Hoje iremos aprender um pouco com a vida de Eliezer, que foi o servo pessoal de Abraão mencionado em a Bíblia no livro de Gênesis, no A.T. (Gn 15:2). Olha que interessante, o nome Eliezer provavelmente significa “Deus é minha ajuda”. Não há quase nenhuma informação sobre a história de Eliezer na Bíblia. Na verdade, Eliezer, o servo de Abraão, é citado apenas uma única vez no texto bíblico numa referência, que, inclusive, indica que ele era originário de Damasco. Por isso ele é chamado de “damasceno”. O registro bíblico ainda informa que Eliezer era o principal servo de Abraão. Nessa posição, ele desfrutava do privilégio de ser o seu herdeiro adotivo antes do nascimento de seus filhos biológicos. Naquele tempo, era comum que um casal sem filhos adotasse alguém de fora de seu círculo familiar sanguíneo para ser o seu herdeiro. De acordo com esse costume, o servo adotivo servia o casal estéril até que os seus senhores morressem, vindo então a herdar todos os bens da família. Mas se caso o casal gerasse um filho, então o servo adotivo passava a ocupar o segundo lugar na posição de herdeiro. Este pequeno relato sobre Eliezer é para demonstrar o caráter deste servo, e como ele foi grato e obediente ao seu senhor, pois ele poderia ter tramado, ter se rebelado e até mesmo desobedecido a Abraão, porém ele escolheu OBEDECER! Hoje em dia filhos sanguíneos e adotivos tem matados seus pais, por muito menos. Não é verdade?
No capítulo 24 de Gênesis começamos a ver a história de Isaque e Rebeca, uma linda história de amor, que só foi possível porque antes houve uma história de obediência. Ai você pode perguntar o que Isaque e Rebeca tem a ver com Eliezer? Tudo! Foi através da vida de Eliezer que os dois puderam se conhecer... Vamos ver como foi?
V. 1-4 “Abraão já era velho, de idade bem avançada, e o Senhor em tudo o abençoara. Disse ele ao servo mais velho de sua casa, que era o responsável por tudo quanto tinha: "Ponha a mão debaixo da minha coxa e jure pelo Senhor, o Deus dos céus e o Deus da terra, que não buscará mulher para meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou vivendo, mas irá à minha terra e buscará entre os meus parentes uma mulher para meu filho Isaque".
Abraão queria que Isaque se casasse em família. Esta era uma prática comum e aceitável naquele tempo, que possuía a vantagem adicional de evitar a união com famílias vizinhas pagãs. Mais preste atenção num detalhe que demonstra que Deus não está preocupado com “tradições” e “costumes” ... Naquela época a esposa do filho costumava ser escolhida pelos pais, e era comum uma mulher casar-se no inicio da adolescência. Entretanto, Rebeca era provavelmente mais velha! Deus as vezes quebra padrões... para demonstrar que Ele está no controle de tudo! O desejo de Abraão era que Isaque permanecesse em Canaã, mas não se casasse com nenhuma moça do local, revelando um contraste com o modo pelo qual Agar escolheu uma esposa para Ismael. A fim de permanecer na Terra, teria sido mais fácil para Isaque casar-se com uma moça da região, mas Abraão desejava acima de tudo Obedecer a Deus e ele via no dia a dia que as moças daquele lugar já estavam amoldadas aos padrões mundanos da região. Com isto aprendemos que a nossa Obediência a Deus tem que ser plena e completa!
Eliezer, o servo de Abraão pediu a Deus direção para esta importante tarefa obviamente Eliezer, muito aprendera sobre a fé e sobre Deus com o seu senhor Abraão. E cabe uma pergunta: O que os membros de sua família e amigos têm aprendido sobre deus através do seu testemunho pessoal?
Temos que ser como Abraão, ou seja, darmos exemplos de fé dependente totalmente de Deus. E sermos como Eliezer, pedir direção a Deus antes de qualquer decisão!
V. 9-14 “Então o servo pôs a mão debaixo da coxa de Abraão, seu senhor, e jurou cumprir aquela palavra. O servo partiu, com dez camelos do seu senhor, levando também do que o seu senhor tinha de melhor. Partiu para a Mesopotâmia, em direção à cidade onde Naor tinha morado. Ao cair da tarde, quando as mulheres costumam sair para buscar água, ele fez os camelos se ajoelharem junto ao poço que ficava fora da cidade. Então orou: "Senhor, Deus do meu senhor Abraão, dá me neste dia bom êxito e seja bondoso com o meu senhor Abraão. Como vês, estou aqui ao lado desta fonte, e as jovens do povo desta cidade estão vindo para tirar água. Concede que a jovem a quem eu disser: Por favor, incline o seu cântaro e dê-me de beber, e ela me responder: 'Bebe. Também darei água aos teus camelos', seja essa a que escolheste para teu servo Isaque. Saberei assim que foste bondoso com o meu senhor".
O sinal pedido era ligeiramente incomum. A hospitalidade da época requeria que a mulher que estivesse no poço oferecesse água aos viajantes cansados, mas não a seus animais. Portanto, Eliezer pediu apenas que Deus lhe mostrasse uma mulher com atitude solícita, alguém que fosse além das expectativas. A oferta para servir água aos camelos indicaria esse tipo de atitude. Eliezer não pediu uma mulher bonita ou saudável. Ele sabia a importância de se ter o coração certo, e pediu a Deus que o ajudasse nesta tarefa. Rebeca era fisicamente bela, mas o servo procurava um sinal de beleza interior. A aparência é importante para nós, e gastamos tempo e dinheiro para torna-la agradável. Mas para isto posso te oferecer um tratamento infalível: Paciência, Bondade, e Alegria, isto nos ajudam a ficar realmente belas – por dentro. O espírito solicito de Rebeca foi claramente demonstrado através de sua disposição e rapidez ao retirar água para Eliezer e seus camelos. E deixa eu já te falar que não foi nada fácil para Rebeca. Os vasos utilizados para carregar água eram grandes e pesados, mais ou menos 25 galões por camelo, pois eles estavam há vários dias sem beber água. Ao ver Rebeca em ação, Eliezer soube que esta era a mulher com o coração disposto a fazer muito mias do que o mínimo.
Conclusão: assim que o servo de Abraão soube que Deus atendera ao seu pedido, ele orou e agradeceu a Deus por sua bondade e direção. Você tem orado e agradecido? Saiba que Deus também nos usará e guiará se crermos como Eliezer. E nossa primeira atitude deve ser de adoração e agradecimento por Deus escolher trabalhar em nós e através de nós. Para terminar: no seu sermão Profético, Jesus proferiu uma Parábola de grande significado para as nossas vidas, que esperamos a Sua Vinda. No texto, Ele exortou seus servos à Vigilância ante a Sua Vinda iminente, chamando a atenção par ao ARREBATAMENTO e a GRANDE TRIBULAÇÃO. “O Senhor respondeu: "Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido? Feliz o servo a quem o seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar. Garanto que ele o encarregará de todos os seus bens”. Lc 12:42-44. Que possamos seguir o exemplo do mordomo Eliezer, como foi fiel, mostrando características de um verdadeiro homem de Deus.
“Quando somos usados por Deus para abençoar outros servos do Senhor, nos tornarmos honrados como estes”.
Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário