sábado, 26 de fevereiro de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: Andar no Espírito.

ANDAR NO ESPÍRITO
"Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito" (Gálatas 5:25).

Aqui está uma instrução muito simples vinda do apóstolo Paulo. Ele está nos dizendo em termos simples: "Se o Espírito Santo está vivendo em você, deixe que Ele tenha o controle total sobre a sua vida. Todos devemos ser guiados pelo Espírito". O Espírito Santo foi enviado para ser o nosso guia constante e infalível, e Ele habita todos os que confessam Cristo como Senhor e Salvador. O Espírito reivindica nossos corpos como Sua moradia, reinando e habitando nossos corações. A maioria dos cristãos não tem problema em aceitar que o Espírito Santo nos guia a Jesus. E não temos problema algum em crer que o Espírito está continuamente operando em nós, a cada momento. Muitos de nós já apelamos a Ele incontáveis vezes em busca de consolação em nossos momentos de crises. Damos honra ao Espírito, pregamos sobre Ele, ensinamos sobre os Seus dons e frutos. Oramos para Ele, O buscamos, suplicamos que Ele rasgue os céus e reavive Sua igreja. E muitos cristãos têm experimentado genuínas manifestações do Espírito. Mas me parece que conhecemos muito pouco sobre o que significa andar no Espírito. Se eu lhe perguntasse o que significa andar no Espírito, você poderia descrever o que é? Compreender a verdade sobre andar no Espírito poderia livrar muitos da confusão, de contendas, da angústia, da indecisão, inclusive dos desejos da carne. Então, o que é a verdade? Paulo resumiu-a claramente: "Andemos também no Espírito" (GL 5:25).
Há somente duas formas de um cristão andar: na carne, ou no Espírito. A carne tem sua própria vontade teimosa, e age conforme lhe convém. Faz tudo que escolhe fazer, e então pede que Deus abençoe essas escolhas. Ela chega e diz, "O Senhor me deu juízo perfeito, e posso fazer escolhas inteligentes. Não tenho de esperar nEle por orientação. 'Faça a sua parte e eu te ajudarei'". Mas andar no Espírito é justamente o oposto. Rendemos a nossa vontade ao Espírito Santo, e confiamos em Sua voz tranqüila e suave para nos dirigir em todas as coisas. De fato, o Espírito Santo foi enviado para instalar o completo governo de Cristo em nossas vidas. A Bíblia nos diz, "O Senhor firma os passos do homem bom" (Sl 37:23), e o Espírito faz este ordenamento. Ele deseja guiar e dirigir cada mover nosso.
Simplificando, devemos andar em total submissão ao Espírito Santo, assim como Cristo andou em constante e absoluta submissão ao Pai. Jesus testificou, "O Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho semelhantemente o faz" (Jo 5:19). "Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou" (5:30). "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim à vontade daquele que me enviou... eu vivo pelo Pai" (6:38, 57). Como seria possível achar que não temos de depender do Pai em todas as coisas, quando Cristo mesmo disse que Ele o fazia? Como enamorados por Jesus e seguidores dEle, deveríamos ousar pensar que conseguiríamos fazer o que o nosso Salvador e Senhor não fez? Jesus esperava no Pai, sempre buscando ter a mente de Deus. Se formos honestos, iremos admitir que o céu é freqüentemente o último lugar que buscamos quando buscamos orientação. Na maioria das vezes, corremos atrás de conselheiros, ou gastamos horas no telefone com amigos, buscando conselhos: "O que você acha? Será que é uma boa idéia fazer deste jeito? Você acha que eu devo fazer isto?". É triste dizer, mas recorremos ao Espírito Santo como última opção, se é que chegamos a tanto.
Irmãos nós podemos ser cheios com o Espírito Santo - orando e cantando no Espírito, ou experimentando manifestações do Espírito - mas nós ainda devemos nos comprometer a executar as ordens dEle. Se nós não esperamos por sua direção em todas as coisas, nós simplesmente não estamos andando no Espírito. As instruções de Paulo fazem esta distinção de forma clara: "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito" (Gl 5:25).
O apóstolo ousadamente declara, "Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio" (2 Co 1:20). De acordo com Paulo, o andar no Espírito começa quando damos um confiante e teimoso "sim divino" para todas as promessas de Deus. Isto significa ter a confiança inabalável de que Deus irá cumprir todas as promessas que há em Seu livro para nós. Diz, "Pai, eu tenho lido Tuas promessas, e digo sim à cada uma delas. Eu creio na Tua palavra para mim". Considere a admoestação de Tiago: "Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa" (Tg 1:6-7). Então "Apenas diga sim!".
Agora nós sabemos o que é um "sim divino". Então, o que Paulo quis dizer com "Amém" no mesmo verso? A palavra significa, literalmente, "Que assim seja. Você pode confiar nisto". No contexto da passagem, "Amém" quer dizer, "Eu creio na Tua palavra para mim, Senhor. Que assim seja em minha vida".
Conclusão: Avalie as promessas que Deus tem feito para nós, e veja se a sua resposta para elas é "Sim e Amém". O Senhor lhe confirmou, lhe selou, lhe encheu e ungiu com o Seu Espírito Santo. "Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo, nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração" (2 Co 1:21-22). Você não pode andar no Espírito até que creia que está cheio do Espírito. E a verdade é, o Espírito Santo está conosco o tempo todo, mesmo quando caímos no pecado. Na verdade, precisamos dEle tanto quando erramos quanto quando fazemos o certo. Hoje, toda uma geração de cristãos está tomando decisões sem consultar o Espírito Santo. Muitos crentes estão agindo com medo e desespero, sem fé nas promessas de Deus. Eles simplesmente decidem o que fazer por conta própria, baseados no que pensam ser o melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário