sábado, 3 de setembro de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: Caminhar em vitória!

Caminhar em vitória!
Texto Bíblico: I Co 15:57,58
Introdução:
Em Filipenses 3:13-15, diz “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará”.
Este texto ensina-nos a caminhar em vitória. Vejamos o que precisamos fazer para caminhar em vitória? devemos esquecer o passado de derrotas. “Uma coisa eu faço: esquecer o que ficou para trás ...” (Fp 3:13); devemos seguir em frente. “Esforçando-me para o que está à frente, prossigo em direção à meta de ganhar o prêmio pelo qual Deus me chamou para o céu em Cristo Jesus”. (Fp 3: 13-14); devemos abrir mão de comparações. “Todos nós que somos maduros devemos ter essa visão das coisas. E se em algum ponto você pensar diferente, isso também Deus vai deixar claro para você.” (Fp 3:15); e devemos nos concentrar-nos no prêmio. “Prossigo para alcançar aquilo para que Cristo Jesus se apoderou de mim.” (Fp 3:12).
Você sabia? Que fomos chamados para caminha em vitória (I Co 15:57,58).
A chamada de Deus para os Seus filhos é para caminhar em vitória. Isso não significa caminhar sem lutas. Mas, significa que diante das adversidades o Senhor irá à nossa frente e nos concederá a vitória contra o inimigo das nossas almas. Quando entramos no reduto do inimigo sem o consentimento de Deus, nos envolvemos em armadilhas. Por isso temos que treinar a fé e vigiar o tempo todo, porque o diabo sempre está procurando uma chance para nos atingir e nos flechar e, dessa forma, impedir-nos de caminhar em vitória. É impressionante como em determinadas situações, em que o servo de Deus deve seguir os comandos de Deus para obter a vitória, no momento em que se faz mais necessário vigiar, o diabo vem e flecha a alma de alguns com sentimentos contrários aos ensinamentos do Messias. Os que trilham por eles caem em derrota.
Alguns sentimentos que nos faz sair do caminho da vitória:
Desânimo - A falta de ânimo diante das dificuldades tem freado muitas pessoas e feito com que pensem que não conseguirão ir até o fim. Mas isso não é verdade. O ânimo do filho de Deus vem do Senhor. É Ele quem dá o escape para todas as situações.
Incredulidade - Incredulidade é falta de fé, é desconfiar do poder de Deus, pensar que Ele não está à frente da batalha. A incredulidade é uma rota muito perigosa na vida de qualquer pessoa, pois sem fé é impossível agradar a Deus.
Presunção - A pessoa presunçosa é orgulhosa, pensa que sabe tudo, por isso nunca se abre para aprender. Essa é uma característica de algumas pessoas. A Bíblia diz que o orgulho foi um sentimento que permeou o coração de Lúcifer e o fez ser expulso do céu.
Empáfia - A empáfia é um sentimento de altivez, é não conseguir se humilhar na hora em que se deve, por se sentir superior.
Indiferença – A pessoa indiferente é desinteressada pelos problemas e dificuldades que os outros enfrentam. É agir com desdém, desprezo e insensibilidade. É olhar para as pessoas como se fossem menores quando na verdade não são.
Muito cuidado. Você precisa vigiar. A Bíblia diz que quando se está em pé é necessário vigiar para não cair (I Co 10:12). O alvo mais visado pelo diabo é o cristão. Por isso, vigiar e orar é imprescindível para o cristão. É também de suma importância que o cristão zele pela comunicação entre os irmãos em Cristo, pois Satanás sabe a importância da comunicação e cuida para que ela chegue ao receptor de maneira errada. A comunicação com palavra ungida, palavra de vida é necessária para a conquista de todas as áreas. Cuidado com o que você fala, esteja atento ao que fala e ao que ouve. Deus nos chamou para flechar o diabo e não para sermos flechados ou flechar outros. Portanto, mantenha-se atento às armas que lhe darão a vitória:
Precisamos ser vigilantes - Jesus foi muito claro em relação à vigilância. Ele disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação.” (Mt 26:41). Devemos estar atentos, vigilantes dia e noite, para não cairmos nas ciladas do inimigo. A palavra cilada significa escândalo que, no original grego, quer dizer buraco com flechas pontiagudas, onde a pessoa desatenta cai e, se não morre, fica ferida. É como se fossem as minas de guerra, onde a vítima pisa e tem que ficar parada porque, se tirar o pé, a mina explode e a pessoa morre, caso não haja quem a socorra.
Precisamos estar sob cobertura - Precisamos de um escudo e de um Escudeiro, Jesus, para tomar nossa causa. Devemos trazer no nosso espírito a consciência profunda de que somos servos e estamos debaixo da liderança de Cristo Jesus. E, se não queremos ser flechados, precisamos estar protegidos, debaixo de segurança através de uma cobertura. Seja um cristão obediente e submisso e assim você terá uma vida de vitória.
Precisamos ter fé - O Senhor disse: “Sobretudo tome o escudo da fé, com o qual você poderá apagar os dardos (as flechadas) do inimigo.” (Ef 6:16). É pela fé que o cristão vence o inimigo e obtém a vitória. O cristão precisa ter um coração cheio de fé para ensinar outras pessoas a caminharem pela fé, pois eles precisam saber que sem fé é impossível agradar a Deus e o estilo de vida deles deve estar respaldado nessa verdade.
Precisamos ser santo - Deus quer que cada um de Seus filhos seja um exemplo de santidade. Dessa forma, todos conhecerão o nome do Senhor Deus, o Todo-Poderoso. Seja exatamente o que o Pai quer que você seja: SANTO. Seja um exemplo para os fiéis e para aqueles que precisam ter um encontro genuíno com Jesus. Esteja vigilante em relação à sua vida e em relação ao inimigo. Lembre-se de que a melhor arma contra os dardos de Satanás é viver em santidade. Deus o levanta como Josias para restaurar a Sua Casa. Quando Ele quer entregar algo na mão de alguém, só procura um coração disposto, sem interessar a idade, raça, sexo... Da criança ao mais idoso. Se houver um coração aberto, Ele cumpre o propósito.
Conclusão: Jesus falou que “Ele é o Caminho” (Jo 14:6). Por isso no primeiro século da Igreja, Caminho era sinônimo de Igreja. Pedro escreveu que Jesus deixou um caminho marcado para nós (I Pe 2.21). Perdida é a pessoa que não sabe por que caminho deve andar. Para ter paz e desfrutar da vitória de Jesus é preciso deixar-se conduzir por Ele. Este Caminho de Vitórias, por vezes, tem vales de provações. Porém, como nos ensina o Salmo 23, o Pastor das nossas vidas garante nossa proteção por todo o percurso, inclusive nos vales. Afinal, nosso Deus é o Deus dos montes e dos vales!

Nenhum comentário:

Postar um comentário