Texto Bíblico: Marcos 14:3-9
Aqui neste texto, encontramos o relato sobre uma mulher que entendeu sua real condição de vida, que reconheceu o poder transformador e restaurador de Jesus, que ao se encontrar com o Salvador, teve a vida transformada e decidiu entregar-se por completo e viver as virtudes do reino de Deus em sua vida. E você já entendeu a sua real condição de vida? Já teve a sua vida transformada? E já decidiu entregar a sua vida por completo ao senhoril de Cristo?
Vamos aprender com a vida de Maria Madalena lições valiosas para aplicarmos em nossas vidas...
Essa história passa-se em Betânia, uma vila a pouco mais de três quilômetros de distância de Jerusalém e a seis dias da Páscoa, ou seja, em apenas alguns dias, Jesus seria crucificado. A pequena vila estava bastante cheia em virtude da presença de Jesus, que passaria a noite na casa de Lázaro e cearia na casa de Simão, um homem a qual curara da lepra. Era um jantar muito especial, e muitos judeus estavam presentes, pois além da aparente gratidão de Simão pela milagrosa cura operada por Jesus, as pessoas estavam ansiosas para ouvir Lázaro, a qual Jesus havia ressuscitado dos mortos (Jo 12:1), enquanto Marta servia os convidados à mesa.
Não basta reconhecer Cristo como Senhor é preciso ter atitude de entregar a sua vida à Ele! Quais foram as atitudes de Maria Madalena?
GRATIDÃO: Maria Madalena demonstrou ter um grande sentimento de gratidão por Jesus. A maioria das pessoas que seguiam Jesus, o faziam de forma egoísta, pensando em ter alguma recompensa pessoal. Pense bem, os famintos o seguiam esperando receber comida em algum momento; os doentes esperam a cura; os culpados queriam algum tipo de consolo emocional; os religiosos da época os seguiam para conseguir argumentos para o prenderem, e até mesmo os discípulos esperavam alguma recompensa no reino vindouro com posições de destaque. Maria Madalena, não estava seguindo Jesus por esperar algo em troca, mas pelo amor e gratidão que tinha por tudo o que Ele já havia feito por ela. Jesus havia expulsado sete demônios que a dominavam por anos além de ter ressuscitado seu irmão Lázaro.
PRIORIZOU ESTAR COM JESUS: A gratidão de Maria Madalena não estava apenas em palavras, não estava apenas em reconhecer o que Jesus havia feito por ela, Maria priorizava estar com o Mestre, ela queria se deleitar com os ensinos e valores do Reino de Deus. Enquanto Maria estava aos pés de Jesus, priorizou ouvi-lo, sua irmã Marta ficou chateada por ela não estar ajudando nos afazeres da casa e a preparar comida para Jesus e os discípulos. Jesus alertou Marta do perigo de desprezar o que sua irmã Maria decidiu fazer, tentando impor sobre ela afazeres que são importantes, mas não era o alimento espiritual. Maria havia entendido que se deve buscar primeiro o Reino de Deus e Sua justiça, na certeza de que todas as outras coisas nos serão acrescentadas. Maria sabia que quando estivera longe de Jesus, os espíritos malignos dominavam sua vida, e não queria em hipótese alguma se afastar do Mestre.
ENTREGOU O QUE TINHA DE MELHOR: O texto de Marcos 14 no verso 3, diz que o perfume era de preciosíssimo nardo puro, e quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. Estudiosos afirmam que o frasco de alabastro continha perfume extraído de nardo puro, ou seja, extraído diretamente das raízes secas do nardo do himalaia. Maria Madalena, não poupou esforço de demonstrar, todo seu amor e gratidão por Jesus ter transformado sua vida, por ter trazido sua dignidade de volta, restaurado seus laços familiares e feito-a viver novamente no meio da sociedade. Ela deu tudo o que tinha para Jesus, ela pensou no melhor para o Senhor.
Sua principal intenção era adorar com seu melhor, Aquele que havia lhe resgatado das garras do inimigo. Maria se prostrou aos pés de Jesus, lavando-os, enxugou-os com seus cabelos (Jo 12:3). Ela entendeu que não existe lugar mais alto no mundo do que estar aos pés de Jesus, ela teve um ato de gratidão e reconhecimento da grandeza de Cristo não apenas para sua vida, mas para todo o plano da redenção.
NÃO SE PREOCUPOU COM O JULGAMENTO DAS PESSOAS: Maria não se deteve pelo julgamento de terceiros e demonstrou publicamente ser fiel e grata ao Senhor, expressando isso com ações e de forma pública. Ela não buscava ser melhor que as pessoas que estavam na festa, não buscou ter esse gesto de amor e reconhecimento para ganhar aplausos das pessoas, status ou reconhecimento de Jesus. Mesmo assim, Maria Madalena enfrentou julgamentos dos presentes na ocasião:
a) JUDAS - Jo 12:4-5 “Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Porque não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?” Para se ter uma ideia, o valor do vaso cheio de perfume de puro nardo valia 300 denários o que hoje valeria por volta de 24 a 30 mil reais, o que nos mostra que Maria estava querendo dar o melhor para Jesus. Quando olhamos a fala de Judas e considerando o costume da época de ajudar aos pobres no período da Páscoa, parecia que ele queria fazer algo bom para ajudar o próximo, porém, suas atitudes tinham apenas um objetivo, que era tirar proveito da situação, desviar recursos e desmerecer a ação de Maria Madalena.
b) OS DISCÍPULOS - Influenciados pelas críticas de Judas, os discípulos logo começaram a murmurar e reclamar da atitude de Madalena. Mateus 26:8 “Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram: para que este desperdício?” Os discípulos reprovaram e desprezaram veementemente do que haviam acabado de presenciar.
QUANDO NOS ENTREGAMOS TOTALMENTE: Quando estamos servindo ao Senhor e vivendo a virtude da entrega total, Ele nos defende, Ele é o nosso escudo e nossa Fortaleza. Maria não precisou se defender de nenhum dos ataques que recebeu, o Senhor repreendeu a todos (Mc 14:6), e ainda honrou a atitude de Maria dizendo que onde for pregado o evangelho no mundo todo, seria também contado o que ela fez. (Mc 14: 9). Jesus fez uma afirmação linda em Marcos 14:8 “Ela fez o que pode”, Ele disse de Maria o que quer dizer de cada um de nós hoje, estamos fazendo tudo o que podemos para a pregação do evangelho? Estamos fazendo tudo o que podemos para Jesus?
CONCLUSÃO: Maria Madalena entendeu o que é se entregar totalmente para a graça de Deus, ela foi a última a sair dos pés da cruz (Jo 19:25), esteve com Jesus até o fim. Ela foi a primeira a ver Jesus após a ressurreição (Mc 16:9) e levar as boas novas da ressurreição de Cristo aos discípulos. Hoje, você tem a oportunidade de mais uma vez ter um encontro com Jesus, de ter a vida transformada pelo poder do Espírito Santo, de realmente viver as Virtudes do Reino Celestial, de se entregar e se envolver totalmente com o mesmo Jesus que transformou a vida de Maria Madalena, e de viver o evangelho da mesma forma em que ela viveu. Você aceita este convite?

Nenhum comentário:
Postar um comentário