sábado, 27 de novembro de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Jesus o Médico dos médicos.

Jesus, o Médico dos médicos!
Mateus 4:23-24

Deus conhece cada célula do seu corpo, e nada que acontece na sua vida é uma surpresa para Ele. O Seu poder não tem limites, e Ele pode ordenar a cura para você, seja na área física, emocional, psicológica ou espiritual. Creia e clame pelo poder do alto! amém
Quero iniciar esta mensagem com uma ilustração: “Houve uma grande rainha na Inglaterra que estava à morte. Desesperada, ela convocou todos os médicos do país, e disse: “Ofereço metade do meu reino àquele que conseguir me dar mais seis meses de vida”. Entretanto, o prêmio não foi entregue. A rainha faleceu poucos dias depois. De nada adiantou a sua fortuna, importância e poder. Nenhum homem poderia dar-lhe o que pedia. Há coisas que só Deus pode fazer. Meu querido amigo, Jesus é o Médico dos médicos, Aquele que possui as armas mais poderosas contra qualquer tipo de doença e que pode renovar a sua saúde, e está agindo por você. Você crê? Eu pergunto isto, pelo simples fato que todos os que crêem em Sua existência sabem que Ele tem todo o poder para curar! Onde acabam ou se esgotam todos os recursos da ciência aí começa o Seu poder de restaurar totalmente o enfermo, de reverter o quadro que, do ponto de vista humano, é irreversível. Ele enxerga além do exterior, além dos exames mais sofisticados, além do cirurgião que abre ou opera o paciente. Vislumbra as entranhas mais profundas, olha com exatidão os porões do subconsciente. Percebe nitidamente a divisão da alma e espírito, discernindo pensamentos e intenções do coração (Hb 4:12). O Mestre, Salvador e Senhor vai muito além da capacidade humana. Ele percebe, por exemplo, que uma enfermidade tem origem nas amarguras, ressentimentos, traumas, violações, rejeições, violência, perdas não assimiladas, etc. São as chamadas doenças psicossomáticas. Há situações em que o médico ou a médica não consegue ver, mas o Mestre as observa perfeitamente. Como Médico dos médicos, Jesus vê as intenções do coração. Ele sabe que o ódio, o egoísmo, o orgulho, a autossuficiência, a maldade, a vingança, a inveja, a futilidade, a ganância, a violência, a imoralidade, a desobediência, a rebelião, a maledicência, a amargura, o ressentimento, a volúpia pelo ter ou o consumismo, a ansiedade, a mentira são sintomas da enfermidade do coração humano, herdada de Adão. Jesus Cristo sabe que o homem tem uma cardiopatia congênita, e a indicação é o transplante. Só Ele pode fazer a troca do coração! Por esta razão o profeta Jeremias disse: “ENGANOSO É O CORAÇÃO, MAIS DO QUE TODAS AS COISAS, E PERVERSO: QUEM O CONHECERÁ? EU, O SENHOR, ESQUADRINHO (EXAMINO, SONDO) O CORAÇÃO, EU PROVO (EXAMINO, SONDO) OS RINS: E ISTO PARA DAR A CADA UM SEGUNDO O FRUTO DAS SUAS AÇÕES” (Jr 17:9,10). O Rei Davi, rei de Israel, declarou: “Em pecado fui formado, em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51:5). O rei sabia muito bem que o homem já nasce em pecado. Está no seu DNA. Porém, Jesus Cristo nos dá o remédio para a cura. Os componentes são, a partir dEle: “humildade, quebrantamento, mansidão, fome e sede de justiça, misericórdia, pureza de coração, paz, paciência nos tempos difíceis, alegria diante dos que nos fazem sofrer (Mt 5:1-12). Todos providos pelo amor que vem dEle! Na verdade, o próprio Senhor Jesus é o remédio completo para a nossa enfermidade herdada – a natureza perversa, má. Ele nos deixou as Escrituras como um Manual de Orientação para toda a vida. As Escrituras expõem o diagnóstico e o prognóstico.
O Senhor Jesus Cristo, como o Médico dos médicos, nos convida, dizendo: “Vinde a mim todos vós que estais cansados, sobrecarregados, oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrarei descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11:28-30).
Jesus Cristo consegue perfeitamente ouvir a nossa dor, Ele sabe a origem da dor...
Dr. Paul Brand, cirurgião de mão, que trabalhava com leprosos na Índia, disse: “Ouça sua dor. É seu corpo falando com você”. Jesus Cristo “levou sobre as nossas enfermidades com as nossas dores” (Is 53).
Hudson Taylor, missionário-médico, cirurgião britânico na China (metade do século 19), declarou: “Meça sua vida pelas perdas e não pelos ganhos; não pelo vinho consumido, mas pelo vinho oferecido, pois a força do amor se põe em sacrifício do amor, e o que mais sofre mais tem pra dar” (Ele perdeu sua filha e sua esposa na China).
O Senhor Jesus Cristo deu a Sua vida por nós na cruz. Ele mesmo disse: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós, disse Ele, sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando” (João 15:13,14).
O Dr. John White, psiquiatra cristão canadense, já falecido, testemunhou uma grande verdade: “Quanto mais medito na morte de Cristo, tanto mais ela me impressiona. Mas de uma coisa tenho certeza: ela não clama por pena, mas por admiração e assombro, pela maior façanha da história humana, realizada pelo homem mais poderoso e santo da história, o Deus-Homem. Foi a suprema conquista do amor, realizada em função de uma alegria colocada adiante. E nós somos chamados para um compromisso: seguí-LO ao longo do caminho da cruz, ‘fixar os olhos em Jesus’.
Conclusão: Não há problema sem solução nem doença sem cura para Jesus, o médico dos médicos. Ele curou toda sorte de doenças e enfermidades. Andou por toda parte fazendo o bem, oferecendo alívio aos cansados, paz aos aflitos, libertação aos cativos e cura aos enfermos. Ele purificou os leprosos, deu vista aos cegos, audição aos surdos, fala aos mudos. Ele levantou os coxos e ressuscitou os mortos. Curou as doenças do corpo e terapeutizou as emoções amassadas pelas tragédias da vida. Enxugou as lágrimas dos tristes, aprumou os abatidos e trouxe esperança aos que jaziam na vala do desespero. Como médico supremo, Jesus pode curar as doenças que assolam seu corpo e perdoar os pecados que atormentam a sua alma. Ele pode estancar suas lágrimas, fechar suas feridas e restaurar sua sorte. Para Ele não tem causa perdida nem coisa demasiadamente difícil. Ele pode tudo quanto quer. Para Ele não tem doença incurável nem problema sem solução. Ele é o Deus dos impossíveis, o Senhor das causas perdidas, o fundamento da nossa esperança. A última palavra não está nas mãos dos entendidos deste século, nem mesmo nas mãos da Ciência. A última palavra está nas mãos de Jesus. Ele pode tudo quanto quer. Ele é o médico dos médicos. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário