sábado, 24 de outubro de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: Deus é o nosso refúgio e fortaleza!


Deus é o nosso refúgio e fortaleza!
Texto Bíblico: Salmos 46:1
Introdução:
Dizer que Deus é o nosso refúgio e fortaleza significa afirmar que n’Ele encontramos toda força e proteção necessárias; independentemente das circunstâncias que possam nos afligir. A verdade bíblica expressa no primeiro verso desse salmo tem sido um conforto para crentes de diferentes épocas e lugares. Na frase: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza”, a palavra refúgio traduz um termo hebraico que significa literalmente “um abrigo”. Esse termo era comumente usado, no sentido de indicar um lugar apropriado para se proteger do perigo de um temporal. Já a palavra fortaleza traduz um termo que significa “poder” ou “força”, e vem de uma raiz hebraica que transmite a ideia de “ser forte”, “prevalecer” ou “tornar firme” e “fortalecer”. Então podemos entender que ao mesmo tempo em que Deus é o nosso refúgio ao ser suficientemente poderoso para nos preservar quando tudo ao nosso redor parecer ruir, Ele é também a nossa fortaleza e comunica Sua força em nós, tornando-nos firmes. Deus é a fonte de toda força espiritual que precisamos para exercer graça, cumprir deveres, suportar inimigos, carregar a cruz pacientemente e mostrar firmeza de espírito sob as mais terríveis angústias até o fim. O próprio Deus é a força dos corações dos redimidos! A declaração: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza” fala da onipotência divina. Já o seu complemento, “socorro bem presente na angústia”, fala da onipresença de Deus. Nosso Senhor está sempre ao nosso lado e provê o socorro oportuno nos tempos de tribulações. A palavra angústia ou tribulações originalmente está no plural, e indica situações problemáticas de intensas aflições e dificuldades. Em outras palavras, o salmista está dizendo que quando estamos em situações difíceis das quais somos incapazes de escapar, quando estamos num verdadeiro “beco sem saída”, o Deus que é o nosso refúgio e fortaleza nos socorre providencialmente. Deus nunca chega atrasado, Ele não é como o homem. Com Ele não há imprevistos. Seu socorro sempre é oportuno; Ele sempre está pronto a oferecer aos Seus filhos Sua assistência. O verdadeiro crente não tem o que temer diante de um Deus que repetidamente lhe diz em Sua Palavra: “Não temas, porque eu sou contigo” (Is 41:10; Dt 1:21; 3:2; 31:6-8; Jz 6:23; 2 Rs 1:15:). Por esse motivo o salmista também diz: “Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares” (Sl 46:2). Nós sempre devemos manter em mente que nosso Deus é soberano. Ainda que tudo fique caótico aos nossos olhos, ainda que o mundo desmorone diante de nós, devemos saber que todas as coisas estão sob o controle de nosso Deus. As circunstâncias podem se alterar, mas a aliança do Senhor com Seu povo nunca muda. Deus é o nosso refúgio e fortaleza em meio às incertezas da vida.
O Senhor é o nosso castelo forte, nossa fortaleza segura, impenetrável, onde nenhum mal pode nos alcançar.
“Ei!”, Deus disse a Josué: “Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1:7).
Seja lá o que for que você esteja passando hoje, saiba que Deus pode suprir todas as suas necessidades por meio de Cristo Jesus. Deus quer te abençoar e fazer de você uma pessoa próspera e feliz. Basta que você entenda que não é na força do seu braço que você vai conseguir. Se apoie em Deus, busque o seu auxílio, Ele é a nossa torre forte, o nosso lugar seguro, o socorro bem presente na hora das adversidade. Creia na graça e no amor de Deus pela sua vida. Ele deu a vida do seu filho por você! Confie sempre em Deus, o alívio do Senhor nunca te faltará, o Seu refrigério seguirá constantemente com você. Precisamos apenas dar um passo de fé, honrando e obedecendo através de nossas ações, sendo diligentes em direção ao amor, firme no caminhar do bem.
Conclusão: Deus está falando com você, hoje: Não se apavore! Não tenha medo! Erga sua cabeça, não desista. Lute, seja forte, seja corajoso (ou corajosa) sabe por quê? Porque você não está sozinho. Deus a fortaleza impenetrável está com você para livrá-lo de todo o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário