quinta-feira, 11 de junho de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: Na Sala de Espera, Deus me fortalece!

Na Sala de Espera, Deus me Fortalece!
Texto bíblico: Habacuque 1:1-4
Introdução: Uma sala de espera pode tornar-se um dos lugares mais solitários do mundo, apesar de nelas estarmos cercados por muitas pessoas. Pode ser a sala de espera de um hospital, a de uma empresa aonde fomos para uma entrevista de trabalho, ou mesmo a de um restaurante. Não importa o tipo, fato é que estar em uma sala de espera nos deixa desconfortáveis, já que esperar não é agradável. O tempo que levamos em uma sala de espera pode ser curto ou longo, triste ou alegre, cheio de ansiedade ou sereno... seja como for, nem sempre experimentamos virtudes como paciência, paz, sabedoria e confiança enquanto somos obrigados a aguardar por algo que almejamos. Na sala de espera, podemos alimentar um coração amargo ou grato. Se focamos o fato de que Deus poderia ter impedido o que nos levou até ali, plantamos sementes de amargura. Mas, se em meio ao silêncio e à solidão, resolvemos focar o que Deus deseja produzir em nós, esvaziamos a ansiedade, crescemos em confiança e nos fortalecemos. A Palavra do Senhor em Rm 8:28 diz “tudo coopera para o bem daqueles que Amam a Deus”, isto significa que podemos sair fortalecidos e edificados desta sala de espera. Saiba que, nas salas de espera da vida, “ainda que a a figueira não floresça e não haja frutos nas videiras, ainda que a colheita de azeitonas não dê em nada e os campos fiquem vazios e improdutivos, ainda que os rebanhos morram nos campos e os currais fiquem vazios” (Hb 3:17), isso não representa o fim da história. Deus continuará agindo, apesar de tudo, e nele nos alegraremos e exultaremos! Sei que é difícil de entender porque Deus muitas vezes nos deixa numa longa espera, no silêncio, como se o tempo parasse. Nestes momentos muitas vezes começamos a duvidar da Bondade de Deus, pois afinal, estamos sofrendo. O profeta Habacuque também viveu uma experiência marcante em uma Sala de Espera. Ele conviveu com violência, enfraquecimento da justiça, impunidade dos líderes e o triunfo do ímpio sobre quem desejava agradar a Deus. Como nós, ele também ansiava por respostas e dirigiu a Deus perguntas do mais profundo de Sua Alma. O livro de Habacuque é crucial pois traduz para hoje alguns dos mais profundos anseios do ser humano.
Como o de entender Deus quando Seus Caminhos não fazem sentido para nós? 
Deus, e somente Deus, é capaz de levar-nos do Desespero à Esperança!
É muito difícil quando sob pressão ou no meio de uma catástrofe, corremos para o Senhor e nos sentimos desconectados dEle, abandonados. Clamamos na expectativa de que Ele responda, mas tudo o que ouvimos é o Silêncio. No entanto, a Misericórdia, a Graça e o Amor fazem parte do caráter de Deus, assim como Sua Fidelidade... “A Fidelidade de Deus é incomparável, porque mesmo que lhe viremos as costas, Ele permanece Fiel. A Sua Fidelidade não pode ser medida, ela é infindável e é um motivo para darmos louvor e adoração”. E, justamente por Conhecê-Lo não podemos jamais interpretar seu silêncio como inatividade, ou abandono, mas em vez disso precisamos descansar e esperar. O Senhor apenas quer que confiemos nEle, que dependamos dEle e que estejamos preparados para no tempo dEle, alcançar algo além do que podemos supor. Fomos chamados para Confiar NELE e Obedecer-Lhe mesmo em situações desesperadoras. Podemos e devemos derramar o nosso coração diante dEle, como fizeram Habacuque, o Salmista e tantos outros personagens na bíblia. Na Sala de Espera, sofremos, sim, de impotência e abandono. A solidão se trona nossa companheira, mas são essas circunstâncias tão difíceis que descobrimos que, apesar de tudo, vivemos um momento importante, profundo e singular, em que podemos estar a Sós com Cristo, que sofreu dores inimagináveis por nós. Muitos dos nossos conflitos internos com Deus ocorrem porque imaginamos que, por sermos alvo do Seu amor, estamos isentos de problemas. Jesus, contudo, nunca nos garantiu uma vida sem perdas, danos ou decepções. Esperar, portanto, requer confiança e esperança, humildade e esperança, e paciência. Confiança e esperança de que Deus tem tudo sob Seu controle. Humildade e esperança de admitir que nos submetemos à Vontade e aos processos de Deus, mesmo sem compreendê-los. Paciência para permanecer fieis enquanto Deus age, em Seu Tempo Perfeito!
Conclusão: É nas Salas de Espera que nos conectamos a Deus Emocional e Espiritualmente, onde recebemos Seu amor que nunca muda, mesmo que o nosso amor por Ele venha a mudar em razão de não entendermos Seus Planos. Deus sabe que precisamos de Tempo para assimilar, por isso, nesse meio tempo, Ele age silenciosamente, tratando-nos e aliviando-nos a dor, restaurando o vigor e a estabilidade de que precisamos. E por que Deus é Fiel em Suas Promessas, podemos ser fieis a Ele e ter fé nEle. Amado irmão tenha sempre em mente que nossa espera por Deus deve assemelhar-se à espera das Sentinelas pelo amanhecer “elas não têm relógio, mas têm certeza de que o sol raiará e o dia chegará”. Saiba que neste exato momento Deus está com a Voz serena, paternal e cheia de amor, nos sussurrando: “Nunca o abandonarei. Pode Confiar”. amém

Um comentário: