Texto Bíblico: Isaías 45.1-6
Introdução: O texto da Palavra de Deus que acabamos de ler, fala de uma abençoada libertação de anos de aflição do povo de Deus. Através do profeta Isaías, o Senhor faz uma grande promessa: “Eu irei diante de ti e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro” (Is 45:2). A quem esta promessa foi feita? A um rei de Israel ou Judá? A um profeta? A um grande sacerdote? Por incrível que pareça, a promessa não foi feita a nenhum “crente”. Ela foi feita a Ciro, rei da Pérsia, que derrotou a Babilônia. E por quê? Porque, na Sua soberania, o Senhor determinou que um rei pagão libertasse do exílio babilônico o Seu povo. Evidentemente, o Senhor que tem poder de usar um rei estrangeiro tem poder, sem dúvida nenhuma, de usar poderosamente um dos Seus fiéis seguidores. Deus sabe o que quer e aquilo que Ele quer, Ele realiza poderosamente! Ele sabe aonde Ele quer que cheguemos. Por isso, sem suspeitarmos, o Senhor prepara cuidadosamente o caminho que teremos de trilhar, garantindo que cheguemos lá. Não somente cheguemos lá, mas o façamos vitoriosamente! É natural que nós mortais, que nada sabemos, tenhamos dúvidas sobre as promessas e os planos do Senhor para nós. Is 42:16 "Guiarei os cegos por um caminho que não conheceram, farei que caminhem por veredas desconhecidas; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas endireitarei. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei”. Portanto o texto fala também de um homem que não O conhecia pessoalmente. (v. 5) “Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus. Eu te fortalecerei ainda que não me conheças”. Deus usa esse homem para trazer esperança ao povo que estava cativo. Quando você ora, Deus vai enviar pessoas para quebrar os ferrolhos da sua aflição, as portas se abrirão, as coisas tortas serão endireitadas e as trevas se tornarão em luz! Naqueles dias Deus usou Ciro para abater o que causava a aflição - Para abrir as portas que estavam trancadas - Para manter as portas abertas. Deus o tomou pela mão... (v.1) “Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão”.
DEUS QUEBRA OS FERROLHOS:
Ferrolhos da discriminação: Ciro não tinha origem israelita. Foi-lhe dado uma oportunidade (v.4) “Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito eu te chamo pelo teu nome, ponho-te o teu sobrenome, ainda que não me conheces”. Quantos homens e mulheres se sentem discriminados: por sua condição social, por sua origem, por sua aparência, por sua cor, por seu passado, etc... Paulo falou "... Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos". Cl 3:11. Quantos homens e mulheres esperam a libertação da discriminação. Precisamos entender que há uma promessa de Deus para as nossas vidas: "Eu irei adiante de ti... Quebrarei as portas de bronze..." - Quando confiamos em Jesus Cristo, Deus quebra as portas da discriminação!
Ferrolho da escravidão espiritual: somos oprimidos pelas trevas. Há homens e mulheres atormentados e oprimidos espiritualmente. Quando oramos e entregamos a nossa vida a Jesus Cristo, Deus quebra esses ferrolhos! O profeta Isaías escreveu de Deus: "...O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz..." (Is 9:2). Muitos andam na escuridão espiritual. Não sabem que caminho seguir. Jesus afirma: "Eu sou o caminho... E a luz do mundo aquele que me segue, não anda em trevas, mas terá a luz da vida". (Jo 14:6a; 8:12; Mc 1:23-27,34). As marcas da escravidão espiritual são dolorosas, a lista é grande: Relacionamentos conflituosos, Injustiças, Drogas, Adultério, Traição, Prostituição, Medo do fracasso, etc. Esses ferrolhos que nos machucam, que nos ferem, essas marcas que nos amedrontam e escravizam, são quebrados pelo poder de Deus em Jesus Cristo. Um escravo dos vícios encontra libertação no Senhor. Um idoso amargurado pelo peso da idade, pode ter as suas forças revigoradas pelo poder de Deus. Um doente pode fazer da sua cicatriz um testemunho vivo do poder e da graça misericordiosa de Deus. Seja o que for que escraviza sua mente, seu coração, que só produz amargura na sua vida. Deus tem poder de quebrar esse ferrolho que só produz tristeza e transformar em alegria!
Ferrolho da Separação: Na cruz, Deus na pessoa de Seu filho Jesus Cristo, quebrou o ferrolho da solidão espiritual, da separação, não estamos mais sozinhos, Deus está ao nosso lado.
Conclusão: Portas de bronze são caminhos fechados, onde parece ser impossível ultrapassar. E mesmo que estas portas possuam ferrolhos de ferro, que simbolizam que aquilo que precisamos está trancado e até parece que não há solução, ou que já lutamos tanto e não temos forças pra transpor barreiras. O ferrolho pode ser uma doença, uma crise, uma separação, uma discriminação, uma perda, uma injustiça, uma dor, um lamento. Em Isaías 45:2-3, a Palavra do Senhor afirma que ”Ele endireitará os caminhos tortuosos, quebrará as portas de bronze”. Nada pode suportar a autoridade de Deus, e a última palavra é dele! Deus quer o melhor para sua vida! "Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra, em lugar de afronta, exultarei na vossa herança, na sua terra possuirão o dobro e terão perpétua alegria”. Isaías 61:7. Deus tem poder para quebrar todos os ferrolhos da aflição e dar perpétua alegria! amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário