sábado, 6 de agosto de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: Igreja não é local de apenas conforto, é local de confronto!

Igreja não é local de apenas conforto, é local de confronto!
Texto Bíblico: 2 Timóteo 4:2

“Sempre frequentei igrejas cujas mensagens eram antropocêntricas: o homem estava no centro de tudo. E Deus era o mordomo que satisfazia a todas as nossas necessidades. Se fôssemos fiéis, receberíamos o favor divino. Cultura da prosperidade em que saíamos efusivos da igreja, mas no decorrer da semana essa euforia desvanecia. E voltávamos murchos na próxima semana, esperando a próxima dose de energia”. Não sei se este é o seu caso, provavelmente seja e você nem tenha percebido ainda. Mas, vamos refletir sobre este tema tão importante que irá revelar o propósito da igreja, congregação, ajuntamento de irmãos em Cristo, frequentar um local para Adorar a Deus em conjunto com outras pessoas.
Este relato acima demonstra que as pessoas estão aprendendo e sendo doutrinadas que a instituição igreja é local de conforto, ou seja, lugar de pedir e receber bênçãos e proteção divina. Porém o que a Bíblia, e vou mais longe ainda o próprio Jesus nos ensinou foi que a instituição igreja é local de confronto, onde ouvimos e vivemos a Palavra de Deus ao lado de outras pessoas e está palavra, está vivência nos faz confrontar o nosso pecado com a cruz de Cristo. Assim podemos tomar a mais importante das escolhas em nossas vidas. Aceitar o Senhor Jesus Cristo como nosso único Senhor e Salvador, renunciar as coisas mundanas e renovar a nossa mente através da Palavra de Deus e Seus ensinamentos e preceitos.
“O VERDADEIRO EVANGELHO traz CONFRONTO, e não apenas CONFORTO”.
Em todo o seu ministério, não vemos Jesus falando o que as pessoas queriam ouvir, mas sim o que o Pai queria que Ele dissesse. Muitas vezes, Ele dizia palavras duras, que muitos não conseguiam ouvir... "Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo."
Mas estamos acostumados com um EVANGELHO NUTELLA. Em que se ouvirmos algo que não gostamos, nos sentimos ofendidos e nos afastamos. O próprio Jesus enfrentou isto com os seus discípulos. Lembra? Em certa ocasião Jesus foi abandonado por muitos discípulos.
João 6:60-68 diz: “Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: "Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?" Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: "Isso os escandaliza? Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes? O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu disse são espírito e vida. Contudo, há alguns de vocês que não creem". Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair. E prosseguiu: "É por isso que eu disse a vocês que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai". Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir?" Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna”.
A Palavra só trará mudanças em nossa vida se nos cortar ao meio. Sim! Em Hebreus 4:12 está escrito: "Porquanto a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; capaz de penetrar até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é sensível para perceber os pensamentos e intenções do coração."
Não adianta querer viver uma Revolução Espiritual se queremos continuar bebendo na mamadeira. Paulo nos fala sobre isso em hebreus: "Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!". Deus quer que cresçamos em conhecimento e sabedoria. Ele nos chama a lugares mais altos, mas é preciso um salto de fé. Que os nossos ouvidos estejam abertos, e possamos nos tornar aquilo que Deus quer.
Conclusão: “… corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”. II Tm 4:2
Paulo como discipulador. I Tes 2:5 “A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha”. Nunca usou linguagem de bajulação, ou seja, conversa mole, deixar de dizer a verdade em amor.
Nunca deixe de confrontar ou corrigir em amor um discípulo... Só confronta quem ama!
Quero terminar está ministração com dois provérbios:
• Pv 9:8 “Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende O sábio, e ele te amará”.
• Pv 28:23 “O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua”.
amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário