sábado, 28 de maio de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: Deus é soberano sobre tudo e sobre todos!

Deus é soberano sobre tudo e sobre todos!
Texto Bíblico: Dn 3:24-25 e Mt 13:42

Se pudéssemos voltar à planície de Durá, em Babilônia, no dia da inauguração da estátua de ouro do rei Nabucodonosor, testemunharemos um dos acontecimentos mais fantásticos da bíblia. A história, conta que o rei exigiu que, ao ritmo da música, todos adorassem a imagem, mas três jovens hebreus se recusaram a fazê-lo. Como resultado foram jogados numa fornalha de fogo ardente, talvez a 1500 graus celsius. Contudo, não tiveram um único fio de cabelo queimado porque um personagem parecido “com um filho dos deuses” os protegeu. Isso levou o monarca a louvar o Deus do céu e a proclamar que “nenhum outro deus é capaz de livrar ninguém dessa maneira”. Mas, o que aprendemos com está história? Esta história surpreendente mostra que, ao decidir ser fiel a Deus, você poderá ser testado ao limite. Se você não se curvar às imagens dos reis do mundo, uma fornalha ardente poderá ser seu destino. No entanto, se você estiver disposto a ir para a fornalha por amor a Deus, Ele irá para o fogo com você! E, na presença de Deus, o fogo não queima, a água não submerge, a terra não soterra. O que o Espírito Santo diz a mim e a você, que em Babilônia, em Salto, em São Paulo, em Curitiba, no Rio de Janeiro, No Brasil, nos EUA, etc... as fornalhas são inevitáveis. E se fazermos uma analogia, o mundo em que vivemos é uma grande fornalha ardente. Então, é preciso aceitar essas provações como parte do processo de purificação do caráter cristão. Sem provações, o caráter pode ficar mais frágil. Amado, se você é fiel nas circunstâncias adversas, isso prova que você age por motivos puros, além de revelar quem você é e quem controla sua vida. Afinal, todos são provados, mas nem todos reagem do mesmo jeito. Portanto, as provações nos preparam para GLORIFICAR A DEUS. Precisamos entender que a Presença de Deus não é garantia absoluta de ausência de sofrimento e dor, mas dá outra dimensão aos problemas. O fogo, muitas vezes, revela a presença divina em uma dimensão nunca percebida. É na escuridão que a luz Divina brilha mais intensamente. Se encararmos a fornalha com resignação e confiança, descobriremos um Deus real que se revela por ações.
Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-nego são uma prova viva, que podemos viver a gloria de Deus neste mundo. Meu amado irmão, Deus é Soberano sobre tudo e sobre todos! Estes servos de Deus passaram pelo vale da sombra da morte, sem perder a fé. O que aprendemos com isto? Ser fiel a Deus não livrou aqueles jovens da fúria do rei nem de serem lançados na fornalha de fogo ardente. A fornalha estava tão quente, que só as chamas foram suficientes para matar os homens responsáveis por leva-los. Nabucodonosor ficou irado, mandou aquecer a fornalha sete vezes mais. Imagine a mente de Nabucodonosor, colocando toda sua confiança na força daquele fogo. E muitos reis, governantes deste mundo estão como Nabucodonosor, confiantes no fogo soberbos, arrogantes, achando que estão no poder e na direção do mundo. Porém eles não conhecem o Poder a Glória do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o nosso Deus, Vivo e Soberano sobre tudo e todos! O Deus de Israel! Sabe querido mesmo aquecendo a fornalha, eles não sofreram nenhum dano. O fogo não tinha algum poder sobre aqueles homens. O que parecia ser uma tragédia transformou-se em um grande testemunho de livramento. Se Deus quiser, Ele pode nos colocar no fogo, pra testar a nossa fé ou para que o Nome DELE seja glorificado, só temos que entender que Ele é SOBERANO! Deus permitiu a fabricação da estátua, permitiu que o rei acendesse o fogo, mas não permitiu que aquelas chamas atingisse os jovens servos, Ele os livrou dentro da fornalha. Não havia nenhum sinal de queimado nos cabelos, nas roupas ou no corpo, nem cheiro de fogo ou fumaça tinha passado sobre eles. O escritor de Hebreus, quando ele cita os heróis da fé, aquela galeria de grandes testemunhos ele diz: “apagaram a força do fogo...” Hb 11:34, pode ser uma referencia especial a Sadraque, Mesaque e Abede-nego, os três amigos de Daniel, eles foram parar na galeria dos heróis da fé. Você tem noção disto?
Quando não temos mais recursos, encontramos a salvação no quarto homem, a saber Jesus Cristo. Pode ser antes ou até dentro da fornalha. Diante das maiores aflições Deus está conosco. Quando estiver diante de provas, vales, dor, solidão, doença, luto, qualquer situação, não se esqueça de Jesus Cristo. Alguém disse que é melhor dentro da fornalha ao lado de Jesus Cristo, do que fora dela ao lado do rei Nabucodonosor...
O rei havia lançado três homens amarrados dentro do fogo, mas agora ele estava vendo quatro homens soltos, passeando, sem lesão alguma, e o quarto, na narrativa de Daniel, era “semelhante ao Filho dos deuses”. Eu creio que o próprio Filho de Deus se manifestou para trazer conforto, consolo e salvação para os seus servos fiéis. Depois de tudo isto, o rei Nabucodonosor reconheceu que Sadraque, Mesaque e Abede-nego eram servos do Deus Altíssimo. Ele testemunhou publicamente acerca do livramento e da confiança que eles tinham em Deus (Dn 3:28). O rei também fez um decreto penalizando quem dissesse alguma palavra contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-nego. Além, disso os promoveu a cargo maiores na província da Babilônia. Através da fé desses três jovens, Deus foi honrado e louvado em um reino totalmente pagão.
Conclusão: muitos cristãos se prostram diante da pressão do mundo, muitas vezes por coisas tão pequenas. Um namoro, um sentimento, um desejo, um pensamento, enfim... Os amigos de Daniel devem ser inspiração para nós, pois mesmo com suas vidas em perigo eles não abandonaram sua fé. Se mantiveram de pé e honraram a Deus. O Senhor não nos desampara... Isaias 43:2 “Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando pelos rios eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”. Se confiarmos em Deus e dependermos inteiramente de Seu grande Amor, Ele nos livrará e mostrará Suas Maravilhas. No Salmos 101:6 “Os meus olhos estarão sobre os fiéis da Terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse Me servirá”. E no Salmos 34:19 “Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor os livra”. amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário