Texto Bíblico: Genesis 41: 39-43
Eu meditava na vida de José do Egito, ele tem uma história muito interessante. E te convido a aprender mais sobre aquele que começou sua história no poço e terminou no palácio. José é, um jovem sonhador vendido como escravo que acabou se tornando o governador do Egito. Que trajetória admirável, não é mesmo?
O que me impressiona é a reviravolta na vida de José que foi do poço, onde seus irmãos o jogaram, ao palácio do faraó do Egito, do qual era homem de confiança. E toda esta trajetória nos apresenta informações de aplicações pessoais em nossas vidas e ministério.
Exerça seus dons – Quem imaginaria que o dom de interpretar sonhos seria a porta de saída de José da prisão e salvaria os egípcios e povos vizinhos da fome? Quando colocamos os dons recebidos em ação cumprimos o propósito de Deus em nossa vida e podemos viver plenamente cumprindo o nosso chamado. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes” Tiago 1:17
Seja confiante – Agir de maneira confiante é agir com fé. José tinha uma atitude de confiança. Apesar de tantos reveses, ele não desanimou ou desacreditou nas promessas de Deus para ele. Com ousadia e fé traduziu o sonho do egípcio. Muitas vezes as oportunidades passam ao nosso lado, mas pela falta de confiança nos propósitos de Deus para nós, ficamos estáticos.
O fim é mais importante – Independentemente do que ocorreu no nosso passado, sejam feridas emocionais, abandono, abusos, dificuldades financeiras, doenças ou qualquer outro grave problema…O que importa é o que faremos disso. José fez da dor um palco para sua fé. Ele não mergulhou no mar do ressentimento. Ao contrário, manteve-se perseverante na fé e pôde comprovar a boa, perfeita e agradável vontade do pai. “O fim das coisas é melhor do que seu início”. Eclesiastes 7:8
Muitas das vezes dizemos que é difícil seguir Jesus, viver o evangelho de Cristo, ou seja, cumprir a Palavra, a Vontade de Deus e Seus Propósitos, porém será que foi fácil para José? José não foi apenas jogado no poço, ele foi lançado no fundo do poço. Um lugar sombrio, triste e … sozinho. José que sempre fora tratado como o primogênito por Jacó, apesar de ter sido o seu 11º filho, se via na pior situação possível em sua vida. Quantas vezes não passamos por isso? Para José o fundo do poço era, justamente, um poço. Mas para nós o fundo do poço podem ser dívidas? Um relacionamento que caminha mal? Uma vaga de emprego que não aparece? Um desentendimento com um irmão que não conseguimos tratar? O fundo do poço é sim um tipo de morte. Quem está ali tem como único objetivo sair daquela situação para nunca mais voltar. Mas não é simples. Não existe saída fácil para poços. E Jesus Cristo nunca nos prometeu facilidade, pelo contrário no mundo tereis aflições, ou seja, terá que enfrentar os poços da vida, mas tem bom ânimo, Eu estou contigo, Assim diz o Senhor!.
A história de José piorou muito, antes de melhorar. Foi escravizado, preso, maltratado. Mesmo assim nunca desistiu, a amargura e o desanimo não tomaram conta dele. O seu coração nunca se endureceu. E no fim das contas José não apenas sobreviveu, mas prosperou! José se ergueu como o segundo homem mais importante do Egito e reencontrou seus irmãos que foram os responsáveis por tudo que lhe aconteceu. Ele podia muito bem ter lançado seus irmãos também ao fundo do poço, pagado com a mesma moeda, mas José tinha de sobra o que faltava em seus irmãos: Fé! “Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida”. – Gênesis 50:20
Nas mãos de Deus o mal se torna bem. Nas mãos de Deus tudo se faz novo, a luta vira vitória, a tristeza vira alegria, a dor vira felicidade. Vai ser fácil? Não, não vai. Mas com a ajuda de Deus você irá sair deste poço.
Conclusão: ao oferecer histórias como a de José Deus permite que estudemos os seus planos. Com testemunhos como este aumentamos e alimentamos a nossa fé e a nossa esperança. “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar”. – Isaías 43:2,3
Ele não te abandonará! De dentro do seu poço você tem apenas uma escolha: olhar para cima. Apesar de toda tristeza, o poço te força a olhar para cima. E dali virá a mão que te resgatará. Alguém lá de cima virá até aqui embaixo e estenderá a mão para você.
No momento certo, do jeito certo, Ele irá fazer por você o mesmo que fez com José.
Não se esqueça: quando faltar fé, olhe para cima. Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:
Postar um comentário