sábado, 17 de julho de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Não se turbe o vosso coração.

Não se perturbe o vosso coração
Texto Bíblico: João 14:1
Introdução:
a vida é cheia de incertezas. Grande parte do que esperamos de repente desmorona diante dos nossos olhos. Precisamos entender que a dúvida faz parte da vida do ser humano, porque a vida está cheia de incertezas. Mas apesar de todas as circunstâncias, devemos ter fé em Deus e nunca duvidar do Seu amor por nós. Por vezes a dúvida causa medo e o medo pode nos paralisar. Por isso, a dúvida é uma inimiga que nos impede de viver aquilo que Deus tem para nós. É por isso que a Bíblia diz que sem Fé é impossível agradar a Deus, porque temos que crer e não duvidar que Ele é Poderoso e Fiel para cumprir todas as Suas Promessas. Durante situações especiais, nas quais não sabemos como agir, momentos de indefinição, nos quais somos tomados por dúvidas incontáveis e até mesmo assombrados pelas piores perspectivas. Devemos confiar em Deus! Vamos tentar exemplificar com o momento atual em que vivemos, neste contexto de COVID-19. Onde os governantes estão sem saber o que fazer e falar, inúmeras pessoas se dizem especialistas e não sabem o que falam, médicos, cientistas, etc... cada um tem seu parecer e não chegar a uma conclusão, na verdade todos estão mais perdidos do que cegos em tiroteio e o que dizer de nós o povo? Não sabemos nada e somos mal informados, na verdade somos “desinformados” da situação real em que vivemos. A mentira impera, não sabemos o que é verdade ou mentira, e isto só gera incertezas... Porém quero lhe dizer que há esperança... Há pastor, eu pensei que o senhor não iria falar da vacina? Meu amado realmente a sua confiança está na vacina? Pobre de ti! Não estou falando para não tomar a vacina...o que quero lhe apresentar o Médico dos médicos, a Esperança Viva, Jesus Cristo de Nazaré... que você possa colocar a sua confiança nEle, pois ainda que morra, viverás!!! Hoje enfrentamos o COVID-19, mais logo aparecerão novos cenários apocalípticos, e não sou eu que garanto isto, está na Palavra do Senhor, a bíblia contém toda a revelação e está se cumprindo palavra por palavra. Até o ateu vê isto e você não está vendo? O Senhor Jesus alertou que aqui teríamos aflições (Jo 16:33). Mas Ele, que venceu o mundo, nos provê o necessário para lidar com todas elas. Creio que há três itens que Sua Palavra menciona, das quais precisamos nos lembrar ao enfrentar as aflições e incertezas da vida: a Fé, o Amor, e a Esperança!
Fé: por Fé devemos viver, ao invés daquilo que vemos com nossos olhos naturais. Olhar para Aquele que é invisível, capaz de fazer o que é sobrenatural. Fé não é sobre ver e também não é sobre sentir. É, antes, ter convicção firme e inabalável, mesmo diante das dúvidas, incertezas e circunstâncias mais adversas. Esta é a Fé verdadeira... a Fé de Abraão, o “Pai da Fé”, quando chamado obedeceu, e partiu sem saber onde ia. Por Fé seria capaz de sacrificar Isaque, o “Filho da Promessa”. O resultado de sua obediência por Fé foi benção como nenhum outro recebeu, a ponto de ser chamado “Amigo de Deus”. E você por Fé, tem obedecido a Deus?
Amor: o amor de Deus por nós é imensurável. Devemos sempre nos lembrar disso. A grandeza desse amor, é revelado em Sua Obra de Redenção e também podemos percebê-la nas diversas situações em que recebemos seu cuidado. Porque Deus nos ama, está sempre cuidando de nós, até quando as circunstâncias indicam o contrário. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo O Seu Propósito” Rm 8:28. Todas as coisas, até mesmo as aflições pelas quais passamos cooperam para o nosso bem. Mas, que “bem” é esse que o versículo menciona? Certamente algo muito maior do que naturalmente pensamos. O “bem” refere-se portanto a sermos “conformados à Imagem de Cristo”. Ele, que cuida de nós em relação às coisas grandes e eternas, não cuidará também das pequenas e temporais? Certamente, Ele nos levará até nosso bom destino final, por meio de cada situação que jamais será cima do que podemos suportar. É certo que o Pai amoroso cuida de Seus Filhos. Deus nos pós numa nova família, a igreja. Nesta família devemos consolar-nos e nos encorajar-nos mutuamente. O amor traz alivio e torna nossas batalhas mais leves, e ainda mais estando juntos daqueles que passam pelas mesmas lutas.
Esperança: a bíblia nos mostra a conclusão de todas as coisas, revela o fim de todo pranto e menciona a alegria que não acabará. Ela fala de nosso destino glorioso de sermos conformados a imagem de Cristo. Portanto, seremos transformados, o pecado já não estará em nós e habitaremos com nosso Amado Senhor para sempre. Podemos consolar-nos ao pensar na esperança que temos. Paulo ordena que façamos isso (1Ts 4:18). Qual é a certeza do cristão? Que as injustiças deste mundo acabarão; tem a certeza também, que a morte não será o seu fim, antes será apenas uma passagem para uma nova vida, na qual verá face a face Aquele que fará todas as coisas novas. Portanto, quando as incertezas desta terra trouxerem aflição, ainda assim poderá ser fortalecido, pois a esperança que temos em Cristo não se limita a esta vida.
Conclusão: a Palavra de Deus consola-nos. Em meio às dúvidas e das incertezas que nos cercam, temos uma firme certeza na Pessoa de Cristo! Ele é a nossa constante quando tudo mais parece incontrolavelmente mutável. Ele é a nossa rocha quando tudo se abala. É preciso confiar nEle, tendo sempre a consciência de que Ele está com os que o buscam, presente mesmo nas horas de tribulação. Certamente, o Pai cuida de nós e nos levará ao glorioso destino para o qual fomos criados. Termino recitando o Salmo 23, que creio que resume tudo o que falamos. Amém

“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver”. Salmos 23:1-6



Nenhum comentário:

Postar um comentário