sábado, 30 de julho de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: O direito de ser Filho de Deus

O DIREITO DE SER FILHO DE DEUS
Texto Bíblico: João 1:6-13
Introdução:
não existe civilização nenhuma, em toda a história humana, em que não se verifique alguma religiosidade, superstição, crença fervorosa ou algum ritual religioso. O ser humano nunca deixou de buscar uma maneira de se (re)ligar a Deus, como um filho ao seu Pai. O problema é que nem religião nem religiosidade tornam alguém filho ou filha de Deus. Se tornasse, Jesus não teria dito o que disse aos judeus, que em questão de piedade religiosa superaria a maioria dos seres humanos em todos os tempos: Jo 1:11-13 “Veio a seu próprio povo, e eles o rejeitaram. Mas, a todos que creram nele e o aceitaram, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram segundo a ordem natural, nem como resultado da paixão [do sangue] ou da vontade humana [nem da vontade da carne], mas nasceram de Deus”. Esses versículos são muito importantes, pois além de nos dizerem que (apesar de toda religiosidade) nem todos são filhos de Deus (vv. 11-12), eles nos revelam como alguém pode se tornar por direito um filho de Deus (v. 13). Tudo bem que Deus a todos criou, e nesse sentido todos somos suas criaturas (filhos criados, por assim dizer). Mas, por causa do pecado, simplesmente ter sido criado por Deus não torna alguém filho legítimo de Deus. Jesus disse assim: Jo 8:34-37 “Eu lhes digo a verdade: todo o que peca é escravo do pecado. 35O escravo não é membro permanente da família, mas o filho faz parte da família, para sempre. Portanto, se o Filho os libertar, vocês serão livres de fato. Sim, eu sei que vocês são descendentes de Abraão. E, no entanto, procuram me matar”. 42-45 “Se Deus fosse seu Pai, vocês me amariam, porque eu venho até vocês da parte de Deus. Não estou aqui por minha própria conta, mas ele me enviou. Por que vocês não entendem o que eu digo? É porque nem sequer conseguem me ouvir! Pois são filhos de seu pai, o diabo, e gostam de fazer as coisas perversas que ele deseja. Ele foi assassino desde o princípio. Sempre odiou a verdade, pois não há verdade alguma nele. Quando ele mente, age de acordo com seu caráter, pois é mentiroso e pai da mentira. Portanto, quando eu digo a verdade, é natural que não creiam em mim!”
Em outras palavras: religiosidade, ascendência religiosa, rituais e coisas do tipo (afinal, os judeus tinham tudo isso), não tornam alguém filho de Deus, apenas revela servidão ao diabo. O escravo não é membro da família. Os filhos, sim, livres que são da escravidão do pecado, da surdez e da cegueira religiosas, fazem parte da família de Deus para sempre. O que está em jogo, quando se fala em ser ou não ser filho de Deus, é a vida eterna. Então, eu pergunto: “Nem todos são filhos de Deus, você é?”. O apóstolo Paulo, aos Romanos, escreveu assim: Rm 8.15-17 “Pois vocês não receberam um espírito que os torne, de novo, escravos medrosos, mas sim o Espírito de Deus, que os adotou como seus próprios filhos. Agora nós o chamamos “Aba, Pai”, pois o seu Espírito confirma a nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos seus filhos, então somos seus herdeiros e, portanto, co-herdeiros com Cristo. Se de fato participamos de seu sofrimento, participaremos também de sua glória”. Quando alguém se torna filho de Deus, essa pessoa se torna herdeira de tudo o que Deus possui. Tudo o que pertence a Deus passa a ser dela por herança. Na ressurreição, tudo o que existe será dela por “direito” (Jo 1:12); e Deus cuidará dela para sempre e fará dela uma pessoa eterna e infinitamente feliz em sua presença (Sl 16:11). Por outro lado, se a pessoa não se torna filha de Deus, haverá apenas julgamento e condenação. Não haverá escravos no porvir, apenas filhos. Os escravos não são membros permanentes da família (Jo 8:35). Eles experimentarão o que Jesus chama de ressurreição “para serem julgados” (Jo 5:29), e será tarde demais para qualquer processo de adoção.
Então, voltemos para João 1:6-13 em busca de resposta para a pergunta mais importante da vida: “Como se tornar filho de Deus?”
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" (João 1:12).
Esta passagem explica claramente como tornar-se um Filho de Deus. Precisamos receber Jesus através da fé nEle.
O que precisamos acreditar sobre Jesus?
Primeiro, precisamos reconhecer que Jesus é o eterno Filho de Deus que se tornou homem. Nascido do poder do Espírito Santo, pela virgem Maria, Jesus não herdou a natureza pecaminosa de Adão. Então, Ele é chamado de segundo Adão (1 Co 15:22). Enquanto que a desobediência de Adão trouxe a maldição do pecado ao mundo, a vida perfeita de Cristo pode cobrir as nossas transgressões. Nossa resposta deve ser de nos arrepender (voltar-nos contra o pecado), confiando em Sua vida perfeita para nos purificar.
Segundo, precisamos ter fé em Jesus como Salvador. O plano de Deus foi de sacrificar o Seu Filho perfeito na cruz para pagar pela punição que merecemos pelo nosso pecado: a morte. A morte de Cristo liberta a todo aquele que O recebe da penalidade e do poder do pecado.
Finalmente, precisamos seguir a Jesus como Senhor. Depois de fazer de Cristo o Vitorioso sobre o pecado e a morte, Deus deu a Ele toda autoridade (Ef 1:20-23). Jesus guia todos que O recebem; Ele vai julgar a todos que O rejeitam (At 10:42). Porque a graça de Deus nos leva ao arrependimento e fé no Salvador e Senhor, somos nascidos de novo para uma nova vida como filhos de Deus. Apenas aqueles que recebem a Jesus – não apenas um conhecimento intelectual sobre Ele, mas realmente dependendo dEle de coração para a salvação, submetendo-se a Ele como Mestre, e amando a Ele como o tesouro supremo – tornam-se filhos de Deus.
Conclusão:
Filhos de Deus são os que recebem ou aceitam Jesus por quem ele é (Salvador substituto e Senhor soberano).
Filhos de Deus são os que creem no nome de Jesus, são aqueles que buscam amá-lo, fazem dele um tesouro, dedicam-se a conhecê-lo e obedecê-lo, e recorrem a ele para satisfazer a fome e a sede do coração vazio.
É impossível ser filho de Deus sem que se tenha fé em Jesus Cristo. No entanto, jamais teremos fé se Deus não nos fizer nascer de novo. Portanto, suplique: peça a Deus um novo coração, peça a Deus fé; e tendo fé, mesmo que tão pequenina quanto um grão de mostarda, deposite sua fé em Jesus.
Receba-o, aceite-o por quem ele é (Salvador substituto e Senhor soberano).
Creia nele. Tenha fé em Jesus.
Somente assim você terá o direito de ser filho de Deus. amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário