sábado, 24 de julho de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: O Viver é Cristo, o morrer é lucro!

Viver é Cristo, morrer é lucro!
Texto bíblico: Filipenses 1:20-21

O apóstolo Paulo está na prisão. Ele dá graças a Deus e começa a escrever a sua Epístola aos Filipenses. Destaca a importância da oração e fala da relevância do amor. E ao iniciar o relato acerca dos seus sofrimentos, por ter abraçado o Evangelho de Cristo, Paulo mostra toda a sua confiança em Deus e lança uma sentença com os dois verbos mais significativos da existência humana – viver e morrer. Ele sobe o tom do discurso e diz com firmeza: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fp 1:21). Se você olhar para a morte certamente não vai se alegrar. Mas olhando sob o prisma da ressurreição, que é o que o cristão pode e deve fazer, talvez não haja grande dificuldade em compreender o sentido de “para mim o morrer é lucro”. Afinal, vivemos num ambiente de sofrimento, onde o melhor que se consegue neste mundo é intercalar alguns momentos de alegria, entre um sofrimento e outro. Por outro lado, as promessas de Deus para a vida eterna são maravilhosas – “Na nova Jerusalém que vai descer do céu não haverá mais choro, nem morte, nem tristeza, nem dor. O próprio Deus estará conosco e enxugará toda lágrima” (Ap 21). Sob o prisma da ressurreição, a morte não pode intimidar o cristão. Ganha sentido o “morrer é lucro”. Difícil mesmo é praticar o “para mim o viver é Cristo”. Com tanto apego às coisas terrenas e temporais, não conseguimos viver por Cristo e viver em Cristo. Viver por Cristo e viver em Cristo é: viver confiando inteiramente em Deus. É difícil, mas precisamos aprender a descansar nos braços do Salvador. Você pode fazer como Paulo – dar graças, orar, entregar e receber amor, e também chorar diante dos sofrimentos. Pode até passar por muitas variações de comportamento diante das vicissitudes da vida. Você só não pode deixar de confiar em Deus. “Porque ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte o Senhor estará comigo”. Então eu posso, pela fé, fazer minhas as palavras de Paulo – “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”. Embora muitos entreguem a vida a Jesus, poucos são os que vivem uma fé verdadeiramente vibrante como a do apostolo Paulo... Em cima disto gostaria de fazer algumas considerações... sobre algumas experiências de Paulo... Certa vez o dr. Lucas comentou com o apostolo Paulo, assim: “Sabe que tive uma vida ótima antes de conhece-lo?” Paulo respondeu: “Foram mesmo dias miseráveis ao seu lado. Saudades deles!!!” “Louvado seja Deus por ter colocado você em minha vida irmão. Não sei onde estaria sem você?” e diz ainda “Se vivermos, viveremos pelo Senhor. Se morrermos, morreremos pelo Senhor. Vivendo ou morrendo pertencemos ao Senhor”... Portanto Paulo vivia para a Gloria de Deus! E você tem vivido para a gloria de Deus?
Hoje amados vivemos na expectativa da morte diante das circunstâncias em que vivemos, neste momento em que Paulo se encontrava preso em Roma não era diferente... Homens, mulheres e crianças eram mortas por divertimento, o sangue escorria pelas ruas, ateavam fogo nos cristãos e os usavam como luminárias pelas ruas em Roma, pessoas morrendo de fome, nenês recém nascidos com o menor defeito eram rejeitados, repelidos, descartados... Um mundo sem amor... E mais os cristãos eram lançados na Arena de Jogos romanos... Sabe o que isto significava? A morte!
Mesmo se formos lançados na arena para sermos mortos temos que ter a ousadia de declara: “Será um momento, mas só um momento. Só um momento. Depois estaremos em casa na presença de nosso Senhor Jesus Cristo para sempre. Lembre-se do que o nosso Senhor falou na Cruz: “Pai perdoe-os, pois, eles não sabem o que fazem”. O único caminho é Jesus Cristo, isto significa que o único caminho é o AMOR...” Não se preocupe irmão quando o momento chegar você terá força para fazer o que é certo. A onde aumentou o pecado, a graça transbordou!
Imagine-se olhando para o vasto mar diante de você. Você se abaixa põe a mão na água e trás um pouco de água até você e imediatamente a água começa a escorrer pelos dedos até a mão estar vazia. Está água é a vida do homem! Do nascimento à morte ela está sempre escorrendo por nossas mãos. Até se ir junto com tudo o que você está preso neste mundo. Porém o reino de Deus do qual falo, do qual vivo é como o resto do mar. O Homem vive por aquele punhado de água que escorre pelos dedos, mas aqueles que seguem a Jesus Cristo vivem para aquela expansão infindável de mar. O dr. Lucas testemunhou aos irmãos sobre o apostolo Paulo falando: “nenhum de nós caminhou com Cristo, mas Paulo seguiu mais do que qualquer um de nós. Eu o vi ser espancado, o vi ser apedrejado, e açoitado, e em nenhuma vez ele levantou um dedo contra os agressores”. Porque embora andamos na carne não militamos segundo a carne... E ao próprio Paulo ele falou: “Eu nunca vi Cristo em carne e osso, mais quando ouvi você pregar em Trôade... Meu Deus, eu vi Cristo em você!”. O que dizer de um comande do exército romano que expressou: “Você operou milagres, mas não se gaba por glorias. Você não recebe salário pelo trabalho. Eu esperava mais: pelo menos um homem que ficasse em pé direito. Pois Paulo devido a idade e açoites e tantas coisas que havia passado já não tinha a postura correta, andava meio torto... Você me parece menos um líder, e mais um escravo”. Paulo então diz: “Um escravo que foi libertado por Cristo! Eu me arrependo de muita coisa, cometi muitos erros. Mais de tudo o que eu fiz. Eu fiz por Cristo”. Nunca podemos nos esquecer de como era estar perdido. E ser achado! Por amor ao Senhor somos postos a morte todos os dias. Nos consideramos como ovelhas destinadas ao matadouro. Irmão você desistiria do mundo. Quando Cristo não desistiu de você??? Então este é o final, Paulo foi decapitado. Porem a morte é somente o começo... Vamos nos reencontrar numa nova estrada tenho certeza... VIVER É CRISTO, MORRER É LUCRO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário