sábado, 4 de dezembro de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Como está sua Visão Espiritual?

Como está sua Visão Espiritual?
Texto Bíblico: Marcos 8:22-26

Primeiramente para respondermos está questão precisamos entender o que é Visão espiritual? De uma forma simples e direta... Visão espiritual envolve ver além do mundo natural para o mundo espiritual. É compreender o divino propósito de Deus e reconhecer sua parte no plano Dele. Crentes que estão espiritualmente “perecendo” estão em uma das seguintes categorias:
• Eles não têm visão espiritual.
• Eles receberam uma visão espiritual mas têm sido desobedientes a ela.
• Eles têm uma visão, mas não sabem como cumpri-la. Eles têm tentado e falhado ou talvez nunca tenham tentado de fato.
Visão espiritual providencia uma clara imagem do que Deus quer que você faça e então dirige cada passo de sua vida cristã para realizar este objetivo.
Vamos aprender um pouco com esta passagem de Marcos capítulo 8: Jesus chegou a Betsaida – a primeira observação que quero destacar é que Jesus vai a um lugar, cujo histórico é de pertencer a uma das cidades impenitente – cidade em que não há arrependimento; o contexto da localidade é de sofrer o juízo de Deus, porque não se converteram e não creram em Jesus. Vejam que Betsaida foi a localidade em que Jesus operou muitos milagres, mas mesmo com tantas manifestações do poder de Jesus, isso não foi suficiente para que o povo se convertesse ao evangelho. Podemos ver que milagre não salva, mas sim a fé – (Mt 11:21-22) – E é nesse local, que trouxeram a Jesus um homem cego e rogavam-Lhe que o curasse. Jesus tomou o homem pela mão e o levou para fora da aldeia – Vejam, que Jesus conduz o homem para fora daquele ambiente – qual era o ambiente? De pecado e incredulidade – porque nada adiantaria o milagre gerado em terra incrédula, porque logo seria transformado em obras do acaso; então Jesus conduz o homem para fora da aldeia. Então Jesus, cuspiu nos olhos daquele homem e impondo-lhe as mãos, pergunta o que vê? A resposta do cego é interessante, porque Jesus pergunta o que vês e ele responde: Vejo homens como árvores. E aqui há algumas verdades espirituais a serem observadas: A visão distorcida do cego estava em torno dos homens – e olhar para o homem antes mesmo de olhar para Cristo, pode tornar a visão embaçada, distorcida e pode até causar cegueira. Este texto, é muito parecido com o que temos em Mateus 7:5 (sobre o ato de julgar os outros) – Quando nossa mentalidade está sendo alimentada no que o outro é, vou tornando minha visão limitada acerca de mim e vou encontrando cada vez mais defeitos no outro; a visão se fecha quando passamos a fitar o olhar no homem. Então, Jesus toca-lhe novamente em seus olhos, só que agora, ele olha firmemente e sua visão é reestabelecida – A visão do homem é aberta, a medida que ele firmemente olha para Jesus, passando a enxergar longe – porque quem se depara com a luz do evangelho, consegue vê longe e não está mais cego. Quem está na luz, que é Cristo Jesus, já não tem mais prazer nas trevas – porque a luz do evangelho clareou em sua mente; a visão aberta nos faz olhar muito além do nosso próprio entendimento; a visão aberta nos torna sensíveis a voz do Espírito Santo.
Por fim, Jesus dá uma ordem: vai para sua casa e não entres na aldeia – Aqui há um ponto que merece destaque – Enquanto este homem esteve dentro da aldeia, ele era cego; nada adiantava ser curado se não estivesse disposto a abandonar aquilo que lhe causava cegueira; a aldeia aqui representa o impedimento para que a visão dele fosse reestabelecida; e voltar para a aldeia seria o mesmo que voltar ao seu estado miserável e cegueira.
Como podemos aplicar, estes ensinamentos em nossa vida diária?
A obra que Deus quer realizar em nossas vidas nem sempre será instantânea, ela poderá ser gradual e progressiva; o fato é que muitas vezes precisaremos nos desprender daquilo que nos causa cegueira espiritual, aquilo que ofusca as verdades do evangelho e nos torna cegos espirituais.
Agora que você conheceu a luz do evangelho, você precisará se cercar de pessoas, de ambientes e lugares que amplie sua visão e não que te torne cego!
Veja que Jesus manda este cego voltar para sua família – porque possivelmente, ele se deixou atrair pelos encantos e palavras de incrédulos e quando menos se deu conta, já não conseguia mais enxergar, estava cego; vai ficar com a sua família, aqueles que te amam, aqueles que cuidam de você que te corrige e que quer o seu bem.
Não retorne à sua condição anterior, porque pode ser que você não consiga mais enxergar com tanta nitidez.
Betsaida não é o seu lugar; estando lá, você corre sérios riscos de ser carregado por alguém (e como um cego irá guiar outro cego) ou ainda sofrer o juízo de Deus.
Conclusão:
Que o Senhor nos dê a graça de termos nossa visão sempre aberta, não olhando para o homem e suas fragilidades, mas olhando para o Senhor que é o autor e consumador da nossa fé. Que tem planos para nós, apesar de nós, que tem todo poder para nos fazer superabundar em toda boa obra e que tem prazer em abençoar a todos os que confiam em seu Nome!
Termino com está questão: Como está sua visão? Não responda para mim, responda para Deus? amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário