sábado, 7 de agosto de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Um mergulho para a vida.

Um mergulho para vida
Texto bíblico: 2 Reis 5:1-18
Introdução:
sempre quando abordamos esta passagem ficamos focados na cura física de Naamã, porém quero lhe desafiar a olhar mais profundo está passagem. E para isto vamos iniciar com duas perguntinhas: primeira será mesmo que houve apenas uma cura física? E segundo, será que Naamã não precisava assim como nós ser tratado em outras áreas em sua vida? Olha o que Jesus disse certa vez aos discípulos: “Em verdade vos digo, tudo o que ligardes a Terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na Terra será desligado no céu” então creio que podemos fazer um paralelismo aqui... “o que ligarmos no espíritual, será ligado no físico, ou seja o que vivemos no espiritual, reflete em nosso físico, e o que desligarmos no espiritual, será desligado no físico”. O que quero dizer é que as vezes para Deus nos curar fisicamente, Ele terá que nos curar espiritualmente, ou seja, curar o nosso interior. Com Naamã, este processo aconteceu exatamente assim, Deus agiu de dentro para fora. Assim é conosco também a Palavra de Deus reverbera em nosso interior, ou seja, a Palavra seja refletida através de nossas vidas, isto gera conversão e para melhor entendimento, gera mudança de vida.
Irmãos a convivência com Deus é um convite a mergulharmos em “águas profundas”. Em Ezequiel 47:5 diz: “E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar”, ou seja, um convite a termos uma Intimidade Profunda com Deus e vivermos o impossível e o sobrenatural de Deus. E tudo isto é um processo diário em nossas vidas. Assim como Naamã, hoje somos desafiados a mergulhar para a vida em Cristo. Amém
Vamos entender um pouquinho cada mergulho de Naamã e se coloque no lugar dele:
1 – Mergulho: “Ouvir a Palavra de Deus” (v.3) – Naamã ouviu de sua esposa, que havia ouvido da “menina israelita” que era escrava na casa de Naamã. Sabe o que isto? EVANGELISMO! A menina tinha tudo para odiar, para ter rancor e magoa, querer se vingar. Porém ela escolheu perdoar e ter compaixão daquela alma doente. Então, possivelmente a menina não tinha acesso direto com Naamã, e isto não a impediu de anunciar o evangelho, ela evangelizou a esposa dele. Que a ouve e repassa o recado ao esposo (v.3). A menina, não usou longos discursos, e nem exaustivo tempo, simplesmente disse: “Se o meu senhor, procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra”. E você tem evangelizado?
2 – Mergulho: “Acreditar e dar credito a Palavra de Deus” (v.4) –
diz a bíblia que Naamã não só deu credito como foi contar ao seu senhor (rei – autoridade sobre sua vida) o que a menina havia dito. Pois acendeu em seu coração a “ESPERANÇA”. Isto acontece conosco quando ouvimos e damos crédito a Palavra de Deus, independente de quem a prega, ministra, fala e anuncia. Amém
3 – Mergulho: “Praticar a Palavra de Deus” (v.5) – ao contar ao rei, ele o autorizou a ir a Samaria. Como é que iria se cumprir a Palavra, a cura se ele não fosse até ao homem de Deus (profeta). E aproveito para fazer uma ressalva, pois há muitas pessoas enganadas e presas pela busca dos falsos profetas. Esta passagem mostra bem o que é ser um genuíno profeta de Deus, que em nenhum momento esta interessado em adivinhar nada, pelo contrário apenas se colocar nas mãos de Deus para cumprir Seus propósitos e que o Nome do Senhor seja glorificado através de sua vida. Olha como age um profeta de Deus... Naamã depois de curado até tentou dar presentes à Eliseu o que ele respondeu: “Juro pelo Nome do Senhor, a quem sirvo, que nada aceitarei”.
4 – Mergulho: “Discernimento” (v.6,7) – desde a criação do homem o que Deus sempre pediu ao homem foi “Obediência à Sua Palavra”. Aqui Naamã obedeceu ao seu rei que era autoridade sobre ele. No v.5 o rei disse: “Vá, eu darei uma carta que você entregará ao rei de Israel”. Então você pode dizer: pastor ele obedeceu? Sim, obedeceu ao rei, porém eu te pergunto o que a menina de Deus orientou? Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra”. Então em cima disto afirmo que faltou discernimento para ele. Ele obedeceu ao homem e desobedeceu a Deus, e isto muitas das vezes fazemos. Qual foi a consequência? Ele foi diante da pessoa errada, que nada poderia fazer pela sua vida. Saiba irmão que antes de qualquer autoridade terrena, Deus é a nossa autoridade, aliais toda autoridade é levantada por Deus, assim diz a Palavra. No final de tudo o que importa é Obedecer a Deus!
5 – Mergulho: “Aproveitar a segunda chance” (v.8,9) – vivemos cometendo erros, porém as Misericórdias de Deus se renovam a cada manhã. O que quero dizer é que Deus a cada manhã nós da uma nova oportunidade de fazermos as coisas de maneira certa, debaixo da Sua vontade. Cabe a cada um de nós querer aproveitar a segunda chance. Naamã o fez, agora de maneira correta. Ele vai até o profeta Eliseu!
6 – Mergulho: “Quebrar o orgulho, a soberba” (v.10-13) – Naamã era um homem orgulhoso, duro de coração. E sabemos que Deus opera em corações “quebrantados”, ou seja, humildes, dependentes de Deus. Então antes de curá-lo por completo era preciso libertá-lo do orgulho. Por isto pede que ele mergulho 7 vezes no Rio Jordão. Rio este que aos olhos humanos, era sem forma, turvo, não tinha beleza nem formosura, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejassem... Assim é com Jesus Cristo também... muitos os rejeitaram e vou mais longe o rejeitam hoje ainda. (Is 53:2). Irmãos quando deixamos o Espírito Santo nos quebrantar, abre-se a janela dos olhos espirituais e ai poderemos ver o Rio Jordão como um Rio onde o povo de Deus viveu experiências sobrenaturais. O rio Jordão de certa forma se assemelha ao cristão, pequeno e humilde...
7 – Mergulho: “Se humilhar na Presença de Deus” (v.14) – lembra no inicio o convite de Deus para mergulhar em águas profundas? Naamã, creio eu que já estava curado, antes mesmo de colocar os pés na água, pois a cura aconteceu de dentro para fora, do seu interior para o seu exterior. A Palavra dz: Se creres correrá um Rio de águas do seu interior... E essas águas são purificadoras, elas curam!!! Ao mergulhar 7 vezes, e aqui o número 7 há um simbolismo interessante, significa: totalidade. Deus concretizou os propósitos de curar e libertar Naamã!
Conclusão: Portanto, esta passagem vai muito além de uma simples cura física. O maior milagre foi a CONVERSÃO de uma alma, cheia de pecado, com as mãos manchadas de sangue, cheia de injustiça, orgulhosa, que vivia de aparência. Diante dos homens Naamã era: um grande homem, muito respeitado, herói de guerra... Mais diante de Deus era “LEPROSO”. Porém a Graça de Deus alcançou este vil pecador.
Agora liberto da idolatria e curado do seu orgulho, ele se mostra diferente: com um coração agradecido diante de Deus e reconhece que só há um Deus vivo e verdadeiro.
Há um hino que diz: “Quando o meu eu e o meu orgulho descer comigo e se misturar... com as águas do rio então subirei como Naamã: CURADO”.
Irmão eu te convido a deixar seu orgulho de lado, viver o processo de cura e libertação de Deus sobre a tua vida. Mergulhar nas águas profundas de Deus. Pois a cada dia precisamos nos aprofundar mais nessas águas do Espírito Santo. Que neste momento você possa permitir que Deus te leve as águas profundas. amém


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário