. Algumas pessoas, porém, sofrem constantes oscilações em seus sentimentos, manifestando acentuada instabilidade emocional: tristeza, desânimo e prostração podem ocorrer; ou mesmo expressões de entusiasmo exagerado e também explosões de raiva. Os embaraços causados por tais situações na vida pessoal, nos relacionamentos e na própria vivência cristã são evidentes.
108.6-12 Salva-nos… responde à nossa oração. Clamar a Deus em oração é a primeira atitude do cristão, tanto para as lutas da vida, quanto para dificuldades físicas e emocionais. Isso não impede, porém, que se busquem os recursos médicos e psicológicos disponíveis: ajuda-nos a combater o inimigo (v. 12) deixa claro que nós vamos nos dedicar ao combate, e contamos com a ajuda de Deus para que nossos esforços de luta sejam bem-sucedidos.
108.10-13 Com Deus do nosso lado, venceremos. Em 2Sm 8.13-14 temos uma pequena descrição da impressionante vitória de Davi sobre Edom, que lhe rendeu fama. A palavra hebraica indica que faremos atos poderosos com Deus. Podemos presenciar verdadeiros milagres com a ajuda dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário