sábado, 12 de março de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: O erro do profeta Balaão?

O ERRO DO PROFETA BALAÃO?
Texto Bíblico: 2 Pedro 2:15-16

Balaão era um feiticeiro, um agoureiro, profeta, chamado para amaldiçoar pessoas. Na época do A.T. cria-se em maldições e benção. Acreditava-se que os feiticeiros usavam o poder dos deuses para tal. Hoje é diferente disto? Creio que não, em nossos dias vemos esse contexto claramente, quando as pessoas vivem consultando tarôs, cartomantes, adivinhos, buscando feitiçaria e macumbaria, etc. Vou exemplificar, nos potes da cidade tem inúmeros cartazes, anunciando o seguinte: “Fazemos trabalho de amarração” “Leio as mãos, jogasse cartas” “campanhas de quebra de maldição” etc... 
A pergunta é? Isto não é o que Balaão fazia?
O rei de Moabe quis que Balaão usasse o poder do Deus de Israel para amaldiçoar esta nação. Mas Deus transforma maldição em bênção! Moabe, esperava que Balaão por meio de sacrifícios e encantamentos, fizesse que Deus se voltasse contra o Seu Povo. Nem Balaão nem Balaque, rei de Moabe tinham qualquer ideia com quem estavam lidando. Com o Deus Vivo, Único e Verdadeiro! Hoje não é diferente, muitas pessoas desconhecem a Deus, vivem de aparência, e enganam a muitos. Você pode se perguntar, mas pr. Euzebio Galdino, por que Deus falou através de um feiticeiro? Deus quis falar aos moabitas; estes já haviam escolhido Balaão. Ele estava disponível para que Deus o usasse, assim como havia usado o malévolo Faraó, a fim de cumprir Sua vontade no Egito. Aliais, me chama a atenção que a Palavra de Deus diz que o próprio Deus endurecia o coração de Faraó, sabe por que? Deus estava tratando com o Seu Povo e consequentemente com os egípcios. Hoje Deus também permite muitas coisas para nos provar...
Balaão levava a sério a função profética (como muitos profetas de hoje, cuidado!), mas seu coração era dúbio. “Onde está seu tesouro também está o seu coração”. Ele tinha algum conhecimento sobre o verdadeiro Deus, mas não o suficiente para abandonar sua mágica e voltar-se completamente para o Senhor (portanto ele conhecia a Palavra de Deus, mais não a praticava, e pior a distorcia em beneficio próprio). Embora esta história nos leve a crer que Balaão tenha se voltado completamente para o Eterno, outros textos bíblicos mostram que ele não resistiu ao dinheiro e á Idolatria (Nm 31:16; 2 Pe 2:15; Jd 1:11). Isto acontece muito em nossos dias conhecemos alguém com uma vida totalmente distante de Deus, e acontece dela aceitar á Cristo e reconhecem Deus em sua vida, porém com o passar dos dias, está pessoa vai se distanciando de Deus e voltando ao vômito do pecado. E em muitos casos, os motivos são os mesmo de Balaão, DINHEIRO E IDOLATRIA.
Deus permitiu que Balaão fosse com os mensageiros de Balaque, mas ficou furioso com a atitude avarenta dele. Balaão declarou que não seria contrario as determinações de Deus por dinheiro, mas começou a fraquejar em sua decisão. A cobiça pelas riquezas oferecidas por Balaque cegou Balaão a ponto de não poder ver que Deus tentou pará-lo na estrada. Embora tenhamos consciência sobre o que Deus deseja que façamos, podemos ficar obcecados por dinheiro, fama, poder e ou prestígio. Evitaremos o erro de Balaão se abandonarmos o fascínio da fama ou da fortuna e almejarmos os benefícios que alcançaremos por servirmos a Deus.
Balaão foi uma figura notável do A.T. embora não pertencesse ao povo escolhido de Deus, reconheceu Yahwed (Deus) como o Verdadeiro e Poderoso Deus. E muitos hoje também reconhecem, conforme seus próprios interesses. Mas, Balaão não cultuou ao Senhor como o único Deus. A história desse profeta expõe a decepção de manter uma fachada externa de espiritualidade para encobrir uma vida interna corrupta. Preste atenção, Balaão era um homem disposto a obedecer ao comando de Deus desde que pudesse tirar algum proveito. Esta mistura de motivações, obediência e lucro, levou Balaão à morte!
Embora ele tivesse percebido o incrível poder do Deus de Israel, seu coração estava seduzido pelas riquezas que poderia ganhar em Moabe. Isto nos ensina que “as motivações são tão importantes quanto às ações”.
Conclusão: cada um de nós passa pelo mesmo processo. Quem somos de alguma forma virá à tona, destruindo quaisquer máscaras que possamos ter colocado para cobrir nosso verdadeiro eu. É por isto que teremos muitas surpresas nos céus. Como assim pastor Euzebio Galdino? A Palavra de Deus diz que muitas pessoas que jamais imaginaríamos que estivesse salva estarão, por outro lado muitas pessoas que temos certeza que serão salvas não serão. E por que isto? Pelo simples fato de viverem apenas de aparência. Mas Deus conhece profundamente a todos nós! Jesus mesmo foi bem claro quando disse: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”. Mt 7:21, e continuando Ele disse: “Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?'” Mt 7:22. Tudo o que estamos falando, não é? Olha a resposta direta de Jesus: “Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!” Mt 7:23.
Amém não vou falar mais nada. Creio que agora ao ouvir esta palavra você possa elaborar a sua própria conclusão e se for o caso se arrepender e se converter diante de Deus... Entregando a sua vida totalmente a Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário