Simão, o mago, a figura de muitas igrejas hoje em dia!
Texto Bíblico: Atos 8:9-10
Simão, o mago (feiticeiro) era um praticante da feitiçaria em Samaria, que impressionava o povo com magia. Muitos samaritanos achavam que ele era divino e que tinha o poder de Deus, isto é tão verdade que expressavam “- Este homem é o poder de Deus! Ele é “o Grande Poder”! Será que hoje em dia não cometemos o mesmo erro com inúmeras pessoas que vão em nossas igrejas ministrar? Ou mesmo pessoas de dentro da igreja que agem como Simão, o mago e acreditamos ser de Deus? Pense amado???
Simão, o mago é provavelmente a pior figura da igreja cristã. E quero fazer uma ênfase aqui: nos dias atuais, muitas igrejas estão vivendo e agindo igual a Simão, o mago. E vou tentar ilustrar isto para sua compreensão. Não é difícil de compreender o difícil é aceitar isto, pois se o fizer terá que se libertar de muitas coisas e entendimentos errados. Primeira coisa assim como Simão, o mago, estas igrejas tentam comprar dons espirituais visando obter vantagens financeiras, materiais e até mesmo comprar sua salvação e para isto criam inúmeras heresias, levando o povo a declínio espiritual. Este é um dos motivos de tantas pessoas fracas na Fé. Pessoas cheias de dúvidas. Pessoas interesseiras, somente atrás do que Deus pode dar e não do que Ele é. Amém
Vamos ver o relato dessa história, a bíblia diz que quando Felipe chegou em Samaria, no norte da Palestina, para pregar o Evangelho. Ele encontrou, Simão, que atraia muita atenção por praticar “atos” que pareciam sobrenaturais. Preste atenção igreja para ver se tem alguma semelhança com o que estamos vendo dentro das igrejas atuais, pseudo cristãs. Simão, o mago, era especialista em curandeirismo, leitura de sortes, consulta aos astros sobre o futuro, praticas para atrair boa sorte, ou seja, prosperidade financeira e material, etc. Ele era tido como uma pessoa que tinha poder e ganhava bom dinheiro por causa disso. Você está entendendo o que o Espírito Santo quer falar contigo? Felipe por outro lado, chegou no lugar onde Simão vivia e começou a pregar o Evangelho e confirmou sua autoridade espiritual praticando milagres importantes, como curas e expulsão de demônios. E Simão ficou impressionado com o que viu, pois o poder de Felipe era real. Ele então decidiu se “converter” e foi batizado por Felipe, porém eu entendo isto não como uma conversão, no sentido de mudança de vida, mais o que ele fez foi simplesmente tomar um banho, acreditando que isto bastava para ser batizado e receber o poder do Espírito Santo, com isto ficaria mais poderoso, acrescentando alguns recursos ao seu repertório de truques, e poderia ganhar mais dinheiro ainda. Foi nessa altura que chegaram no local os apóstolos Pedro e João, para reforçar o trabalho de Felipe. E Simão, o mago viu os apóstolos impondo as mãos sobre as pessoas, para fazê-las receber o Poder do Espírito Santo, através de dons espirituais. Simão, cobiçou ter o mesmo poder! Aí ele blasfema contra o Espírito Santo, pois procurou os apóstolos e lhes ofereceu dinheiro, se recebesse esse poder. Se atente ao que Pedro respondeu a Simão: - que Deus mande você e o seu dinheiro para o inferno! Você pensa que pode conseguir com dinheiro o dom de Deus? Você não tem direito de tomar parte no nosso trabalho porque o seu coração não é honesto diante de Deus.
Como resultado acabou expulso do meio dos cristãos por Pedro, pois esse ato terrível comprovou que sua “conversão” não tinha passado de uma completa farsa. Infelizmente muitos hoje, assim como Simão, o mago, querem usar o poder do Espírito Santo como um negócio. A feitiçaria procura manipular forças espirituais para fazer a vontade do feiticeiro. Simão, o mago pensou que podia fazer o mesmo com Deus.
Um dom de Deus não pode ser comprado e nem usado para ter lucros, “Deus dá Seus dons a quem Ele quer, na medida que Ele quer” 1Co 12:11. Simão, o mago, como muitos hoje em dia não estava interessado em fazer a vontade de Deus; ele queria obter poder para fazer a sua própria vontade. Alguns vão dizer que Simão, se converteu e outros vão dizer que não se converteu. Eu não vou fugir de colocar o que penso, e não vou ficar em cima do muro, eu acredito sinceramente, que Simão, o mago, é um exemplo da parábola do Semeador, ou seja, de uma semente sufocada pelos espinhos. Esse tipo de pessoa ouve a palavra, mas não amadurece porque segue suas vontades pecaminosas. Portanto, creio que Simão, o mago, aceitou a palavra, porém por motivos exclusos, ele estava mais maravilhado com o poder e os milagres dos apóstolos do que com a Mensagem da Salvação de Jesus.
Conclusão: Simão. O mago, pagou um preço terrível pelo que fez: simplesmente, perdeu sua salvação. Mais pastor só Deus sabe se ele foi salvo ou não, sim meu amado e é justamente por isto, você sabe o que Deus disse: “que feiticeiros não entrarão no Reino dEle!” Ap 21:8. E o mesmo vai acontecer com quem cometer o mesmo tipo de erro. Saiba que Dons Espirituais são manifestações de Deus que nos transmitem poder para fazer a obra de Deus. Não podem nunca gerar vantagens pessoais, de qualquer espécie. A única recompensa que a pessoa pode ter é a Alegria de fazer essa obra. O que passar disso não vem de Deus, é obra maligna. Amém

Nenhum comentário:
Postar um comentário