sábado, 10 de julho de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: As mochilas de nossas vidas.

As mochilas de nossas vidas
Texto Bíblico: Mateus 11:28
Introdução:
Às vezes, carregamos conosco um monte de coisas que não fazem nada a não ser pesar. Sentimentos ruins, pessoas negativas, metas inatingíveis e por aí vai... Para poder ter o controle da sua vida e ser feliz, é preciso se libertar de todo esse fardo, porque ele não é seu. Viva apenas com o essencial. E sabe de uma coisa o seu e o meu essencial é o Senhor Jesus Cristo! “Vinde a mim”, Ele convida, “todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11:28). Se nós lhe permitirmos, Deus tornará mais leve o nosso fardo. Porém, como permiti-lo?
Primeiramente muitos de nós carregam desnecessariamente fardos pesados demais porque não abrem o coração para que o Senhor os cure. Oro para que esta mensagem os incentive a sentir os sussurros do Espírito Santo para que façam as mudanças que os levarão a libertar-se de fardos opressivos. O Salvador prometeu: “(…) aliviarei as cargas que são colocadas sobre vossos ombros, de modo que não as podereis sentir (…); e isso eu farei para que sejais minhas testemunhas no futuro e para que tenhais plena certeza de que Eu, o Senhor Deus, visito meu povo nas suas aflições”.
Falarei em primeiro lugar para você que está sofrendo por causa de suas próprias decisões erradas, depois darei algumas sugestões para você que está angustiado por algo que outras pessoas lhe fizeram.
Quero falar sobre os fardos... De tempos em tempos todos nós vacilamos sob os pesos difíceis que a vida nos faz carregar. Não estou falando de pesos físicos, mas dos pesos e fardos emocionais e espirituais que esmaga nossa alma e espírito. Os nossos fardos são muitas vezes stress financeiro, relacionamentos pessoais prejudicados, a dor causada por um filho afastado e rebelde. Outros fardos são fruto do nosso pecado, da culpa, do desânimo, das frustrações. Marilyn Monroe disse antes de morrer: “Não posso mais”. Elvis Presley antes de morrer: Eu daria um milhão de dólares por um pouco de paz e descanso. SEU FARDO EMOCIONAL O SUFOCAVA. Um suicida disse antes de se matar com um tiro: “Não há remédio para nada em minha vida. A morte é um remédio soberano para toda adversidade. Vivo esta noite num vazio tão solitário quanto um rádio quando as baterias acabam e não existe tomada onde liga-lo”.
Os fardos nos esgotam e nos esmagam, nos sepultam. Não, você não precisa viver cansado, sobrecarregado e carregar todo este peso extra. Muitas pessoas têm vivido no âmbito do natural e permitido que muitos pesos sufoquem suas vidas e seus projetos. Então, seus sonhos acabam naufragando em um mar de frustrações. Todos os dias temos coisas para resolver, situações para enfrentar e muitos desafios na nossa frente, mas você sabia que isto não precisa ser pesado, que isto não precisa ser difícil e muito menos que você precisa carregar tudo isto sozinho?
Jesus nos convida para uma vida leve. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Neste versículo, vemos Jesus nos fazendo um convite irrecusável. Deixar nosso peso com Ele e pegar o que Ele nos dá, pois esse peso é muito, muito leve e suave. Sabe que peso é este? O peso de aprender a descansar e confiar nEle, o peso de cumprir as Suas instruções e colher os frutos da obediência, de se render a Sua poderosa graça e se submeter a Sua majestade. Este é o peso de viver uma vida entregue a Ele e livre de toda acusação, culpa, medo, ansiedade, dor ou sofrimento. Uauuuuu! Que peso é esse? Que peso maravilhoso! Um peso de entrega, um peso de graça, um peso de amor.
Então eu lhe faço um convite neste dia: Entregue a Ele todos os pesos desnecessários que você tem carregado. Deixe na mão dEle. Confie! Certamente Ele sabe bem melhor do que nós o que fazer com estes pesos. Então, Ele lhe dará instruções claras de como proceder, do que fazer e até mesmo de como ficar bem quietinho só esperando Ele agir. Parece loucura né? Pois é!
Mas, as coisas com Jesus são assim. Simples demais. Não tenha medo, isso é verdade, é para você e é para hoje. Você não precisa passar mais nenhum dia sequer vivendo com sobrecarga.
O maior fardo que tenho sou eu mesmo! Todos os vícios, pecados e más inclinações que tenho dentro de mim, o “homem velho” que sou obrigado a carregar. Com você também é assim. O maior fardo que você carrega é você mesmo; tem seu nome. Não é apenas um fardo exterior, é interior. Seu coração é mau e é do interior dele que vêm todos os males. Por isso, o Senhor o chama: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados sob o peso do fardo, e eu vos darei descanso”. Além de seu fardo pessoal e interior, você carrega o peso deste mundo. Livre-se do mal que pesa sobre você, livre-se do pecado; coloque em suas costas o jugo de Jesus Cristo. Como o Senhor vai aliviá-lo? Simplesmente tirando seu fardo. “O meu jugo é fácil de carregar e o meu fardo é leve”, diz o Senhor. Então, faça essa troca sem medo. Você vai sair ganhando. Não fique receoso, porque Deus vai livrá-lo do mal e do pecado, vai colocar sobre você jugo d’Ele, que é leve e fácil. Mas há muitos cristãos enganados, pensando que, ao carregar o jugo do Senhor, ficarão livres para fazer e pensar tudo o que quiserem, irem a qualquer lugar. Não é assim. Pelo contrário, precisamos de um jugo, precisamos de rédeas que vão nos levar para a vida, para o caminho certo. O jugo pessoal do “homem velho”, que parece ser muito suave, na verdade, nos leva à escravidão. Viver sem rédeas é uma verdadeira prisão. O fardo e as rédeas de Jesus nos levam para a vida eterna. É isso que o Senhor quer para nós. amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário