sábado, 19 de junho de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Quebranta-me Senhor!

Quebranta-me, Senhor!
Texto Bíblico: Jeremias 18:4
Introdução:
Ao mostrar a Jeremias o que seria ministrado à nação de Israel, Deus o chama para visitar a casa do oleiro, pois lá lhe revelaria o que falar ao povo. Jeremias desceu e viu o oleiro fazendo o vaso sobre as rodas. Ele viu também que o vaso se quebrou na mão do oleiro. Não há detalhes do acontecido, mas certamente alguma resistência no barro gerou uma rachadura que culminou no processo da quebra. Note que o vaso quebrou-se na mão do oleiro. Muitas vezes, para alcançarmos a restauração total, precisamos ser quebrantados. O Oleiro Santo nos quebranta, porque quer mudar contextos que estão sendo maléficos à nossa vida espiritual. Ele nos quebra, porque tem planos de nos usar poderosamente como vasos de bênçãos em Suas mãos. Ele quer quebrar o orgulho, a altivez, os pecados ocultos e muitos outros contextos que não podem prevalecer no coração daqueles que foram chamados à santidade. A oração do quebranta-me precisa ser feita por todos quantos anseiam o querer e o efetuar do Senhor em si. Infelizmente a maioria de nossas orações tem sido por segurança e bençãos, mas e se quisermos mais de Deus? Pelo que deveríamos orar? Deveríamos orar por quebrantamento, só o quebrantamento diante de Deus nos dá o Poder do Espírito Santo, a força do céu, uma fé inabalável, uma intimidade genuína com o nosso Pai Celestial! Em vez de pedirmos apenas a deus para nos manter em segurança, ou nos dá mais, e proteger-nos das dificuldades da vida, pediríamos a Deus que nos quebrantasse. Agora quando oramos “Senhor, quebranta-me”, precisamos entender que haverá consequências. Acho que todos concordamos que todos queriam fazer essa oração, porém nem todos tem coragem para fazê-la. O medo impede muitas pessoas de orar por quebrantamento. Por exemplo uma esposa amorosa e mãe de quatro filhos, seguia Jesus fielmente desde seu segundo ano de colegial. Ela servia no ministério de crianças na igreja, era dizimista fiel, ajudava crianças em abrigos, ia semanalmente ao estudo bíblico, e frequentemente se voluntariava para orar em voz alta nas atividades em grupo. Mas quando confrontada com a opção de pedir a Deus para quebranta-la, ela se recusou. “Desculpe, mas tenho que ser honesta”, ela disse “não quero pedir a Deus para me quebrantar. Tenho medo do que irá acontecer. Sou mãe de quatro filhos. Eu os amo demais. Pedir a Deus para me quebrantar é simplesmente assustador demais para mim. E se eu ficar doente, ou deprimida ou pior afastada da minha família?” Este tem sido o posicionamento de milhares e milhares de pessoas, mas o Senhor deixou expresso em sua Palavra, algo muito sério a este respeito: “Assim, portanto, todo aquele dentre vós que não renunciar a tudo quanto de mais estimado possui não pode ser meu discípulo”. Lc 14:33. A pergunta que fica é: o que estamos perdendo ao nos apegar ao nosso conforto? O que estamos perdendo por sermos tão comprometidos em evitar a dor e o desconforto? Jesus disse: “Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira, mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira”. Mt 16:25. Jesus não está nos convidando para uma vida de conforto e facilidade, mas a uma vida de rendição e sacrifício. Nosso maior desejo não deveria ser para que a nossa vontade seja feita, mas para que a vontade DELE fosse feita. E Jesus está nos convidando para morrermos para as nossas próprias vidas, para que possamos viver cada momento, cada dia, para Ele. E a deixarmos as nossas salas aconchegantes e orações seguras para descobrirmos o que significa ser quebrantado pelo bem dos outros. Quando somos cautelosos, arriscamos perder algo muito mais precioso do que nossa segurança e conforto. Não percebemos as bênçãos que podem ser encontradas do outro lado do quebrantamento de Deus. Lucas disse que Jesus “...pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e deu aos apóstolos, dizendo: Isto é Meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de Mim”. Lc 22:19.
Quase todos os estudiosos da bíblia concordam que a instrução de Jesus que diz “façam isto” concede aos cristãos uma maneira de lembrar, honrar, e celebrar a Sua morte e ressurreição. Porém alguns acreditam que a frase de Jesus “façam isto” também se refere a como devemos viver. E se Jesus não estava falando somente sobre um ritual, que fazemos de vez em quando na igreja? E se Jesus também estava nos convidando a sermos quebrados, quebrantados e derramados diariamente? E se tivéssemos a coragem, a audácia, a fé para orar: “Deus, quebranta-me”? Isso pode não soar muito atrativo no começo. Quem quer ser “partido”, “quebrantado”, e “derramado”? Isso soa doloroso na melhor das hipóteses, e miserável na pior delas. Mas é no doar de nossas vidas que encontramos a verdadeira alegria. Em vez de perseguir a nossa vontade, nos entregarmos à DELE. Em vez de tentar preencher nossas vidas, com tudo que desejamos, esvaziarmos nossas vidas para fazer a diferença na vida dos outros. O verdadeiro quebrantamento perante Deus não é algo que se faz apenas uma vez na vida; é uma decisão diária. Paulo disse: “Eu enfrento a morte todos os dias” 1 Co 15:31. O que isso significa? Todos os dias, ele escolheu crucificar os seus próprios desejos para que pudesse viver inteiramente para os desejos de Deus. Se você tem coragem para orar por quebrantamento, se prepare. Se prepare para conhecer a Deus e ser conhecido por Ele de uma maneira que jamais experimentou antes. Você pode ser cauteloso. Mas minha intuição diz que você quer mais do que isso. Vamos clamar ao Oleiro Santo que opere um quebrantamento profundo e o ministrar de Sua vontade em nossas vidas... Se você tem coragem diga “Quebranta-me, SENHOR!”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário