sábado, 10 de setembro de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: Como ter uma vida feliz?

Como ter uma vida feliz?

Veja o que a Bíblia ensina para que você tenha uma vida feliz...
Todo ser humano deseja ser feliz e, de alguma forma, ter plena satisfação na vida. A alegria é alvo da busca constante dos bilhões de habitantes que povoam a terra, porém, muitos se perdem nessa empreitada, pois recorrem a fontes erradas para obter plenitude. Não é raro ver pessoas que se enveredaram pelo caminho dos vícios, da compulsão, das dívidas e da criminalidade pensando que nessas águas amargas encontrarão algo bom. Enganam-se! A felicidade não depende de uma fórmula mágica: ela é resultado de uma séria de atitudes tomadas no dia a dia que resultam em paz e genuíno sucesso — sucesso que independe de títulos ou posses, mas que é desfrutado por alguém que tem o coração sereno e uma consciência tranquila, que tem convicção de que está fazendo o que deveria ser feito. A Bíblia, a Palavra de Deus, está repleta de princípios para quem deseja viver bem e ter verdadeira felicidade. Tome nota de alguns trechos das Escrituras e comece hoje mesmo a dar passos seguros que resultarão, de fato, em felicidade em sua caminhada.
Olha o que diz em Lucas capítulo 11:27-28 ... “E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam”. Na versão de hoje: “Mas Jesus respondeu: — Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela”.
Agora em cima do que Jesus respondeu para está mulher vamos aprender alguns princípios bíblicos e oro para que você seja movido pelo Espirito Santo a pratica-los.
Evite todo tipo de mal e falsidade: “Quem deseja ter uma vida longa e próspera? Refreie a língua de falar maldades e os lábios de dizerem mentiras. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz e esforce-se para mantê-la” (Sl 34:12-14)
Lide com a ansiedade adequadamente: “Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus” (Fp 4:6-7).
Deixe o passado para trás e avance para o futuro com confiança: “[…] concentro todos os meus esforços nisto: esquecendo-me do passado e olhando para o que está adiante, prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus” (Fp 3:13-14).
Não guarde rancor. Perdoe: “Livrem-se de toda amargura, raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade. Em vez disso, sejam bondosos e tenham compaixão uns dos outros, perdoando-se como Deus os perdoou em Cristo” (Ef 4:31-32).
Administre seus recursos com inteligência. Planeje antes de agir: “Quem começa a construir uma torre sem antes calcular o custo e ver se possui dinheiro suficiente para terminá-la? Pois, se completar apenas os alicerces e ficar sem dinheiro, todos rirão dele, dizendo: ‘Esse aí começou a construir, mas não conseguiu terminar!’” (Lc 14:28-30).
Faça o bem: “Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz e esforce-se para mantê-la” (1Pe 3:11).
Entenda que a sabedoria é algo valioso: “Tanto sabedoria como dinheiro dão proteção, mas somente a sabedoria preserva a vida” (Ec 7:12).
Busque o reino de Deus em primeiro lugar: “ […] não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’. Essas coisas ocupam o pensamento dos pagãos, mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam. Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias inquietações. Bastam para hoje os problemas deste dia” (Mt 6:31-34).
Viva em comunhão com o Pai Celestial: “O Senhor protege todos que o amam […]” (Sl 145:20).
Irmãos coloque esses princípios em prática e colha bons resultados em seu dia a dia. Lembre-se de que Deus está com você na jornada e que ele pode lhe dar vida abundante. Confie no Criador e faça a sua parte, assim você estará no caminho certo para a verdadeira felicidade.
Conclusão: Todos procuramos a felicidade, mas onde a podemos encontrar? Será que a felicidade vem de uma boa carreira, muito dinheiro, fama, romance e comida? Todas essas coisas podem ser boas, mas não garantem felicidade. A Bíblia mostra como ser realmente feliz. Estes princípios que vemos são preciosos e farão toda a diferença em nossas vidas, se os praticarmos... se apenas ouvimos e não praticar não fará efeito algum continuaremos na mesmice... Portanto, Tiago nos exorta... “E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.

Meu irmão e minha irmã agora é contigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário